ESTUDO DE MERCADO

O panorama de agências de viagens e operadores turísticos no Brasil

Estudo apresenta análises quantitativas dos pequenos negócios que atuam no setor.

O turismo representa cerca de 10% do PIB mundial e é responsável pela geração de um em cada 11 empregos no mundo, segundo dados da Organização Mundial do Turismo.

Em economias emergentes como o Brasil, a participação do setor cresceu de 30% em 1980 para 45% em 2015 e deve chegar a 57% em 2030, equivalendo a mais de um bilhão de chegadas de turistas internacionais.

Nesse cenário, as agências de viagem e os operadores turísticos são atores muito importantes para o segmento. Seu papel na organização, na intermediação e na promoção de serviços turísticos brasileiros faz com que sejam um dos elos mais importantes da cadeia para o desenvolvimento do turismo.

No país, o setor conta hoje com cerca de 36 mil empresas e emprega quase 70 mil pessoas, sendo que aproximadamente 50 mil trabalham em pequenos negócios.

Dada a importância do turismo para a economia nacional, o Sebrae e o Ministério do Turismo elaboraram um estudo sobre o panorama das agências de viagens e operados turísticos no Brasil.

A pesquisa apresenta análises quantitativas a respeito do número de empresas, de empregos e do faturamento médio anual dos mais de 50 mil pequenos negócios que atuam no setor. Acesse o link abaixo e leia mais.

Baixe o estudo “Panorama de agências de viagens e operadores turísticos no Brasil” (em PDF)

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: