BIBLIOTECA SEBRAE

Manual de sustentabilidade para os pequenos meios de hospedagem

Com os olhos voltados para a transformação do cotidiano, a publicação propõe a consolidação de práticas genuinamente sustentáveis.

O manual oferece uma noção de sustentabilidade muito além de um simples discurso em prol da preservação da natureza. Defende a ideia de um mundo sustentável com dimensões sociais, culturais, políticas, éticas e estéticas que se cruzam e que conferem maior densidade ao conceito.

O texto trata da sustentabilidade de forma que possa ser inserida como componente central dentre as preocupações de um gestor. Também aborda as práticas sustentáveis que garantem a efetiva concretização das ações. Em alguns trechos há referências normativas para a obtenção da certificação.

O conteúdo está dividido em tópicos:

  • Os primeiros apresentam uma abordagem mais discursiva e teórica sobre a temática do turismo e sua relação com a sustentabilidade, recorrendo a aspectos históricos e, por vezes, conceituais.
  • No segundo momento, aparecem os temas centrais relacionados à sustentabilidade em suas diversas dimensões no turismo, com uma aproximação maior com o mercado propriamente dito.
  • E nos tópicos finais, há um roteiro básico de ações que sugere algumas formas de trabalho em relação ao cotidiano concreto de um hotel ou pousada.

Temas como a gestão da água, da energia e dos resíduos gerados possuem grande destaque, pois são primordiais e mais complexos no que tange a caminhada para a certificação.

Baixe aqui o arquivo completo (em formato pdf)

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: