SUSTENTABILIDADE

Setor automotivo: como ter um negócio mais sustentável

Dicas que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, ainda geram competitividade para o seu empreendimento.

Felizmente, a sustentabilidade não é um conceito passageiro - todos já sabemos. Ela é um fator de competitividade no mercado. E, se veio para ficar, como podemos adequar a nossa rotina de produção à serviço do meio ambiente? Os negócios estão preparados para lidar com o assunto? De que forma estimular empreendedores a pensar em ações para o uso consciente dos recursos do planeta?

Um dos desafios do setor é encontrar soluções para minimizar efeitos dos gases produzidos pelos automóveis. 

Neste conteúdo, falaremos sobre como ser mais sustentável no setor automotivo. Os veículos são fortes emissores de gases poluentes na atmosfera. Então, é ainda mais essencial encontrar soluções para minimizar os seus efeitos.

Sustentabilidade no setor automotivo

Para se ter uma ideia, um veículo pequeno gera, em média, durante seu primeiro ano de vida:


Destinação correta

E grande parte dos resíduos gerados nas concessionárias não possui destinação final adequada. Em geral, as empresas se preocupam com a questão ambiental, mas não sabem que destino dar a esses resíduos. A destinação inadequada dos resíduos gera diversos problemas, como: esgotamento de aterros sanitários, obstrução de elementos do sistema de drenagem urbana e contaminação de águas subterrâneas, entre outros.

4 dicas para tornar o setor automotivo mais sustentável

1. Tenha uma Licença Ambiental atualizada e uma política ambiental declarada.

2. Separe corretamente seus resíduos poluentes.

3. Disponha adequadamente seus resíduos, inclusive com caixas separadoras de sólidos, água e óleo dos setores de lava peças, lava jato e piso da oficina mecânica, além de exaustor e filtro na câmara de pintura.

4. Treine seus colaboradores para separar, adequadamente, os resíduos sólidos, diminuir a utilização dos recursos naturais, reusar e ou reciclar os materiais e recursos.

São dicas simples e fáceis de serem colocadas em prática, mas que podem trazer um resultado sustentável útil ao planeta e competitividade para o seu negócio.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: