MELHORIA NA COMPETITIVIDADE

Aprenda a criar um quadro de modelo de negócios para renovar sua empre

Saiba como usar o quadro de modelo de negócios para visualizar cada função da empresa e descobrir o que é necessário para conquistar clientes e gerar lucros.

Um modelo é a descrição de um sistema. No caso do material que disponibilizamos neste post, é a possibilidade de visualizar a descrição do negócio, das partes que o compõem; de forma que a ideia sobre o negócio seja compreendida por quem lê da maneira como pretendia o dono do modelo.

O objetivo desta cartilha é apoiá-lo na criação, diferenciação ou inovação do seu Modelo de Negócios.

A ferramenta utilizada será o Quadro, criado por Alex Osterwalder, que permite visualizar as principais funções de um negócio em blocos relacionados, onde é possível descrever, visualizar e alterar modelos de negócios.

 

Com "O Quadro", você reflete sobre cada função da empresa e descobre o que precisa ser feito para conquistar os clientes.

Quatro etapas básicas compõem o quadro:


O que vou fazer?
Qual é o valor que ofereço?


Para quem estou fazendo?


Como vou fazer?


Quanto vou ganhar?
Quanto vou gastar?


As quatro etapas são divididas entre nove blocos (ou funções) que devem ser preenchidos com adesivos autocolantes para facilitar o acréscimo, remoção e realocação das ideias.

Pensamento Visual
Consiste em usar desenhos para representar ideias ou situações.

Visão sistêmica
É a possibilidade de compreender o todo baseado em uma análise das partes e da interação entre elas.

Cocriação
Viabiliza que pessoas de diferentes hierarquias, conhecimentos e experiências possam influenciar e contribuir para que o negócio se torne mais inovador.

Simplicidade e aplicabilidade
Com menos tempo para criar e muito mais clareza, o Quadro dá a chance de verificar e corrigir, colocando em foco tudo que é mais importante que é mais importante e ajuda a descobrir elos que não teríamos percebido em um longo texto descritivo.

Fique atento

O Modelo de Negócios é diferente do Plano de Negócios: a análise e reflexão sobre o Modelo possibilitam a elaboração de um Plano bem estruturado e com maior potencial de sucesso. Mudanças no Modelo de Negócios implicam automaticamente em atualizações no Plano de Negócios.

Ficou curioso para ver e usar o Modelo de Negócios?

Então baixe nossa cartilha clicando aqui e comece a praticar agora mesmo com os 10 passos para criar seu Modelo de Negócios.

Baixar "O Quadro de Modelo de Negócios: um caminho para criar, recriar e inovar em modelos de negócios" (em PDF).

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: