GESTÃO

Indicadores de desempenho e gestão empresarial

O sucesso de um pequeno negócio depende de saber se a sua saúde da empresa está boa ou ruim a tempo de poder tomar decisões para corrigir eventuais problemas.

Frequentemente, o gerenciamento de uma empresa é visto como essencial, mas é tratado de maneira reativa ou, ainda, com pouca responsabilidade.

Apesar de os empresários considerarem que os indicadores de desempenho e a gestão empresarial são ferramentas importantes para a saúde de suas empresas, com frequência, esse gerenciamento é um processo de alto risco.

Pode-se afirmar que grande parte das micro e pequenas empresas que morre nos primeiros dois anos de vida sofre deste mal: escolha incorreta dos indicadores de desempenho e/ou gestão empresarial deficiente.

Como um empresário poderá entregar um orçamento de um serviço a um cliente quando não tem certeza de quanto será o custo de fabricação?

Como um empresário poderá determinar o prazo de entrega de um produto ou serviço a um cliente quando não tem certeza de quanto tempo será gasto para a fabricação?

A gestão das micro e pequenas empresas por meio de indicadores de desempenho não é somente o gerenciamento de telas de computador, planilhas ou gráficos.

Essencialmente, é uma escolha correta dos indicadores de desempenho e de um processo de gestão com foco no resultado da empresa.

O sucesso de uma MPE depende de o empreendedor saber como está a saúde da empresa (boa ou ruim). E saber a tempo de poder tomar decisões para corrigir eventuais problemas. É preciso gerenciar a empresa com a certeza de que se chegará salvo ao próximo destino.

Esta publicação ajuda o empresário a entender como medir e buscar o desempenho operacional e financeiro de uma micro e pequena empresa.

Nela, aprenda:

  • O que são indicadores de desempenho e seus resultados operacionais para micro e pequenas empresas.
  • Como são escolhidos os indicadores de desempenho para uma micro e pequena empresa.
  • Como é calculado o indicador de desempenho e o que o empresário ganha os adotando.
  • Como funciona o sistema de indicadores de desempenho e gestão empresarial e de quem é a responsabilidade do seu funcionamento.
  • Quais os fatores críticos de sucesso do sistema de indicadores de desempenho e gestão empresarial.

Clique e leia o documento completo aqui (em PDF)

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: