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Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO

Ser encontrado facilmente no Google pode ajudar seu negócio a conquistar cada vez mais clientes. Veja como fazer isso!

Ser encontrado nos mecanismos de busca é essencial para um e-commerce bem sucedido. Por isso, investir em técnicas de otimização para essas ferramentas, chamadas de Search Engine Optimization (SEO) pode ajudar seu negócio a se destacar da concorrência.

Hoje em dia, buscar algo no Google se tornou um hábito tão comum que nem pensamos mais sobre isso.

No caso de marcas online de maquiagem e cuidados com a pele, um relatório da agência norte-americana PM Digital mostrou que cerca de 40% do tráfego nos sites dessa área têm como origem as ferramentas de busca da internet. E esses dados são de 2014! Hoje em dia, buscar algo no Google se tornou um hábito tão comum que nem pensamos mais sobre isso.

Confira a seguir mais informações e dicas de como o empresário com e-commerce pode garantir mais vendas, fidelizar e atrair novos clientes por meio do SEO.

O que é SEO?

O SEO consiste em um conjunto de técnicas que têm como objetivo melhorar o posicionamento do seu site (e cada uma das páginas existentes dentro dele) nos mecanismos de busca, como o Google, Bing e outros. Assim, quando o usuário digita uma palavra-chave no Google, por exemplo, o objetivo do SEO é fazer com que as páginas do site que têm conteúdos relacionados àquela palavra-chave apareçam entre os primeiros resultados.

Qual é a importância disso?

Pense em quantas páginas do Google você costuma visualizar antes de escolher em qual link clicar. Provavelmente, você vai só até o fim da primeira página ou ainda menos, certo?

Em uma busca rápida usando a palavra-chave “maquiagem”, por exemplo, o Google oferece como resposta nada menos do que aproximadamente 95 milhões de resultados, divididos em milhares de páginas. Daí a importância de o seu negócio aparecer logo no início.

Se não for possível estar na primeira página, já que nem sempre é fácil concorrer com os grandes players, você precisa estar no máximo na terceira ou quarta página. Além disso, você pode investir em palavras-chave mais específicas, mas que ainda tem um volume de buscas grande. Assim, continua alcançando seu público sem ficar ofuscado pelos grandes concorrentes. 

Na imagem acima, veja que os primeiros três resultados na coluna principal são anúncios. Isso significa que as empresas pagaram para aparecerem em destaque por um período de tempo quando o usuário fizer a busca por “maquiagem” no Google. Já a coluna da direita (mais estreita) é totalmente dedicada aos anúncios.

O primeiro resultado da busca orgânica, aquela que não é paga, é o da seção de maquiagem dentro do site da Sephora. Como ela conseguiu isso? Claro que a grande popularidade da loja conta, mas um grande esforço de SEO no site da empresa também contribui fortemente.

Você pode perceber na imagem abaixo a preocupação em melhorar o posicionamento do site. Isso porque a loja usa várias estratégias de SEO no seu portal.

Como otimizar o seu e-commerce

Uma das principais vantagens das estratégias de SEO é que você não precisa de uma agência especializada para começar a implementar mudanças. Muitas ações podem ser feitas pelo próprio empreendedor ou pela pessoa responsável pelo site da empresa.

Palavras-chave

Um dos primeiros passos para otimizar o SEO do seu site é selecionar as melhores palavras-chave para o seu negócio. Para isso, você procurará pensar em como o usuário chama ou “busca” determinado produto ou serviço.

Descrição dos itens

Para otimizar as buscas pelo seu produto, invista em uma descrição detalhada dos itens, usando as palavras-chave escolhidas. Evite utilizar a descrição padrão dos fornecedores. Se você fizer isso, corre o risco do cliente ir parar no site do fabricante e não para o seu! Por isso, defina um padrão e dedique-se a isso.

Carregamento da página e outras estratégias

Investir em SEO geralmente está dentro de toda uma estratégia maior de marketing digital. Otimizar seu site, para que o tempo de carregamento dele seja rápido, por exemplo, ajuda os mecanismos de busca a colocá-lo no topo das pesquisas. Assim como apostar em e-mail marketing aumenta o tráfego.

Por isso, busque alinhar seus esforços para que uma ferramenta contribua com a outra, seja o e-mail, as mídias sociais ou outros canais de marketing.

Dicas extras

Além disso, há outros pontos que precisam ser observados na hora de otimizar seu site. Confira no infográfico abaixo e melhore sua presença digital!

  • Título da página: use sempre o nome do produto no título.
  • URL: tenha o nome do produto no endereço da página.
  • Breadcrumbs: utilize sempre aquela linha geralmente no início da página que indica o caminho por onde o usuário navegou no seu site para chegar até determinada página (por exemplo: maquiagem > face > base).
  • Meta description: preencha sempre essa descrição do produto. Esse é o texto que aparece no resultado do Google.
  • Descrição do produto: utilize as palavras-chave destacadas em negrito (o Google entende que o que está em negrito/destacado tem maior relevância).
  • Clientela: insira espaço para opinião e avaliação dos clientes.

Saiba mais sobre a gestão de lojas virtuais na página sobre e-commerce do Sebrae.

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