ESTRATÉGIA DE VENDA

Tendência de promoções para final de ano

O boletim expõe os tipos de promoções de final de ano que contribuem para aumentar o nível de vendas e proporcionar um benefício concreto ao consumidor.

A promoção de vendas é uma estratégia de mercado que a cada dia torna-se decisiva para as empresas conquistarem mercados e enfrentarem uma concorrência altamente acirrada.

Seu principal objetivo é aumentar o nível de faturamento da empresa no curto prazo, com ações que buscam esvaziar estoques, acelerar as vendas de produtos perecíveis, conquistar mais espaço nos pontos de vendas, promover a experimentação de novos produtos ou serviços, entre outros.

É comum que as empresas realizem suas maiores promoções na época de festividades, visando aproveitar as vendas por impulso. O fim de ano reserva sempre duas datas importantes: o Natal e o Réveillon. Nessas ocasiões as pessoas se tornam ainda mais emotivas e são mais facilmente impactadas pelas ações promocionais.

No varejo, pela própria natureza do negócio, uma boa parte do faturamento vem de promoção de vendas. No entanto, é preciso que haja uma orientação estratégica adequada para atingir o fim desejado, ou seja, vender mais com lucratividade, usando a promoção como alavanca para a futura retenção dos novos clientes conquistados.

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