SUSTENTABILIDADE

Guia de boas práticas sustentáveis: eficiência energética

Saiba como aplicar a eficiência energética no seu negócio, reduzindo custos e aumentando produtividade.

A energia é um insumo muito importante na produção de bens e serviços e está relacionada diretamente com a competitividade das empresas. Os negócios precisam constantemente melhorar o seu desempenho, otimizando recursos para ampliar seu fator competitivo.

O objetivo é produzir mais com menos recursos, ou seja, buscar a maximização da produtividade. E, quando se fala em recursos, é preciso ter uma visão do conjunto: água, energia, matéria-prima e dos resíduos gerados com a sua transformação, seja para produzir um bem ou  um serviço.

Portanto, quanto maior a eficiência, eliminando desperdícios, perdas e agregando valor aos processos, produtos e serviços, maiores serão os lucros, ou seja, reduzindo gastos com energia, a empresa terá um impacto positivo na redução dos custos e, consequentemente, no aumento de competitividade, visto que o resultado final é a diferença entre o preço de venda e o preço de custo.

A importância da energia

Nos dias de hoje, a energia é empregada intensivamente na sociedade e, principalmente, nas empresas, seja nos setores da indústria, na agricultura, no comércio e na prestação de serviços. O acréscimo na demanda de energia devido aos novos hábitos e o aumento do consumo da população por bens e serviços, sobretudo pela ascensão das classes C e D e o desenvolvimento tecnológico, tem aumentando a necessidade de disponibilização de mais energia e, consequentemente, a responsabilidade de conservação e racionalização na ótica da eficiência energética.

Este manual orienta os pequenos negócios sobre o uso eficiente de energia elétrica. Nele, você vai encontrar conceitos, os setores mais impactados e dicas sobre a economia de energia.

Não perca a oportunidade de ser mais produtivo de forma sustentável. Acesse o guia e adote as práticas.

 

 

Baixe o guia (em PDF)

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: