PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Como elaborar um plano de marketing

Essa ferramenta de gestão ajuda empreendedores a criar um planejamento estratégico de atuação no mercado.

O manual “Como elaborar um plano de marketing” foi criado para quem pensa em abrir um negócio ou já é dono de um empreendimento.

O objetivo do guia é orientar gestores e potenciais empresários a planejar ações de como atuar no mercado, possibilitando aumento de vendas, captação de clientes, desenvolvimento de estratégias de comunicação, entre outros posicionamentos de mercado.

O plano de marketing é, assim, uma ferramenta de gestão que deve ser usada regularmente e atualizada sempre, pois auxilia empreendedores a se adaptar às constantes mudanças do mercado, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes. Por isso, o Sebrae criou a publicação Como elaborar um plano de marketing. Nela, você vai conhecer todo o processo e as etapas para criar seu plano.

As etapas do plano de marketing

O plano de marketing é composto de três etapas que, se bem aplicadas, possibilitarão aos empresários tomar decisões seguras para alcançar objetivos e metas definidas.

O planejamento é voltado para a definição do negócio. Depois de uma análise de ambiente, na qual todas as informações a respeito da empresa são revisadas, com base na matriz F.O.F.A. (ou SWOT), são estabelecidos público-alvo, posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégias de marketing.

A implementação é a etapa na qual se executam as estratégias de marketing, que devem assegurar a realização dos objetivos e das metas da empresa. O plano de ação é desenvolvido com base na especificação das atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como serão feitas, quem as fará e com que custo.

Ao final, deve ser feita uma avaliação, para verificar se as ações executadas estavam de acordo com o que foi planejado.

Baixe abaixo gratuitamente a publicação.

Acesse o documento "Como elaborar um plano de marketing" (em PDF)