ESTRATÉGIA DE VENDA

Taxa de conversão: entenda como transformar usuários em clientes

Saiba como otimizações no seu site e na sua estratégia de marketing podem melhorar os números do seu e-commerce.

Como transformar visitas na loja virtual em vendas? Por que a maior parte dos usuários deixa o site sem comprar nada? Como reduzir o abandono dos carrinhos com produtos já selecionados? Todas essas perguntas povoam a mente de empreendedores que atuam com e-commerce. Afinal, aumentar a taxa de conversão é um desafio para grande parte dos gestores da área.

De acordo com pesquisa da Experian Hitwise, a taxa de conversão brasileira média é baixíssima: apenas 1,65% de quem entra nos sites acaba comprando algo. 

De acordo com pesquisa da Experian Hitwise, a taxa de conversão brasileira média é baixíssima: apenas 1,65% de quem entra nos sites acaba comprando algo. Porém, fique tranquilo! Existe uma série de medidas e cuidados que podem ajudar - e muito - a melhorar esse índice na sua loja. Confira:

3 estratégias para melhorar a taxa de conversão

1. Conheça seu público
O primeiro passo para aumentar as vendas é conhecer bem o perfil do consumidor que navega no seu site. Para isso, é fundamental utilizar ferramentas como o Google Analytics. Com ele, é possível saber, por exemplo, de onde os usuários vêm, quanto tempo eles navegam, quais são os conteúdos mais buscados e a taxa de abandono das páginas. Com essas informações em mãos, você adequará o site de modo que ele atenda às necessidades do usuário e colocará em destaque os produtos que fazem mais sucesso na sua loja.

Outra forma de conhecer os usuários da sua loja é dialogar diretamente com eles. Isso pode ser feito por meio de formulários no próprio site ou encaminhados por e-mail. Hoje em dia, existem diferentes ferramentas gratuitas, como o Google Form ou o SurveyMonkey, que auxiliam nessa tarefa. O mais importante, porém, é que a abordagem seja simpática e objetiva. Nada de enviar vários spams por dia para a caixa das pessoas cadastradas no site!

2. Aposte em e-mail marketing
Sim, o tão contraditório e-mail marketing é uma ferramenta que, se bem utilizada, pode ser convertida em vendas. Um fator importante que interfere diretamente nos resultados é ter uma lista qualificada de e-mails. Pouco adianta comprar uma lista enorme de e-mails de pessoas que não têm qualquer relacionamento com o seu negócio.

Para que ações na internet gerem resultados positivos, é preciso provocar engajamento dos usuários e isso não acontece com quem não tem qualquer interesse pelo objeto em questão. Sendo assim, o ideal é trabalhar com os usuários já cadastrados no seu site, por mais tentador que seja comprar uma dessas listas com centenas de milhares de e-mails disponíveis por aí.

Por fim, vale lembrar que apenas 25% das pessoas que recebem o e-mail irão abri-lo, em média. E, desse total, apenas 2% vão comprar seus produtos. Por isso, antes de investir nessa solução, leve esses números em consideração e realize um planejamento eficaz.

3. Mantenha seu site sempre atualizado
Outro fator para garantir uma boa taxa de conversão é investir na manutenção técnica do seu site. Afinal, como você quer que o usuário conclua uma compra que dá erro após cada clique?

Para evitar esse tipo de situação, é importante verificar se o e-commerce está compatível com todos os tipos de browsers e sistemas operacionais disponíveis no mercado. Além disso, lembre-se que cada vez mais os smartphones têm sido utilizados em substituição aos computadores. O seu site oferece uma versão mobile amigável? Preste atenção em tudo isso e, se possível, conte com uma equipe de TI para corrigir problemas.

Dicas extras

Além das dicas que listamos, existem ainda várias outras soluções simples que podem ser levadas em consideração para aumentar a taxa de conversão:

Criar o recurso de wish list (lista de desejos), permitindo que o usuário deixe memorizados os produtos que o interessam e não precise navegar por todo o site novamente quando quiser adquirir algum deles;

Oferecer páginas criativas, com layout atraente, boas fotos e descrição detalhada dos produtos;

Na sacola de compras, disponibilizar de forma clara todos as informações necessárias para a conclusão da compra;

Oferecer uma boa assistência pós-venda.

 De modo geral, podemos dizer que não existe uma receita pronta para o sucesso do seu comércio eletrônico. Mas, com as dicas que listamos aqui, você deve ter percebido que dois elementos são chave no crescimento das vendas: o seu site e o conteúdo dele.

Por isso, invista na qualidade desses dois itens para aumentar a taxa de conversão. Com certeza essas otimizações vão trazer resultados rápidos e muito eficazes.

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