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Empreendedorismo | COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
Saiba como prospectar clientes e melhorar suas vendas

Prospectar clientes não é uma tarefa fácil.

· 25/02/2021 · Atualizado em 01/03/2021
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Prospectar clientes não é uma tarefa fácil. Porém, uma coisa é certa: saber quem são eles e como vender soluções para seus problemas é o ponto de partida desse processo. E, claro, não basta sair por aí e oferecer seus serviços ou produtos da maneira que der na telha. É preciso lançar mão de estratégias de marketing para ter uma boa comunicação entre a empresa e os clientes.

Quando nos referimos à estratégia de marketing, não estamos querendo dizer que você deve apostar em uma divulgação massiva, com um enorme número de mensagens visando apenas à compra. Trata-se de fazer seu negócio ser bem-visto, a ponto de conquistar e fidelizar novos clientes.

Neste momento de crise, por exemplo, a comunicação passou a ser ainda mais importante, uma vez que os clientes estão consumindo à distância. Por isso, separamos algumas dicas para que você, empreendedora, possa prospectar no digital por meio de uma comunicação assertiva e eficiente. Confira!

      1. Defina o perfil

Acertar o público é fundamental para qualquer tipo de ação que quiser realizar, por isso estude e planeje direitinho. Trace, por exemplo, a idade, o gênero, o gosto e a forma como o target se comunica. Inclua nesse perfil as necessidades do público e a maneira como você vai agir para atendê-las.

      2. Monte uma lista de dados

Assim que tudo estiver alinhado com o perfil do público, faça uma lista com dados de possíveis clientes. Sugerimos uma captação de leads para os contatos de qualidade. Interaja com um conteúdo atrativo ou semelhante à imagem do target, sem se esquecer de pontuar metas, objetivos e prazos para cada ação que for feita.

      3. Crie personas

Se seu negócio tiver mais de um tipo de público (digamos que você seja dona de um restaurante que vai atender tanto quem come carne quanto vegetarianos e veganos), sugerimos que crie personas diferentes para alcançar a maior diversidade de clientes. Para cada uma delas dê nomes e outras características semelhantes ao público. Projete o trajeto do cliente até chegar ao serviço ou produto fornecido por sua empresa.

      4. Aposte na fidelização

Não adianta nada conquistar novos consumidores se eles não voltarem a comprar, certo? É por isso que fidelizar clientes é tão importante. Procure gerar engajamento, criar valor, estreitar o relacionamento com uma comunicação transparente e direta, tente suprir as expectativas e, assim, garantir o cliente.

       5. Sempre busque clientes

Por mais que você tenha seus compradores, não esqueça que é importante continuar a prospectar novos clientes. Afinal, o número maior de vendas se reflete diretamente no crescimento da empresa. Um bom jeito de fazer isso é alimentando suas redes sociais com conteúdos diários que deem visibilidade e despertem a atenção de novos clientes. 

Você se sente pronta para prospectar? O Sebrae está aqui para te ajudar a empreender cada vez mais e melhor!

Fonte: m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/como-prospectar-clientes,45424ac1a947d610VgnVCM1000004c00210aRCRD?origem=estadual&codUf=17


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