PESQUISA DE MERCADO

Entenda o que é uma pesquisa de mercado

É a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas.

Quando realizada corretamente, a pesquisa de mercado oferece informações consistentes, que, somadas à experiência e ao sentimento do empreendedor, tornam o processo decisório mais rico e preciso.

Ações como visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, ouvir reclamações de clientes ou mesmo observar como as pessoas caminham dentro de uma loja são importantes fontes de informações, muitas vezes desprezadas por novos e antigos empresários.

Nesta cartilha, entre outras questões, você irá entender:

  • Para que serve uma pesquisa de mercado
  • As pesquisas mais comuns e suas principais aplicações
  • Como planejar uma pesquisa
  • Que tipo de pesquisa utilizar
  • Como elaborar um questionário
  • Como interpretar os resultados da sua pesquisa

Baixe aqui o arquivo completo (em formato pdf)

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: