Conheça o currículo dos dirigentes do Sebrae

Roberto Tadros
Presidente do CDN

José Roberto Tadros nasceu em Manaus (Amazonas), é formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. Ingressou em 1964 nas Empresas da Família, fundada pelo seu bisavô no século XIX, em 1874 (a mais antiga Empresa do Amazonas).

É Presidente da Confederação do Nacional do Comércio (CNC), do Conselho Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Conselho Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). É Presidente licenciado da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas, do Centro do Comércio, Sesc e Senac do estado do Amazonas.

Foi por seis mandatos Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas. Foi também membro titular da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), como representante do Empresariado da Amazônia; membro titular do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); membro titular do Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam); membro titular da Junta Comercial do Amazonas (Jucea); membro titular do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); membro titular do Comitê Superior das Câmaras Setoriais do Comércio e Serviços; membro titular do Conselho Consultivo do Estado do Amazonas (Governo Amazonino Mendes); membro titular do Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na gestão do Reitor Roberto dos Santos Vieira; membro titular do Conselho Diretor da Ufam, na gestão dos Reitores Roberto dos Santos Vieira e Marcus Luis Barroso Barros.

É membro da Academia Amazonense de Letras (AAL), ocupando a cadeira de nº 26, que tem como patrono Rui Barbosa; membro do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), ocupando a cadeira nº 8, que tem como patrono o Pe. Manoel da Nóbrega; membro efetivo da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear), ocupando a cadeira nº 8, que tem como patrono o jurista Adriano Queiroz; cônsul honorário da Grécia na Amazônia. Também foi professor de Filosofia, Sociologia e História.

É autor dos livros: “Da Razão e das Palavras”, “Marco para Novas Gerações”, “Ideias Confessadas”, “O Grande Amazonas em Marcha”. É coautor do livro “Incentivos Fiscais para o Progresso do Amazonas”, organizador e idealizador do livro “Memorial do Comércio: Histórias das Famílias que Desbravaram o Amazonas” e prefaciador dos livros “Coisas da Tiz” e “Moysés Israel”.

Homenagem com nome: Estância Ecológica Tepequém José Roberto Tadros – Sistema Comércio de Roraima; Edifício-Sede da Administração do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae/AM, por proposta unânime do corpo funcional da instituição via abaixo-assinado e aprovado por unanimidade pelo CDE; Centro de Educação Sesc José Roberto Tadros; Complexo Balneário Parque II – Sesc; Bloco de Saúde José Roberto Tadros – Sistema Comércio do Acre; balsa-escola do Senac/AM José Roberto Tadros.

Tem as seguintes condecorações:

  • 11 estrangeiras, entre as quais se destacam a Ordem Nacional do Mérito – Governo da França (concedida pelo Excelentíssimo Presidente François Miterrand) e Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém (Santa Sé Vaticano, concedida por Sua Santidade o Papa Bento XVI).
  • 41 nacionais, entre as quais se destacam a Ordem do Mérito do Trabalho, concedida por Sua Excelência o Presidente da República Fernando Henrique Cardoso; Ordem do Mérito Militar, concedida por Sua Excelência o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva; Ordem Nacional Barão de Mauá, concedida por Sua Excelência Presidente Michel Temer; e Medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil.
  • 91 estaduais e 29 municipais.

Carlos do Carmo Andrade Melles
Diretor Presidente do Sebrae

Natural de Minas Gerais, o engenheiro agrônomo, pesquisador e dirigente cooperativista Carlos Melles foi deputado federal por seis legislaturas consecutivas. O mineiro carrega em sua trajetória um histórico de luta pelas causas voltadas ao agronegócio, ao cooperativismo e às micro e pequenas empresas. Na Câmara dos Deputados, presidiu a Comissão Especial da Microempresa, que aprovou a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (2006). Vale registrar que foi ele o relator do projeto Microempreendedor Individual (MEI) e da Empresa Simples de Crédito (ESC), em 2018. No Governo Federal, foi ministro do Esporte e Turismo (em 2000) e, no Governo de Minas Gerais, secretário de Transportes e Obras Públicas (2011).

Bruno Quick Lourenço de Lima
Diretor Técnico

Engenheiro civil e especialista em políticas públicas pela Unicamp. Atuou como dirigente no Movimento Associativista Empresarial, foi diretor técnico do Sebrae Minas e gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional.

 

Antonio Eduardo Diogo de Siqueira Filho
Diretor de Administração e Finanças

Eduardo Diogo é advogado e Mestre em Liderança pela Universidade de Georgetown (EUA). Autor dos livros “Muda Brasil” e “It Was About Hope”, Eduardo foi consultor do Banco Mundial em Washington, D.C; secretário de planejamento e gestão estadual; presidente do CONSAD e da CONAJE; além de ter estudado em instituições como: Wharton School (University of Pennsylvania); London School of Economics and Political Science (LSE) e International Institute for Management Development (IMD).