Missão

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo, para fortalecer a economia nacional.

Visão

Ter excelência no desenvolvimento dos pequenos negócios, contribuindo para a construção de um país mais justo, competitivo e sustentável.

Estratégia

De maio a setembro de 2012, o Sistema Sebrae definiu o seu Direcionamento Estratégico para o período de 2013 a 2022. Teve como objetivo rever e reafirmar os conceitos fundamentais da organização e orientar a atuação das Unidades Estaduais e do Sebrae Nacional, rumo à excelência no apoio ao desenvolvimento dos pequenos negócios.

O Direcionamento Estratégico do Sistema Sebrae 2022 dá continuidade aos direcionamentos estratégicos de períodos anteriores (2006-2010 e 2009-2015) e traz pontos de aprendizado essenciais para aperfeiçoar a formulação e a gestão da estratégia, entre os quais destacam-se:

  • a importância da construção participativa da estratégia, para que o direcionamento seja entendido por todos os níveis da organização;
  • o Mapa Estratégico como peça de comunicação da estratégia;
  • a seleção e definição de indicadores de esforço e de resultado;
  • a importância das metas para manter o foco nos resultados e mobilizar os colaboradores;
  • o monitoramento das alterações dos cenários nacional e internacional, e seus impactos na atuação do Sebrae;
  • um processo de gestão da estratégia uniforme para o Sistema Sebrae, coerente e consistente, envolvendo todos os atores relevantes.

A construção do Direcionamento Estratégico aconteceu em cinco etapas, em espaços presenciais e à distância, via internet, com eventos para a discussão de cenários e da atuação do Sebrae, pesquisas com clientes e reuniões com dirigentes, gerentes e técnicos. Envolveu múltiplos atores de diferentes instâncias da Casa e recebeu a colaboração de parceiros das principais entidades empresariais. Subsídios importantes foram obtidos com a realização de ciclos de seminários para a composição dos cenários até o ano de 2022.

Esse novo mapa estratégico tem, portanto, ampla aderência com os cenários interno e externo e com os desafios do Sebrae nos próximos anos. Por sua dinâmica participativa de construção e simplicidade, poderá acelerar o alinhamento e a efetividade das ações estratégicas a serem desdobradas.

Clique para baixar o documento Direcionamento estratégico do Sistema Sebrae 2016 – 2022 em PDF