this is an h1

this is an h2

Tue Sep 20 02:47:27 BRT 2022
Planejamento | AÇÃO SUSTENTÁVEL
Ter responsabilidade ambiental exige nova postura social

Empresas socialmente responsáveis atendem às expectativas da sociedade.

· 06/12/2013 · Atualizado em 20/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Ter responsabilidade ambiental é adotar uma nova postura diante das necessidades dos clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores e sociedade. É uma postura que deve ser planejada e adotada de forma permanente.

Empreendedorismo sustentável é o conceito usado para definir os negócios que se preocupam com fatores ambientais e sociais. 

Grandes empresas conhecidas já adotaram o empreendedorismo sustentável. É de extrema importância que os pequenos negócios, assim como o seu, abracem práticas verdes. Afinal, todos estamos inseridos no mesmo planeta. 

Trabalhe com transparência

Ser socialmente responsável é atender às expectativas que a sociedade tem em relação a sua empresa, com transparência, mantendo a coerência entre o discurso e a prática.

Diretrizes estratégicas: visão, missão e valores

Para estabelecer com clareza os caminhos para a prática da responsabilidade social de sua empresa, seu planejamento estratégico  deve conter sua declaração de visão, missão e valores, pois é muito importante.

Se não escreveu ainda, faça isso agora. Se já tem uma, trabalhe para que as tarefas diárias dos colaboradores estejam sempre em sintonia com a declaração.

Analise e veja se os seguintes pontos se ajustam à sua visão e contribuem para o alcance da missão da empresa:

  • Descrições de trabalho;
  • Práticas de contratação;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Programas de capacitação.

Se não forem compatíveis, pense nas mudanças que precisam ser feitas.

Ética

Uma declaração de valores éticos pode ajudar sua empresa a desenvolver relações sólidas com fornecedores, clientes e outros parceiros.

Use a lista de valores como apoio para solucionar conflitos entre colaboradores, com clientes, com fornecedores ou com outros parceiros. Assegure-se de que as soluções que você resolver implantar estão de acordo com os valores que você defende.

Eduque os colaboradores sobre ética. Faça com que a ética seja levada em consideração nas avaliações de desempenho.

Valorize seus colaboradores

Valorizar seus colaboradores é, na verdade, valorizar a própria empresa.

Não basta, no entanto, respeitar os direitos trabalhistas. As empresas socialmente responsáveis fazem mais do que isso.

Tenha um contato mais direto com as pessoas que fazem sua empresa.

Ouvi-las, entendê-las na medida do possível e incentivar a iniciativa e a participação de cada uma delas vai acelerar o processo de transformação da sua empresa como socialmente responsável.

Proteja clientes e consumidores

Na hora de tratar com consumidores e clientes, é essencial ter atitudes socialmente responsáveis:

  • Desenvolva produtos e serviços confiáveis, seguros e de boa qualidade;
  • Forneça instruções de uso do produto e informe sobre os riscos potenciais;
  • Elimine danos à saúde dos usuários.

Atenção: a qualidade não deve se restringir ao processo de venda, mas em toda a rotina de trabalho.

Promova ações que melhorem: 

  • A credibilidade;
  • A eficiência;
  • A segurança dos produtos e serviços.

Para isso, é preciso observar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as determinações da Vigilância Sanitária e o Código de Defesa do Consumidor.

É importante assegurar que os produtos de sua empresa não sejam prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Essa preocupação tem que se estender por toda a vida do produto – desde a produção, passando pelo uso até a hora de descartar.

Faça mais do que a lei determina, assegurando, com a documentação correta, informações que devem constar nos produtos de sua empresa com relação à segurança, ao desempenho e à eficácia.

Os valores que sua empresa adota têm que ser levados em consideração, inclusive, na hora de produzir os anúncios que vão divulgar o produto ou serviço.

Promova sua comunidade 

Na relação com a comunidade vizinha a sua empresa, você tem uma excelente chance de praticar os valores que adota.

Para praticar efetivamente a parceria com a comunidade do entorno da sua empresa, você pode, por exemplo:

  • Contratar serviços oferecidos por organizações comunitárias ou fornecedores locais;
  • Recrutar colaboradores em comunidades carentes;
  • Instalar-se em comunidades pobres;
  • Conscientizar e mobilizar seus colaboradores para que se envolvam no apoio aos projetos da comunidade do entorno, procurando reconhecer aqueles que se envolvem e contribuem efetivamente;
  • Fazer doações de seus produtos ou serviços. Se algum colaborador, por exemplo, tiver a habilidade de realizar algum trabalho necessário à comunidade, considere a possibilidade de “emprestá-lo”;
  • Oferecer apoio às escolas locais.

Sociedade e governo

A gestão de uma empresa socialmente responsável inclui, necessariamente, relacionamento ético com o poder público e cumprimento das leis. Nesse caso, ser ético significa:

  • Pagar regularmente os tributos;
  • Adequar os interesses da empresa aos da sociedade;
  • Ser comprometido com o combate à corrupção;
  • Contribuir para projetos e ações governamentais que tenham por objetivo aperfeiçoar políticas públicas de ação social.

Resumindo... a empresa deve contribuir decisivamente para desenvolver sua região e o país.

Mas, como a empresa pode fazer isso? 

Para o público que se relaciona com você:

  • Deixe claro qual é a sua posição política e suas justificativas, seja em período de campanha ou não.
  • Atue com o sindicato patronal e outras organizações empresariais na defesa de políticas e ações econômicas que sejam de interesse do seu setor e do país.

Importante: garanta a liberdade de escolha e incentive o voto consciente.

Na relação com autoridades, como agentes e fiscais do poder público:

  • Evite situações que envolvam ações de favorecimento ou práticas ilegais.
  • Faça da honestidade um valor explícito em todas as suas relações comerciais.

Lembre-se: pequenos desvios do dia a dia podem formar uma cultura capaz de comprometer o futuro do seu negócio.

Saiba mais

Responsabilidade social empresarial

eBook: Responsabilidade Social Empresarial

Empreendedorismo sustentável

 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?