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Pessoas | RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Recrutamento inadequado acaba em prejuízo

Saiba como elaborar um planejamento de recursos humanos visando contratações mais acertadas.

· 06/12/2013 · Atualizado em 01/09/2015
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Para evitar a alta rotatividade entre os funcionários, as empresas devem avaliar o perfil dos candidatos de acordo com as necessidades de cada função

Recrutar é o processo de identificar e atrair pessoas por meio de divulgação e pesquisas. É a procura por candidatos que estão disponíveis dentro e fora da empresa (no mercado de trabalho), com potencialidade para preencher um cargo vago.

Para começar o recrutamento, é importante que o empresário tenha em mãos a descrição do cargo. Isso facilitará a análise da busca pelos melhores candidatos e na definição de como deverá ser o processo de recrutamento.

Essa descrição do cargo nada mais é do que a relação das atividades que o candidato irá executar dentro da empresa; quanto ele vai custar e qual o perfil (características do candidato) que se adapta melhor às funções exigidas. A descrição bem objetiva ajuda o gestor a localizar esta pessoa no mercado.

Exemplos de características desejadas em um candidato para determinadas funções:

  • A experiência necessária;
  • a formação escolar e profissional desejável;
  • idade;
  • estrutura familiar;
  • vida social.

Ao recrutar, a empresa pode recorrer ao seu quadro de colaboradores, verificando, por meio de uma análise, se existem candidatos internos com potencial para suprir a vaga existente. Esse é o método de recrutamento interno.

O método de recrutamento externo é aquele que recorre ao mercado de trabalho, local – presente na própria comunidade onde a empresa atua ou conforme as exigências do cargo – regional, nacional ou até internacional.

A empresa pode recorrer também ao método de recrutamento misto, ou seja, utilizar os  meios interno e externo ao mesmo tempo para o preenchimento das vagas existentes. É possível manter permanentemente aberta a possibilidade de receber currículos de candidatos a emprego na empresa e sempre avaliar e conferir os melhores candidatos.

Você deve escolher um meio que seja eficiente para a sua empresa. O importante é saber que o recrutamento deficiente ou inadequado traz prejuízos para a empresa, como alto índice de turnover (saída e entrada de pessoal); aumento dos custos de recrutamento e treinamento; ambiente de trabalho desmotivador e equipe insatisfeita.

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