Conheça conceitos e práticas de cooperativismo para aprimorar a competitividade do seu microempreendimento individual.


Contato: 0800-570-0800
Público-alvo: Microempreendedor individual
Investimento: Gratuito

Aprimore-se e aumente a sua competitividade

Expressões bastante utilizadas no mundo empresarial atualmente, o cooperativismo e o associativismo representam uma forma de organização coletiva que soma esforços para o atendimento de interesses comuns. Isso porque, cada vez mais no universo dos pequenos negócios, é unindo forças que se melhora a participação no mercado.

Ao participar do curso SEI Unir Forças para Melhorar, você vai entender como o cooperativismo e o associativismo podem proporcionar uma melhoria na gestão, promovendo a consolidação e o fortalecimento do seu negócio.

Além de facilitar a obtenção de crédito, a cooperação pode ajudar desde a parte operacional das empresas até a conquista de novos mercados. As possibilidades incluem ganhos em inovação, marketing, desenvolvimento de produto, networking rede de contatos profissionais, responsabilidade social, entre outros.

No SEI Unir Forças você aprende:

  • Formas de cooperação;
  • Os cinco passos da ação conjunta;
  • Vantagens em empreender cooperativamente;
  • Plano de ação coletiva.

Escolha como quer aprender e comece agora mesmo.

O negócio é o seguinte

Confira os episódios sobre cooperação e aprenda mais sobre o assunto:

O negócio é o seguinte (programa 51)

Edivaldina do Nascimento, MEI de Valença (BA), conta como ela e outros feirantes juntaram forças para melhorar a qualidade da feira e aumentar os lucros.

O negócio é o seguinte (programa 51)

O negócio é o seguinte (programa 52)

Conheça Toshi Segawa, de Cotia (SP), que restaura filmes antigos e se juntou a dois empreendedores para dividir o mesmo espaço de trabalho.

O negócio é o seguinte (programa 52)

O negócio é o seguinte (programa 53)?

Em Castanhal (PA), Linda Maiumi tem um salão de beleza e se juntou a vários comerciantes para fazer promoções conjuntas.

O negócio é o seguinte (programa 53)?

O negócio é o seguinte (programa 54)

Rosa Marques, de Parnamirim (RN), organizou um grande grupo de trabalho com outras pessoas e conseguiu realizar grandes negócios.

O negócio é o seguinte (programa 54)

O negócio é o seguinte (programa 55)?

Luciene Melo, de Tubarão (SC), comprova que a união faz a força. Ela coordena uma cooperativa de crédito de MEIs. Veja o sucesso que eles alcançaram.

O negócio é o seguinte (programa 55)?


Como participar

Curso presencial

Os cursos desenvolvem competências em empreendimentos coletivos, abordando questões relacionadas a como atender necessidades comuns e aumentar a competitividade.

O curso presencial possui a carga horária de quatro horas.

Curso pela internet

O curso online possui a carga horária de cinco horas, que devem ser concluídas no prazo de 15 dias.

Mensagens pelo celular

Duas mensagens diárias durante 40 dias no seu celular para você aprender os princípios básicos do cooperativismo.

Cartilha

Com linguagem fácil e formato agradável, a cartilha explica com clareza as diversas formas de cooperação entre empresas e como elas podem ser decisivas para o sucesso do seu negócio.

Por meio de histórias, imagens e ditados populares, você aprenderá como a cooperação empresarial funciona na prática e quais são os primeiros passos para cooperar.

Audiolivro

Se você possui alguma limitação visual ou aprende melhor ouvindo do que lendo, ouça a cartilha SEI Unir Forças para Melhorar.

Acesse a página principal das soluções SEI

Fonte: Sebrae Nacional