ANÁLISE DE TENDÊNCIA

Varejo de moda: perspectivas para 2019

Entenda como as tendências de comportamento, consumo e tecnologia podem afetar os negócios.

Quem disse que quem trabalha com moda não deve - ou precisa - entender de economia? Comportamento, consumo e tecnologia são variáveis que alteram as tendências em qualquer cenário. Por isso, é fundamental estar de olho no que essas variáveis revelam para conseguir adaptá-las ao seu negócio.

O segmento do varejo de moda é um dos mais sensíveis às oscilações da economia.

Neste conteúdo, falaremos sobre as perspectivas para o varejo de moda - sabendo que  este segmento é um dos mais sensíveis às oscilações da economia. E compreendendo ainda que qualquer empreendedor que deseja alcançar o sucesso deve perceber as oscilações entre crescimento e estagnação econômicas para desenvolver estratégias e tomar decisões eficazes para o seu próprio desenvolvimento.

Números do setor

Na  última publicação do IBGE,  o total  do comércio  varejista apontou crescimento  de 0,6 % em dezembro de 2018  se comparado ao mesmo mês do ano  anterior. O que significa uma variação  menos acentuada que a observada em novembro - que era de 4,5%. Com  esses resultados, o varejo assinalou crescimento de:

  • 2,2%  no fechamento  do quarto trimestre de 2018;
  • 1,7% no acumulado do segundo semestre do ano.

Já no índice acumulado para o ano de 2018, o varejo cresceu 2,3% em comparação ao ano anterior, o que significa um ritmo ligeiramente acima do registrado para o fechamento de 2017 (2,1%), quando interrompeu dois anos seguidos de taxas negativas: 2015 (-4,3%) e 2016 (-6,2%).

Já a taxa anualizada,  indicador acumulado nos  últimos doze meses, ao avançar  2,3% em dezembro de 2018, permaneceu  apresentando perda de ritmo frente aos  resultados de agosto (3,3%), setembro (2,8%),outubro (2,7%) e novembro (2,6%).



Como a economia e a tecnologia podem afetar o varejo de moda

A informação é sempre a melhor aliada para qualquer estratégia de negócios quando você precisa tomar uma decisão para reposicionar a sua marca diante de qualquer dificuldade, então, aproveite para se preparar diante destes três possíveis cenários que foram apontados:

  • Cenário de situação econômica ruim e acesso e uso da tecnologia bons;
  • Cenário de situação econômica boa e acesso e uso da tecnologia ruins;
  • Cenário de situação econômica boa e acesso e uso da tecnologia bons;

Você pode estar se perguntando quais são os pontos de atenção e também as dicas e orientações que pode receber para conseguir se posicionar bem diante do cenário econômico atual. O estudo realizado pelo Sebrae busca responder a essa questão e na publicação você ainda perceberá outras tendências que certamente irão influenciar na sua tomada de decisão.

Tendências que influenciam diretamente o varejo de moda:

  • as tendências de nichos do varejo da moda;
  • as tendências de comportamento do consumidor;
  • as tendências de vendas do segmento;
  • o papel dos influenciadores de moda.

 

Se este conteúdo foi útil para você, que tal conhecer o curso Varejo de moda: o ponto de venda como experiência. Nele você encontra outras informações que podem fazer toda a diferença.

Acesse "Cenários Prospectivos: o varejo de moda em 2019" (em PDF).

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: