ABNT

Normas técnicas para a confecção de jeans

Guia mostra processos de normalização da ABNT voltados para esse setor têxtil e ressalta como podem aumentar a competitividade do mercado e satisfazer clientes.

Utilizar a normalização em produtos e serviços significa aprimorar a técnica em favor da produtividade. No entanto, é comum empreendedores acharem que a aplicação de normas técnicas é uma prática limitadora por estabelecer muitas regras para o dia a dia dos negócios.

A fim de mudar essa mentalidade, o Sebrae e a ABNT firmaram um convênio para divulgar como a normalização pode beneficiar os resultados das empresas. Com a correta utilização das normas, os gestores podem desenvolver com mais qualidade os processos produtivos, estar mais preparados para atender os clientes e reduzir custos.

Nesse sentido, foram elaborados guias de implementação de normas técnicas para atividades de vários setores, como o apícola, o de tecnologia e o têxtil.

O manual da fabricação de jeans

O “Guia de implementação: normas para confecção de jeans” é um manual elaborado para empreendedores do setor entenderem não só quais são as normas técnicas voltadas para a fabricação desse tipo de roupa e como utilizá-las, mas também por que elas fortalecem a competitividade do mercado e podem atrair consumidores.

Um dos objetivos da publicação é resolver uma possível confusão na categorização dos materiais utilizados na produção de jeans. Assim, estão disponíveis informações sobre os processos de implementação de normas e as diferenças técnicas entre os componentes e as matérias-primas.

Com o manual, será possível compreender o que são as fibras, de que são feitas e quais são as normas relacionadas à sua classificação e etiquetação. Há também informações disponíveis sobre constituições de fios, normas para caracterização de linhas de costura e para categorização de tecidos, entre outras indicações e esclarecimentos.

Acesse o "Guia de implementação: normas para confecção de jeans" (em PDF)

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: