CAPITAL HUMANO

Como manter o funcionário motivado

Foco na adoção de práticas gerenciais e de convivência, que propiciem motivação e uma participação efetiva dos funcionários no processo decisório empresarial.

Escuta-se muito sobre democratização da empresa, inclusão dos contratados nas decisões e resultados, tornando-os comprometidos com as tarefas e rendimentos, fortalecendo o clima organizacional saudável. Mas você sabe como fazer isso?

O Instrumento de Apoio Gerencial nº 58 está voltado para orientar a implementação de formas de participação, delegação e compartilhamento como meio de manter os colaboradores motivados.

Todas as organizações são formadas por pessoas. Deve existir, portanto, por parte de quem ocupa posição de liderança, a clara compreensão de que elas buscam, além do ganho material, espaços adequados à manifestação de suas opiniões sobre o desenvolvimento das atividades no dia a dia do trabalho na empresa.

Responsáveis pela busca do sucesso

De fato, a maioria dos profissionais deseja influenciar as decisões relativas à sua área de trabalho, uma vez que esta conduta representa plena interatividade com a realização pessoal e profissional do indivíduo. Tanto melhor será o resultado do trabalho, quanto maior for a influência de quem o executa na decisão de como realizá-lo.

Incentivar esta postura significa fortalecer o processo de delegação dentro da empresa, em que todos se sentem verdadeiramente responsáveis pela busca do sucesso.

Trata-se de desenvolver uma gestão democrática em que todos trabalham satisfeitos e permanentemente desafiados, diferentemente da gestão centralizadora na qual toda a responsabilidade pelos resultados e decisões recai sobre os ombros de um único indivíduo: “o chefe”.

Mais do que criar momentos participativos, o segredo da democratização está na atitude de quem detém o poder e sua capacidade de compartilhá-lo. A proposta é que isso ocorra da forma mais natural possível, incorporando-se progressivamente à cultura gerencial da organização.

Conheça na publicação os princípios fundamentais para isso.

Acesse aqui o Instrumento de Apoio Gerencial nº 58 (em PDF).

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: