INOVAÇÃO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO

Uma breve definição sobre o comércio online

Transações pela rede visam prioritariamente cortar gastos. Mas é preciso sempre manter a segurança, a qualidade dos produtos e processos e a inovação.

Baseadas em dois conceitos básicos – o B2B (business to business) e o B2C (business to consumer) - as transações pela rede visam, antes de tudo, cortar gastos. A redução dos custos administrativos de fornecedores e supermercadistas podem chegar a percentuais consideráveis, que permitirão um melhor planejamento financeiro do empreendimento.

Para que a empresa seja realmente competitiva, ela precisa estar em dia com as inovações tecnológicas básicas de produtos e processos. Além de reduzir os custos, a introdução de novas tecnologias na empresa gera ganhos em qualidade e produtividade.

Conceitos básicos de comércio eletrônico (E-commerce)

  • E-business versus e-commerce

O e-business pode ser definido como uma estratégia de inserção da empresa na internet, visando automatizar suas atividades em diversas áreas, como as comunicações internas e externas, a transmissão de dados, os controles internos, o treinamento de pessoal, os contatos com fornecedores e clientes, entre outras possibilidades.

Já o e-commerce ou comércio eletrônico é parte integrante do e-business. É a atividade mercantil que, em última análise, vai fazer a conexão eletrônica entre a empresa e o cliente para a venda de produtos ou serviços, seguindo a estratégia estabelecida pelo e-business.

Conceituando B2B, B2C, B2G e C2G

  • Business to Business - B2B - (empresa-empresa): é o nome que se dá a transações comerciais entre empresas. Muitas empresas utilizam este tipo de e-commerce para se relacionar com seus fornecedores, fazendo pedidos, recebendo e pagando faturas, trocando dados, captando novos parceiros etc.
  • Business to Consumer- B2C - (empresa - consumidor): nesta categoria, a empresa vende diretamente ao consumidor. Um determinado consumidor entra no site da empresa em busca de um produto; busca informações referentes a este produto: manual técnico, funcionamento, preço, prazo de entrega, assistência técnica etc.; realiza a compra e processa o pagamento via depósito em conta corrente, boleto bancário, cartão de crédito ou internet banking.
  • Business to Goverment- B2G - (empresa - governo): abrange todas as transações entre as empresas e organizações governamentais. Alguns governos estaduais já começaram a implantar a nota fiscal eletrônica, que além de reduzir a emissão de documentos em papel têm permitido aumentar o nível de arrecadação fiscal.
  • Consumer to Goverment- C2G - (consumidor - governo): com o crescimento das categorias empresa-consumidor e empresa-governo, os governos podem estender suas interações eletrônicas com o consumidor, como é o caso do Imposto de Renda, que pode ser declarado pela internet.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: