ESTRATÉGIA DE MERCADO

Internacionalização das micro e pequenas empresas

Aprenda na prática processos de internacionalização a partir dos quatro estudos de casos apresentados pela publicação.

As vulnerabilidades das MPEs no confronto com o mercado externo são diversas, como:

  • o desconhecimento dos mercados e a diminuta capacidade de explorar as oportunidades que neles se oferecem,
  • o baixo volume de produção para atender a grandes compradores,
  • a falta de capacidade de competir de seus produtos (valor agregado, inovação),
  • a ausência de mão de obra capacitada,
  • as dificuldades de acesso ao crédito e a outros produtos financeiros, e,
  • o custo-Brasil (câmbio valorizado, impostos elevados, burocracia, infraestrutura precária) que afeta os pequenos negócios mais que os grandes.

Diante dessas vulnerabilidades, o documento apresenta quatro casos sobre processos de internacionalização de micros, pequenas e médias empresas brasileiras.

O objetivo é fazer com que, a partir da experiência de outros negócios, o leitor identifique acertos e erros e aprenda a colocar a internacionalização em prática.

Baixe aqui o arquivo completo (em formato pdf)

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: