CLIMA ORGANIZACIONAL

A importância do bom clima organizacional na empresa

Instrumento visa conscientizar o empresário da necessidade de se manter um clima organizacional positivo na organização.

Você costuma fazer levantamentos internos na sua empresa? Itens como satisfação, motivação, relacionamento hierárquico, relacionamento entre funcionários, etc., são essenciais para um empreendimento saudável e próspero.

Uma organização empresarial se faz, fundamentalmente, de pessoas que nela trabalham. Como seres humanos, seus funcionários estão sujeitas às mais diversas influências do ambiente e a variadas maneiras de reagir emocionalmente a estas influências.

O conjunto dos vários sentimentos vividos pelos colaboradores e suas consequências no ambiente de trabalho, compõe o que denominamos clima organizacional.

Um caminho de crescimento sustentado

É a partir da conquista de um clima organizacional positivo, que uma empresa estabelece a base fundamental para empreender um caminho de crescimento sustentado, que possa habilitá-la a enfrentar os desafios que se colocam no dia a dia empresarial.

O clima dentro da empresa já existe, não sendo algo que possa, portanto, ser criado. A preocupação deve ser com sua identificação. Cabe lembrar, contudo, que não se trata de uma tarefa fácil. O instrumento gerencial abaixo auxilia o empresário a identificar o clima organizacional. 

Acesse aqui o Instrumento de Apoio Gerencial nº 114 (em PDF).

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: