CONSUMO

Experiência Gastronômica: encante o seu cliente para fidelizá-lo

As pessoas procuram momentos memoráveis. E os bares e restaurantes precisam de diferenciais para aumentar a competitividade e a lucratividade.

No atual momento econômico, em que não há mais disponibilidade orçamentária nas famílias, com isso a frequência na alimentação fora de casa diminuiu.

Pesquisas mostram que os clientes saem menos e estão mais seletivos, atentos em como gastar o seu dinheiro: eles desejam se sentir especiais.

E é nesse ponto que os bares e restaurantes devem focar o seu modelo de negócio, para fazer com que o consumidor deixe no seu estabelecimento boa parte do seu orçamento destinado a diversão/alimentação.

Compreender como o consumo ocorre é a base para tornar o seu negócio competitivo. Modelos tradicionais não geram o diferencial necessário para atrair e reter clientes.

A (r)evolução no consumo

De fato, a maneira como consumimos já não é a mesma. Não buscamos mais um produto ou serviço apenas para suprir uma necessidade: hoje compramos experiências e realizamos desejos!

Assim, o foco da nova economia é a transformação da compra em um ato prazeroso, agradável e principalmente inesquecível.

Um reflexo claro desse novo momento é a maneira como a geração Y (Millenials) se relaciona com o consumo. Essa geração criou uma economia compartilhada que está impactando mundialmente inúmeros segmentos.

São compartilhados carros, casas, roupas quase tudo o que é possível por meio de aplicativos online. Passamos da geração do ter para a geração do fazer/experimentar.

Não desejam mais estar em estabelecimentos que oferecem serviços extremamente convencionais, feitos de maneira previsível e caracterizados sobretudo por uma relação impessoal e distante.

Por isso, o Sebrae desenvolveu um conteúdo exclusivo para ajudar a gerir bares e restaurante de forma a conquistar e encantar os clientes.

Acesse: Experiência Gastronômica - uma ferramenta de fidelização e competitividade para bares e restaurantes (em PDF)

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