COOPERAÇÃO

Série Empreendimentos Coletivos - Rede de Empresas

Série traz modelo de união de esforços entre empresários, incentivando a cooperação. Nesta edição, veja as oportunidades que as Redes de Empresas oferecem.

Na Série Empreendimentos Coletivos, o Sebrae investe em soluções que possam promover a sua empresa. Pela cooperação, pode-se criar um diferencial competitivo para os pequenos negócios rurais e urbanos, contribuindo para a perenidade e para o crescimento destes. Entenda como funciona uma Rede de Empresas.

O que são Redes de Empresas?

Em linhas gerais, Rede de Empresas é a associação formal ou informal de empresas com características semelhantes ou com forte vinculação a um determinado setor econômico ou ao(s) cliente(s) com grande influência territorial.

Para melhor entendimento, o conceito de rede de empresas refere-se a arranjos interorganizacionais baseados na articulação formal ou informal de empresas autônomas.

Estas nascem por meio da consolidação de vínculos sistemáticos entre firmas, os quais assumem diversas formas, tais como:

  • aquisição de partes de capital;
  • alianças estratégicas;
  • externalização de funções da empresa, etc.

Essas redes podem estar relacionadas a diferentes elos de uma determinada cadeia produtiva (fornecedor – produtor – usuário). No caso das redes de fornecedores, geralmente as pequenas firmas concentram-se em torno de grandes empresas para o fornecimento de insumos ou serviços.

No arquivo abaixo, o leitor ainda encontrará modelos de estrutura de governança de Redes de Empresas, formas de organização, vantagens e dificuldades, legislação, casos de sucesso e como o Sebrae pode ajudá-lo no assunto.

Acesse a publicação completa "Série Empreendimentos Coletivos – Rede de Empresas" (em PDF).

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: