PESQUISA DE MERCADO

Ninguém vive sem um plano de negócio e pesquisas de mercado

Artigo demonstra como futuros empreendedores devem planejar a abertura de novos negócios.

Antes de abrir uma empresa, muitos empreendedores já sabem o que vão vender ou produzir. Mas será que é isso que os clientes querem comprar? A ideia vai atrair investidores? No artigo, há resposta para essas e outras perguntas.

Dividido em duas partes, o texto fala sobre a importância da realização de pesquisas de mercado e traz uma explicação sobre o que é um plano de negócios.

Na etapa da pesquisa de mercado, os futuros empresários descobrem como juntar informações sobre o mercado em que desejam atuar, quais são as práticas dos concorrentes e os diferenciais entre as organizações.

O objetivo dessa fase é saber se vale a pena entrar no mercado escolhido, se o retorno será o esperado e quais são as estratégias a serem desenvolvidas e seguidas para ter sucesso.

O plano de negócios, um documento que apresenta os investimentos necessários e os gastos existentes na implementação de uma empresa, comprova a viabilidade comercial do projeto. Ele é composto por seis tópicos:

  • Resumo executivo: explica o conteúdo do plano.
  • Visão e missão: mostra como o empreendedor imagina o seu futuro da empresa e a participação do negócio na concretização dessa ideia.
  • Descrição geral: apresenta as competências de sócios e diretores, bem como quais produtos ou serviços que serão comercializados.
  • Análise estratégica: descreve como a empresa atuará no mercado. É baseado na pesquisa de mercado e deve ter objetivos e metas estabelecidos.
  • Plano de marketing e vendas: detalha como será feita a comercialização dos produtos ou serviços.
  • Plano financeiro: demonstra a viabilidade do projeto, a quantidade de investimento necessária e qual será o retorno financeiro.

Acesse aqui o artigo (em PDF).

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