Apresentação

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

O Bar é um negócio que oferece um ambiente agradável onde os amigos se encontram, conversam, tomam bebidas geladas ou quentes, acompanhadas de petiscos. Está presente em todas as cidades e em todos os lugares, mudando suas características de acordo com os hábitos e cultura do local.

O Bar atua como ambiente social integrador, tornando-se ponto de referência e algumas vezes conhecido por seus clientes famosos ou personalidades, bem como por seu cardápio ou especialidades gastronômicas.

Cada vez mais atrativos são oferecidos pelo bar: a beleza do ambiente e da decoração, o som, o prazer de ter pessoas agradáveis com quem conversar, a possibilidade de descontração, música, jogos, etc.

O negócio de bares e restaurantes é o que oferece o maior número de empregos, juntamente com a construção civil. No Brasil este negócio é responsável direto por 2 milhões de pequenos empresários e a geração de no mínimo 5 milhões de empregos.

O segmento é também muito importante para a atração de turistas e nos grandes centros urbanos é uma das principais opções de lazer da população. Vida noturna e gastronomia são respectivamente a primeira e a segunda atração turística numa cidade como São Paulo, conforme demonstra pesquisa realizada pelo jornal Folha de São Paulo.

O serviço prestado por um bar deverá ser concebido com visão profissional, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, público alvo, localização, cardápio de comidas e bebidas a serem oferecidas, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer.

Para a elaboração de um plano de negócios consulte o SEBRAE mais próximo.

Mercado

O negócio de bar conta com um mercado bastante promissor por oferecer um item de consumo que abrange todos os segmentos da população. Possibilita ao empresário optar por uma variedade de alternativas de negócios que vão desde o botequim de estrada aos bares das esquinas das médias e grandes cidades que oferecem serviços diferenciados.

A perspectiva atual desse mercado é de crescimento, motivado pela expansão econômica e aumento do poder aquisitivo de grande parte da população, bem como pela mudança cultural que transformou radicalmente a imagem do bar e de seus clientes.

No Brasil há, de acordo com a ABRASELl (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), cerca de 350 mil bares, que movimentam algo em torno de R$ 4 bilhões ao ano.

É um negócio que apresenta uma concorrência acirrada, o que exige uma dose grande de criatividade. Observar o mercado local e identificar o nicho de clientes para o qual o estabelecimento estará direcionado é fundamental para a sua sobrevivência. Segundo a ABRASEL, de cada 100 estabelecimentos que são criados no Brasil, 35 fecham em 1 ano e 50 fecham em 2 anos. Isto acontece porque o mercado é versátil, exige mudanças constantes para adaptação às novidades, e os clientes estão cada dia mais exigentes.

Alguns tipos de público alvo são: jovens, terceira idade, turistas, viajantes, solteiros, descasados, internautas, amantes de um tipo específico de música, esportistas, boêmios, intelectuais, apreciadores de dança, namorados, entre outros. Isto é, o público é altamente amplo.

É importante notar que a ociosidade do estabelecimento pode ser alta (de até 50%), nos dias de baixo movimento, dependendo da localização e proposta de valor do bar, o que exige várias iniciativas do empresário na gestão financeira e na divulgação de eventos e promoções.

Sendo um ponto de encontro, os bares são muito procurados em dias de jogos importantes, em especial finais de campeonato e Copa do Mundo. Estima-se que para a Copa do Mundo FIFA 2014, cerca de 400 mil empregos temporários serão criados para atender ao movimento gerado pelos jogos nos bares espalhados pelo país, com um faturamento adicional de R$ 840 milhões.

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Localização

Uma boa localização é aquela que está “no caminho” dos clientes, perto de algum ponto de atração de pessoas, e que favoreça o acesso ao estabelecimento com o menor grau de dificuldade. A escolha do local requer pesquisa e decisão sobre o tipo de público a ser atendido, identificando suas características principais, tais como: poder aquisitivo, hábitos, cultura, gostos, etc. A proximidade de estabelecimentos escolares para adultos - como faculdades e cursinhos -, zonas comerciais ou concentração de escritórios traz, em geral, bom resultados.

O bairro deve ter todas as condições urbanas que favorecem o fluxo de clientes, tais como: ruas que facilitam o acesso, facilidades para estacionamento nas proximidades, infraestrutura com água, energia elétrica, recolhimento de lixo, transportes urbanos, policiamento, serviços bancários e outros.

O empresário deve procurar a prefeitura local e verificar a lei de zoneamento para certificar-se da possibilidade de exploração de bares na região de interesse. Além disso, deve ser pesquisado o comportamento da vizinhança em relação a tolerância a ruídos. Outros estabelecimentos podem ter sido fechados por ações conjuntas dos moradores.

Mesmo que as regras de zoneamento permitam a abertura em determinado local, as associações organizadas podem criar obstáculos para o funcionamento de um empreendimento que produz barulho e movimentação de pessoas no período noturno.

Para empreendimentos populares é importante observar se existe nas redondezas: ponto de ônibus, metro ou outros transportes coletivos, ponto de táxi e outros estabelecimentos que atraem clientes.

Observar também a existência de concorrentes nas proximidades e qual o público atendido.

Exigências Legais e Específicas

É necessário contratar um contador profissional para legalizar a empresa nos seguintes órgãos:

- Junta Comercial;

- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

- Secretaria Estadual de Fazenda;

- Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;

- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.

- Corpo de Bombeiros Militar.

Além do cumprimento às exigências acima é importante consultar a administração municipal sobre a legislação local para esse tipo de negócio. São as Prefeituras Municipais que determinam onde se pode estacionar, controlam os níveis de ruído, permitem ou não mesas nas calçadas, fiscalizam o cumprimento das normas de higiene e das questões de segurança como portas de emergência, porta corta-fogo e extintores, sinalização de saídas, isolamento acústico, área externa para lixo, acesso ao estabelecimento e banheiros especiais para portadores de deficiências, etc.

Se houver execução musical deve-se atentar para a lei 9610/98. É de responsabilidade do ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, a arrecadação de direitos autorais pela execução pública de músicas nacionais e estrangeiras.

A Lei federal 9.294 de 1996 que proíbe o fumo em todo ambiente público e fechado, é válida em todo o território nacional e é complementada por legislação estadual, e às vezes municipal, específica sobre o tema. Deve-se consultar a associação de bares do local para maiores detalhes e esclarecimentos.

A lei 8069 de 13/07/90, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. No artigo 81 estabelece a proibição da venda de bebidas alcoólicas à criança ou adolescente.

Agregado às leis federais, os estados e municípios dispõem de legislação específica a respeito da proibição à venda de bebidas alcoólicas a menores, além de regulamentarem a permanência em locais que disponham de jogos e outras atividades não recomendadas a crianças e adolescentes.

O SEBRAE local poderá ser consultado para orientação.

Além do processo de registro legal da empresa, o empreendedor deverá atentar ainda a algumas legislações específicas, conforme seguem:

1. Resolução RDC nº. 216, de 15 de setembro de 2004, da ANVISA, a qual determina que restaurantes, lanchonetes, padarias, cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, delicatéssens, pastelarias, cozinhas industriais e institucionais, rotisserias e congêneres adotem procedimentos para se adequarem ao Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação;

2. As Boas Práticas são um conjunto de normas que abrangem uma série de requisitos, permitindo a produção dos alimentos com segurança. Quem descumprir o regulamento estará sujeito a multas que podem chegar a R$ 2,5 milhões;

3. O Regulamento Técnico constante da resolução da ANVISA prevê procedimentos que devem ser observados nas instalações, equipamentos, móveis e utensílios da empresa; higienização das instalações; controle de pragas; abastecimento de água; manejo dos resíduos; cuidados a serem observados pelos manipuladores dos alimentos, como usar cabelos presos e protegidos por redes; cuidados com ingredientes e embalagens; preparo do alimento e armazenamento;

4. Essa resolução visa estabelecer procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias nos processos de preparação dos alimentos.

5. Entende-se por serviços de alimentação locais que executam: manipulação, preparação, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo;

6. Resolução RDC nº. 218, de 29 de julho de 2005. Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Higiênico-Sanitários para Manipulação de Alimentos e Bebidas Preparados com Vegetais;

7. Lei nº. 7.967/89. Dispõe sobre o valor das multas por infração à legislação sanitária, altera a Lei nº. 6.437, de 20 de agosto de 1977, e dá outras providências;

8. Portaria SVS/MS nº. 326/97. Aprova o Regulamento Técnico. Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos.

As legislações abaixo são assuntos correlacionados direta ou indiretamente sobre a produção de alimentos:

a) Decreto-Lei nº. 986, de 21 de outubro de 1969;

b) Lei nº. 6.360, de 23 de setembro de 1976;

c) Portaria nº. 15, de 23 de agosto de 1988;

d) Portaria nº. 1.428, de 26 de novembro de 1993;

e) Portaria nº. 152, de 26 de fevereiro de 1999;

f) Portaria nº. 3.523, de 28 de agosto de 1998;

g) Resolução nº. 105, de 19 de maio de 1999;

h) Resolução nº. 211, de 18 de junho de 1999;

i) Resolução RDC nº. 18, de 29 de fevereiro de 2000;

j) Resolução RDC nº. 277, de 16 de abril de 2001;

k) Resolução RDC nº. 91, de 11 de maio de 2001;

l) Resolução RE nº. 9, de 16 de janeiro de 2003;

m) Resolução nº. 518, de 25 de março de 2004.

Estrutura

A estrutura de um bar pode ser bastante simples, basta um balcão, um salão para a colocação das mesas, banheiros, depósito para o estoque e a área da cozinha. Quando o empreendedor optar por atender um tipo de clientela mais exigente, faz-se necessário um projeto arquitetônico e temático mais bem elaborado, o que pode resultar numa estrutura mais complexa.

O balcão e o salão para servir bebidas devem ser localizados em área ampla e agradável para a permanência dos clientes.

Balcão – O balcão deve merecer atenção especial e deve estar em local bem escolhido e de acesso imediato. Nem sempre é aconselhável ter que atravessar o salão para chegar ao bar. O balcão deve ter comprimento, altura e largura que atendam ao conforto e à quantidade do público- alvo pretendido. O tampo pode ser de madeira, granito ou mármore, pois é recomendável que seja de material de fácil limpeza.

O espaço interior precisa ter amplitude suficiente para permitir a movimentação dos atendentes e/ou barman.

As bebidas mais nobres merecem um lugar privilegiado nas prateleiras. Certas garrafas de bebidas possuem rótulos que por si só servem de decoração e despertam o desejo de degustá-las.

A iluminação adequada pode potencializar o poder de atração e contribuir para dar uma impressão de amplitude e beleza. Luzes minúsculas colocadas atrás das garrafas ressaltam a cor dos líquidos nelas contidos.

A bancada onde ficam os copos, as geladeiras e a prateleira onde ficam as bebidas devem estar acessíveis para não dificultar o serviço quando a casa estiver cheia.

Os banquinhos devem ser giratórios e projetados em função da altura do balcão, de forma que o cliente possa ficar sentado, com a maior parte do tronco acima do nível do tampo para ter acesso ao copo ou aos petiscos com boa visibilidade. Deve-se cuidar para que os bancos sejam confortáveis e resistentes ao uso.

Salão – O espaço mais nobre e amplo deve ser destinado aos clientes. Deve-se ter um espaço que acomode confortavelmente os clientes, para cada 100 m², sem colunas ou obstáculos, cabem aproximadamente 18 mesas. Em estabelecimentos mais populares, o espaço entre as mesas pode ser menor perdendo um pouco de conforto e do trânsito dos funcionários para servir as mesas. Não se pode esquecer do acesso para os portadores de necessidades especiais.

O caixa pode estar localizado próximo à saída ou em área que possibilite a visão mais ampla possível do salão. A música ao vivo é opcional e exige um espaço complementar para comportar os músicos e não atrapalhar a movimentação dos garçons.

Banheiros – Não devem ficar muito distantes nem muito próximos do salão. Devem ser bem sinalizados, amplos, arejados, limpos e confortáveis. Não há exigência legal para a quantidade de banheiros em bares, recomenda-se pelo menos um masculino e um feminino, além do banheiro dos funcionários. É importante atentar para o fácil acesso para pessoas com necessidades especiais.

Depósito – Local utilizado para guarda do estoque de alimentos, bebidas, utensílios, objetos de reserva para o bar, e peças de reposição. Todos os cuidados devem ser tomados para manter o local livre do acesso de insetos, baratas, roedores e qualquer outra ameaça externa.

Cozinha – Na cozinha são elaborados os pratos do cardápio. É necessário, antes da execução do projeto ,consultar a legislação Municipal e Estadual porque ela é diferente em cada Estado ou Município.

Estacionamento – É bastante requerido pelos clientes. Pode-se manter convênios com estacionamentos próximos.

Pessoal

A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Normalmente contrata-se:

- garçons;

- cozinheiros;

- barman;

- auxiliares de limpeza.

A atividade de caixa pode ser executada pelo empresário ou por pessoa por ele designada.

O mais importante é que os funcionários sejam bem treinados e qualificados, contribuindo decisivamente para que o bar seja realmente um local agradável e que os clientes valorizem o bom atendimento. Cortesia, atenção, respeito, honestidade, são valores que o proprietário deve transmitir aos seus funcionários e zelar por sua manutenção.

Deverá ser fornecido uniforme e vestimentas adequadas ao tipo de estabelecimento e função desempenhada, bem como treinamento sobre noções básicas de higiene, atendimento e relacionamento com o público.

A qualificação dos colaboradores requer competências nas seguintes áreas:

- Cozinha: ter experiência e conhecimento de preparo dos pratos e petiscos constantes do cardápio, utilização dos equipamentos da cozinha (forno, fogão e outros), noções de higiene, além dos cuidados com a qualidade dos ingredientes e atenção aos prazos de validade.

- Atendimento ao cliente: ter domínio razoável de etiqueta, saber informar sobre bebidas, conhecer os pratos e lanches, ter facilidade de relacionamento, respeito, atenção, urbanidade, bom humor, interesse pela satisfação das pessoas, discrição e controle emocional.

É importante que o proprietário participe de seminários, congressos e cursos, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. Os empregados devem participar de cursos sobre atendimento qualificado e outros que ampliem seus conhecimentos e habilidades.

O empreendedor deverá estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando -a como balizadora dos salários e orientadora da carga-horária de trabalho, evitando assim, consequências desagradáveis.

O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

Equipamentos

Para o salão e área interna do balcão serão necessários os seguintes móveis e equipamentos:

- 01 microcomputador completo;
- 01 impressora;
- 01 linha telefônica;
- 01 impressora de cupom fiscal;
- mesas, cadeiras, armários, de acordo com o dimensionamento das instalações;
- prateleiras para bebidas;
- gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;
- equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito (o empreendedor decide);
- aparelho de TV e DVD player;
- geladeira vertical especial para cerveja;
- estufas para salgados;
- sistema de ar condicionado dimensionado de acordo com o tamanho do ambiente - opcional;
- equipamento de som;
- materiais de uso diário, tais como: talheres, pratos, copos, panelas, cinzeiros, etc.
- banquetas.

Móveis e equipamentos para a área de cozinha:

- freezer horizontal com geladeira;
- fogão industrial;
- balcão frigorífico;
- chapa com aquecimento a gás;
- exaustor;
- filtro de água;
- espremedor de frutas;
- liquidificador;
- estufa;
- fritadeira elétrica;
- panelas, assadeiras, etc;
- forno de microondas;

Para o balcão:
- coqueteleira ou shaker para preparar coquetéis batidos;
- pinça de uso geral
- dosadeira.

O Sebrae e a Abimaq (Associaçao Brasileira dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos) disponibilizam os dados sobre fabricantes desses e outros equipamentos. Consulte http://www.datamaq.com.br/Sebrae

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Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques.

Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento.

Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

As matérias-prima utilizada no bar são as bebidas e os ingredientes para a composição de pratos para alimentação e petiscos:

As bebidas mais comuns são:
Cervejas;
Vinhos;
Wisky;
Vodcka;
Energéticos;
Refrigerantes;
Aguardente de cana;
Run;
Martini
Campari;
Chopp;
Sucos.

Os petiscos precisam ser selecionados de acordo com o público-alvo a ser atendido, os mais comuns são:
Queijos e frios;
Carnes variadas;
Batata frita;
Mandioca;
Bolinhos diversos;
Lingüiças;
Salsichas;

A opção de servir refeições dependerá da decisão do empreendedor, que deverá estar baseada em pesquisa junto à clientela potencial.

Organização do Processo Produtivo

Os processos de um bar podem ser divididos em:

1. Serviços de Recepção e Atendimento ao Cliente – É o primeiro contato com o cliente. O garçom ou barman entregam ao cliente o cardápio e o orientam sobre a escolha. Os bares que adotam uma forma diferenciada de atendimento podem utilizar recepcionistas para esta atividade. Ao barman cabe ainda a preparação das bebidas e coquetéis. Não havendo esse profissional, essas atividades serão exercidas por outro atendente no interior do balcão.O serviço de atendimento ao cliente no salão é realizado pelos garçons e compreende todo o período de permanência no estabelecimento, desde a recepção até o pagamento da conta e saída do recinto.

2. Serviço de produção de alimentos e montagem dos pratos – É responsável pela preparação dos alimentos e a montagem dos pratos do cardápio.

3. Serviço Administrativo – Responsável pela gerência e controle das atividades produtivas do bar. Geralmente essas funções são exercidas pelo proprietário e pessoas de sua confiança. As atribuições são: compras, pagamento de fornecedores e despesas em geral, orientação da organização do ambiente interno, gestão financeira, gestão de pessoas e outras providências necessárias ao bom funcionamento do negócio.

Automação

Há uma boa oferta de sistemas para gerenciamento de bares. Os softwares possibilitam o controle dos estoques, lançamento das comandas e mesas, custo dos pratos, os itens mais vendidos do cardápio, demora no atendimento, média de clientes, cadastro e histórico de serviços prestados a cada cliente, serviço de mala direta para clientes e potenciais clientes, controle de estoque de produtos, cadastro de móveis e equipamentos, gerenciamento de serviços dos empregados, controle de pagamento das comissões, controle de contas a pagar e a receber, fornecedores, folha de pagamento, fluxo de caixa, fechamento de caixa, etc.

Existem ainda sistemas integrados com a utilização de palmtops que fazem o registro do pedido do cliente com saída para a cozinha, lançamento no caixa, registro contábil, cadastro do cliente, e baixa do estoque.

A utilização da informatização dos processos deverá ser avaliada pelo proprietário, considerando o porte do estabelecimento e a perspectiva de crescimento.

O nível de automação para um bar é praticamente imprescindível, já que a maioria das Secretarias de Fazenda Estaduais requerem que para estabelecimentos que vendam bebidas frias (cervejas e refrigerantes em geral) ou quentes (bebidas em dose), sejam enviadas no SINTEGRA de forma individualizado, item por item, pouco importando a opção tributária do estabelecimento.

Sendo assim faz-se necessário um software que controle individualmente os itens comercializados. Em especial nas emissões de CUPOM FISCAL impressos nas ECF.

Canais de Distribuição

O canal de distribuição é ó próprio bar.

Investimento

O investimento médio para montar um bar de porte médio deverá girar em torno de R$ 15.000,00 a R$ 30.000,00. Estes valores são apenas estimativas e podem variar de acordo com o local de aquisição e fornecedores :

Equipamentos:

Escritório
- 01 microcomputador completo................................R$ 2.000,00
- 01 impressora.........................................................R$ 700,00
- 01 impressora de cupom fiscal...............................R$ 2.000,00
- software de gestão de bares e similares.............. R$ 4.000,00

Total.................................................... ..................R$ 8.700,00

Salão
Será apresentado o valor médio por item individual, o empreendedor deverá fazer sua estimativa, tanto de espaço quanto de expectativa de atendimento de público ao mesmo tempo:
- mesa - R$ 180,00
- cadeira (unidade) - R$ 110,00
- armários - R$ 5.000,00
- prateleiras para bebidas - R$ 100,00
- gaveteiro - R$ 150,00
- TV 40 polegadas - R$ 2.000,00
- DVD player - R$ 200,00
- geladeira vertical especial para cerveja - R$ 3.000,00
- estufas para salgados - R$ 700,00
- ar condicionado 22.000 BTUS - R$ 2.700,00
- equipamento de som - R$1.000,00
- banquetas - R$ 100,00

Estima-se um investimento total em equipamentos da ordem de R$ 15 a 20 mil, ressaltando-se que este é um valor apenas para referência.

O proprietário pode optar por adquir o mobiliário, ou parte dele, em loja de móveis usados, de acordo com o recurso financeiro que dispõe.

Os materiais de uso diário, tais como: talheres, pratos, copos, panelas, assadeiras, fogão, exaustor, liquidificador, microondas, etc, requerem um investimento adicional de R$ 7 a R$ 8 mil.

Será necessária também a aquisição de estoque inicial de matéria-prima, as quais serão utilizadas no processo de comercialização no bar. Para esse tipo de aquisição não está computado nos valores acima, pois irá depender das opções de itens que serão produzidos e comercializados no bar. Isso que deverá ser estruturado pelo empreendedor e um profissional que conheça profundamente do segmento.

ADEQUAÇÃO DO IMÓVEL
Para esse segmento empresarial o espaço para funcionamento do bar, poderá ser feito adaptação de uma casa ou imóvel comercial já existente e que tenha espaços amplos, ou ainda estruturar uma construção apropriada para instalação do bar, devendo tal investimento ser elaborado segundo as concepções do empreendedor.

Capital de Giro

Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.
O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão- de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.
Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

Capital de giro é um montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir a dinâmica do seu processo de negócio.

O capital de giro precisa de controle permanente, pois tem a função de minimizar o impacto das mudanças no ambiente de negócios onde a empresa atua.

O desafio da gestão do capital de giro deve-se, principalmente, à ocorrência dos fatores a seguir:
a) Variação dos diversos custos absorvidos pela empresa;
b) Aumento de despesas financeiras;
c) Baixo volume de vendas;
d) Em caso de venda a prazo, ocorrência de inadimplência, apesar de que nesse segmento não é comum ter vendas a prazo;
e) Pagamento das parcelas de possíveis financiamentos, tanto em relação à aquisição de equipamentos quanto de mobiliário;
f) Altos níveis de estoques de matéria-prima;
g) Aumento de custos operacionais do bar.

O empreendedor deverá ter um controle orçamentário rígido de forma a não consumir recursos sem previsão.

O empresário deve evitar a retirada de valores além do pró-labore estipulado, pois no início, todo o recurso que entrar na empresa nela deverá permanecer, possibilitando o crescimento e a expansão do negócio. Dessa forma, a empresa poderá alcançar mais rapidamente sua auto-sustentação, reduzindo as necessidades de capital de giro e agregando maior valor ao novo negócio.

O empreendedor deverá realizar um levantamento criterioso da necessidade de capital de giro que seu empreendimento irá requerer em um determinado período pré-definido, por exemplo, 90 dias. Com base nesse levantamento, deverá ser multiplicada essa necessidade de capital de giro para tantos quantos períodos similares entender que será necessário para suportar a movimentação operacional da empresa até que o negócio empresarial atinja sua auto-sustentação.

Nesse segmento, normalmente a necessidade de capital de giro é de nível médio e tenderá a variar na ordem de 35% a 65% do investimento total.

O empreendedor deverá buscar apoio junto ao SEBRAE para que seja prestado apoio consultivo na estruturação do novo negócio, devendo ser elaborado Plano de Negócio para conhecer as expectativas comerciais e operacionais desse empreendimento, o que irá reduzir substancialmente equívocos na implantação de um bar.

Custos

São todos os gastos realizados na produção de um bem ou serviço e que serão incorporados posteriormente no preço dos produtos ou serviços prestados, como: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas comerciais, insumos consumidos no processo de prestação e execução de serviços, depreciação de maquinário e instalações.

O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, prestação e venda de serviços que compõem o negócio, indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas.

Quanto menores os custos para a prestação de um bom nível de serviço, maior a chance de sucesso no resultado final do negócio.

Os custos mensais de um bar podem ser estimados considerando os itens e valores referenciais abaixo:
1. Salários, comissões (caso a remuneração de serviço de colaboradores seja feita com base em desempenho) e encargos: R$ 7.000,00;
2. Tributos, impostos, contribuições e taxas: R$ 1.000,00;
3. Aluguel, taxa de condomínio: O valor do aluguel é variável,dependerá da localização , condições e tamanho do imóvel;
4. Água, luz, telefone e acesso a internet: R$ 300,00;
5. Manutenção de software: R$ 200,00;
6. Produtos para higiene e limpeza da empresa e funcionários: R$ 400,00;
7. Recursos para manutenções corretivas e preventivas de maquinários e instalações: R$ 200,00;
8. Propaganda e publicidade da empresa: R$ 2.000,00.

O empreendedor deve primar pelo controle da prestação de serviços, de forma criteriosa, mantendo em níveis pré- estabelecidos no Plano de Negócio, as despesas e os custos, buscando alternativas para minimizar esses dois elementos, mas sem comprometer o nível de prestação de serviços.

Procure o Sebrae mais próximo para obter mais informações e suporte na gestão dos custos do seu estabelecimento.

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Diversificação/Agregação de Valor

Diversificar e Inovar são formas de agregar valor ao negócio, criando motivos para a constante atração de público, e consequentemente o aumento de faturamento e lucro do estabelecimento.

O negócio “bar” pode ser de vários tipos e tamanhos, atraindo públicos distintos e bem definidos, e portanto “inovar” aqui significa atender aos anseios de novidade compatíveis com as características do estabelecimento e do público alvo.

Acompanhar as tendências ditadas pela TV, novelas, filmes, e outras fontes de mudança de comportamento e hábitos, pode ser uma importante estratégia para manter o bar sempre com alguma novidade a espera dos seus clientes.

Avaliar a concorrência e verificar os serviços, bebidas e comidas que estão sendo oferecidos, também é importante, seja para acompanhar algo realizado e que apresentou sucesso, seja para aproveitar que sua ideia ainda não foi executada e isso poderá ser uma vantagem a ser explorada.

Alguns bares tem como tema a “tradição”, os antigos bares famosos e seus quitutes tradicionais, e/ou seus clientes típicos não valorizam a “novidade”. Neste caso a inovação poderá vir pelo resgate de bebidas ou marcas antigas, receitas tradicionais com uma nova apresentação, ou mesmo por oferecer um serviço diferenciado.

Para aqueles outros, em que o cliente pede por novidade e acompanhamento das tendências, a oferta de drinques exóticos, a utilização de ingredientes não costumeiros na sua região, ou mesmo a mudança da decoração, podem ser estratégias que retenham a atenção do público.

A introdução de TVs por assinatura, com programação específica e da mesma temática que o bar, tem-se mostrado uma forma bastante eficiente para atrair clientes afinados com esse tipo de lugar.

Outra forma de inovação é a oferta de bebidas e comidas para consumo fora do ambiente do bar. Em regiões com grande densidade de moradias, é comum as famílias comprarem os pratos tradicionais para consumo em casa. Ou em regiões com alta densidade de escritórios, os serviços de entrega tipo buffet ou rotisseria, também são uma forma de atender um público que, naquele momento, não estaria disponível.

A inovação depende da criatividade e esta não tem limite. O empreendedor deve estar sempre atento aos anseios e expectativas dos seus clientes, procurando atendê-los e criando valor para seu negócio.

Divulgação

O meio de divulgação deste segmento empresarial são os tradicionais, como exemplo cita-se:
• Propagandas em rádio e TV;
• Panfleto, cartaz e outdoor;
• Distribuição de brindes, tais como camisetas, base para chopp, copos personalizados, dentre outros;
• Promotores de eventos por noites, etc.;
• Publicação em jornais, revistas e internet.

A maioria dos meios de comunicação citados acima apresentam alto custo, por isso mesmo deve-se optar entre o que melhor se enquadre no perfil do empreendimento, visando alocar recursos em divulgação com melhores possibilidades de retorno.

Além destes mecanismos de divulgação tradicional o empreendedor deve primar pela qualidade e esmero no atendimento, pois desse processo irá propiciar a melhor propaganda existente no mercado que é o boca-a-boca, que sem dúvida continua sendo a melhor forma de divulgar e manter a clientela.

Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de BAR, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 5611-2/02, atividades de servir bebidas alcoólicas, com comércio específico para bar, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):

• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
• CSLL (contribuição social sobre o lucro);
• PIS (programa de integração social);
• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
• ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);
• INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 4% a 11,61%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

I) Sem empregado
• 5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária do empreendedor:
• R$ 1,00 mensais de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias;

II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria)

O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:
• Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;
• Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.

Eventos

As representações locais da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes- ABRASEL e os sindicatos estão sempre realizando e divulgando eventos com informações de grande importância para o setor. Eventos tradicionais sobre o setor:

Congresso Nacional da ABRASEL
Evento Anual
Local: Em estados diferentes a cada ano

Exposições e Feiras, site contendo várias exposições e feiras, de vários setores
www.expofeiras.gov.br

Fispal Food Service - Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar
Evento Anual
Local: São Paulo (Expo Center Norte)
Site: http://www.fispal.com/

Restaubar Show
Evento Anual
Local: São Paulo (Transamérica Expo Center)
Site: http://www.restaubar.com.br/

Curso Master Bartender
Tel: (11)3229-4666
Email: assbb@terra.com.br

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Entidades em Geral

Relação de entidades para consultas:

ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
Rua Bambui, 20 – conj 102 – Serra;
Belo Horizonte MG
CEP: 30210-490
Tel.: (31) 3264-3101 / 3264-3108
E-mail: secretariabr@abrasel.com.br
Site: http://www.abrasel.com.br

FNRHBS - Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares
Praia do Flamengo, 200 - 4º andar - Flamengo
Rio de Janeiro – RJ
Cep: 22210-060
Tel: (21) 2558-2630
Fax: (21) 2285-5749
Site: http://www.fnrhbs.com.br/

ASSB – Associação Brasileira de Bartenders
Av. Senador Queiroz, 605 conj. 517 - São Paulo
Tel.: 11 3229-4666 / 3227-6293
email: assbb@terra.com.br
Site: http://www.assbb.org.br/cursos.html

Ministério da Saúde
Site: http://www.saude.gov.br/
Agência Nacional de Vigilancia Sanitária
Site: http://www.anvisa.gov.br/

Procurar na localidade:
Sindicato de bares e restaurantes

Revista bares e restaurantes
Rua Itápolis 1468 – Pacaembui – São Paulo/SP
e-mail: faleconosco@revistaba reserestaurantes.com.br
Tel: (11) 3864-7418

Revista cozinha profissional
Rua General Almério de Moura, 780 Cj. 18 - São Paulo/SP
CEP: 05690-080
Tel: (11) 3755-5700
Email: redacao@cozinhaprofissional.com .br

Obs: Pesquisa na internet indicará os fornecedores de equipamentos e produtos para bares, que poderão estar localizados mais próximos ao local de instalação do negócio. As Associações de bares e restaurantes existentes nos estados da federação também poderão auxiliar.

Franquias
ABF – Associação Brasileira de Franchising
Av. Brig. Faria Lima, 1739, 3º andar - Jardim Paulistano
São Paulo - SP
Cep: 01452-001
Tel.: (11) 3814-4200 / Fax.: (11) 3817-5986
Site: http://www.portaldofranchising.com .br/

Cursos:

SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - www.senac.br/

Sebrae - www.sebrae.com.br

Normas Técnicas

Norma técnica é um documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para um uso comum e repetitivo regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. (ABNT NBR ISO/IEC Guia 2).

Participam da elaboração de uma norma técnica a sociedade, em geral, representada por: fabricantes, consumidores e organismos neutros (governo, instituto de pesquisa, universidade e pessoa física).

Toda norma técnica é publicada exclusivamente pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, por ser o foro único de normalização do País.


1. Normas específicas para um Bar

ABNT NBR 14230:2012 - Alumínio e suas ligas - Embalagens descartáveis para alimentos - Pratos redondos números 4, 6, 7, 8 e 9.

Esta Norma especifica os requisitos para as embalagens descartáveis para alimentos do tipo prato redondo números 4, 6, 7, 8 e 9.


ABNT NBR 15074:2004 - Alumínio e suas ligas - Bandejas descartáveis para alimentos.

Esta Norma fixa os requisitos exigíveis para bandejas descartáveis para alimentos produzidas com folhas de alumínio e suas ligas.


ABNT NBR 15635:2008 - Serviços de alimentação - Requisitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais.

Esta Norma especifica os requisitos de boas práticas e dos controles operacionais essenciais a serem seguidos por estabelecimentos que desejam comprovar e documentar que produzem alimentos em condições higiênico sanitárias adequadas para o consumo.


ABNT NBR ISO 22000:2006 Versão Corrigida:2006 - Sistemas de gestão da segurança de alimentos - Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos

Esta Norma especifica requisitos para o sistema de gestão da segurança de alimentos, onde uma organização na cadeia produtiva de alimentos precisa demonstrar sua habilidade em controlar os perigos, a fim de garantir que o alimento está seguro no momento do consumo humano.


2. Normas aplicáveis na execução de um Bar

ABNT NBR 14518:2000 - Sistemas de ventilação para cozinhas profissionais.

Esta Norma estabelece os princípios gerais para projeto, instalação, operação e manutenção de sistemas de ventilação para cozinhas profissionais, com ênfase na segurança contra incêndio e no controle ambiental.


ABNT NBR ISO 23953-2:2009 - Expositores refrigerados - Parte 2: Classificação, requisitos e condições de ensaio.

Esta parte da ABNT NBR ISO 23953 estipula os requisitos para a construção, as características e o desempenho de expositores frigoríficos utilizados na venda e exposição de produtos alimentícios. Estipula ainda as condições de ensaio e os métodos para verificar o cumprimento dos requisitos, assim como a classificação dos expositores, a etiquetagem e a lista das características a serem informadas pelo fabricante. Não é aplicável a máquinas frigoríficas de auto-serviço (refrigerated vending machines) ou destinadas ao uso em serviços de bufê ou em aplicações outras que no comércio varejista. Não trata tampouco da decisão quanto à escolha do tipo de produtos alimentícios a serem mantidos nos expositores.

ABNT NBR 15526:2012 - Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais - Projeto e execução.

Esta Norma estabelece os requisitos mínimos exigíveis para o projeto e a execução de redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais que não excedam a pressão de operação de 150 kPa (1,53 kgf/cm2) e que possam ser abastecidas tanto por canalização de rua (conforme ABNT NBR 12712 e ABNT NBR 14461) como por uma central de gás (conforme ABNT NBR 13523 ou outra norma aplicável), sendo o gás conduzido até os pontos de utilização através de um sistema de tubulações.


ABNT NBR 15842:2010 - Qualidade de serviço para pequeno comércio – Requisitos gerais.

Esta Norma estabelece os requisitos de qualidade para as atividades de venda e serviços adicionais nos estabelecimentos de pequeno comércio, que permitam satisfazer as expectativas do cliente.


ABNT NBR 12693:2010 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio.

Esta Norma estabelece os requisitos exigíveis para projeto, seleção e instalação de extintores de incêndio portáteis e sobre rodas, em edificações e áreas de risco, para combate a princípio de incêndio.


ABNT NBR 5626:1998 - Instalação predial de água fria.

Esta Norma estabelece exigências e recomendações relativas ao projeto, execução e manutenção da instalação predial de água fria. As exigências e recomendações aqui estabelecidas emanam fundamentalmente do respeito aos princípios de bom desempenho da instalação e da garantia de potabilidade da água no caso de instalação de água potável.


ABNT NBR 5410:2004 Versão Corrigida: 2008 - Instalações elétricas de baixa tensão.

Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.


ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 - Iluminação de ambientes de trabalho - Parte 1: Interior.

Esta Norma especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho.


ABNT NBR IEC 60839-1-1:2010 - Sistemas de alarme - Parte 1: Requisitos gerais - Seção 1: Geral.

Esta Norma especifica os requisitos gerais para o projeto, instalação, comissionamento (controle após instalação), operação, ensaio de manutenção e registros de sistemas de alarme manual e automático empregados para a proteção de pessoas, de propriedade e do ambiente.


ABNT NBR 9050:2004 Versão Corrigida: 2005 - Acessibilidades a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

Esta Norma estabelece critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

Glossário

Barman – ocupação do profissional do bar.Conhecedor de drinques,bebidas e composição de coquetéis. Responsável pelo bar, pela elaboração dos coquetéis e organização do bar;
Cocktails – coquetel;
Fidelizar – tornar fiel a uma marca;
Happy hours – fim do expediente de trabalho, fim de tarde, em um local agradável com os amigos.

Dicas de Negócio

Dimensionar o conjunto de serviços que serão agregados é importante para se tornar mais competitivo, e avaliar o custo/benefício desses serviços é vital para a sobrevivência. Seguem algumas dicas para um bar:

- Investir na qualidade do atendimento ao cliente, ou seja: qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados pelo cliente.

- Oferecer comodidades adicionais tais como: estacionamento, manobristas, ar condicionado, música ao vivo ou ambiente .

- Procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como: remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e novos produtos ofertados, contato telefônico, lembrando de eventos e promoções.

- A presença do proprietário em tempo integral é fundamental neste setor para o sucesso do empreendimento.

- O empreendedor deve estar sintonizado com as mudanças de hábitos e costumes na sua região , pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes.

- As equipes de atendimento, cozinha e administração devem participar de cursos de aperfeiçoamento, congressos e seminários, para garantir a atualização do negócio.

- Deve-se ter cuidados especiais com bebidas, desde o armazenamento até a temperatura em que devem ser servidas.

- O cardápio é um elemento fundamental para o sucesso do empreendimento, a sua montagem antecede até mesmo às instalações da cozinha. O cardápio deve ser pensado para oferecer produtos certos para a demanda de cada local, de cada tipo de cliente, de cada dirá e de cada horário. Está se tornando uma tendência cada vez maior dos bares oferecerem também refeições.

- A carta de bebidas deve ser bem elaborada, levando em consideração os preços das bebidas e o nível de sofisticação dos coquetéis a serem oferecidos.

-O atendimento é fator estratégico, por isso o serviço deve ser extremamente ágil e satisfatório para o cliente.

- Não se esqueça da administração e gestão do caixa. Seu acompanhamento e controle é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Características

O empreendedor que quiser abrir um bar, deve ter algumas características básicas, tais como:

1. Ter conhecimento específico ou experiência sobre atendimento comercial, alimentos e bebidas, estrutura e funcionamento de um bar;

2. Ser também uma pessoa que sempre busca melhorar o nível de seu negócio, tanto com a participação em cursos específicos sobre relacionamento interpessoal, atendimento, alimentos e bebidas, feiras de alimentos, conservação de matéria-prima, quanto no aprimoramento da gestão empresarial;

3. Ter habilidade no tratamento com pessoas, tanto com seus colaboradores quanto com clientes, fornecedores, enfim com todos que de forma direta ou indireta tenha ligação com a empresa;

4. Ser empreendedor com visão prospectiva, atuando com antecipação de tendências, ter visão de futuro no que tange o interesse e expectativa de mercado e dos consumidores, além de estar sempre antenado com as inovações tecnológicas e de mercado;

5. Ser humilde o suficiente para entender que trabalhar com atendimento de público heterogêneo, apesar de ser uma operação que se torna repetitiva, não significa ter um empreendimento de sucesso por si só;

Além destas características acima listadas o empresário de um bar tem que ser uma pessoa extremamente criativa, sempre com capacidade de criar formas inovadoras de atendimento e comercialização, tendo como foco e objetivo de estar sempre a frente de seus concorrentes.

As características indicadas acima são apenas direcionamentos, o que não significa que um empreendedor que não possua todas estas características tenha que desistir de investir nesse novo negócio. O aprendizado, parcerias e sociedades podem ser meios para a obtenção das competências necessárias para o sucesso do empreendimento.

Bibliografia

AIUB, George Wilson, et all. Plano de Negócios: Serviços. 2.ed. Porto Alegre : SEBRAE, 2000.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

SILVA, José Pereira. Análise Financeira das Empresas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

BIRLEY, Sue e MUZYKA, Daniel F. Dominando os Desafios do Empreendedor. São Paulo: Pearson/PrenticeHall, 2004.

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luisa. 14. ed. São Paulo : Cultura Editores Associados, 1999.

COSTA, Nelson Pereira. Marketing para Empreendedores: um guia para montar e manter um negócio. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MARICATO, Percival. Como montar e administrar bares e restaurantes. 6. ed. São Paulo: Ed Senac, 2005.

SENAC/SP. Bares e Restaurantes: Gestão de Pequenos Negócios.

Rio 28 Idéias de Negócios : bar. Rio de Janeiro: Editora Senac, 2006.

Como montar Bar e Lanchonete. São Paulo : SEBRAE/SP, 1996.

Convênio Sebrae / Abimaq fornece lista de fornecedores para equipamentos http://www.datamaq.com.br/sebrae/

Fonte

A estabilidade econômica e o advento de uma moeda forte proporcionou o amadurecimento do mercado financeiro nacional. Este amadurecimento se mostra às empresas em forma de produtos financeiros que atendam suas demandas de curto e longo prazo. A cada dia surgem produtos que exigem do empresário maturidade na gestão do crédito. Para isso, faz-se necessário a realização de planejamento financeiro e o conhecimento da capacidade de pagamento da empresa.

O mercado nacional possui uma extensa variedade de instituições financeiras privadas com grande portfólio de produtos. Serão descritos a seguir alguns produtos do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Este critério é uma mera simplificação e se justifica pela abrangência nacional dos produtos desta instituição. Vale ressaltar que os bancos e agências de desenvolvimento regionais também apresentam produtos bastante competitivos e merecem uma análise mais aprofundada.

Provido de recursos federais, os recursos geridos pelo BNDES destinam-se ao financiamento de investimentos de longo prazo e, de forma complementar, capital de giro ou custeio. A contratação e a liberação dos recursos é feita mediante diversos bancos comerciais, bancos de investimento e bancos múltiplos. Como exemplos de instituições repassadoras, citam-se: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Santander, Bradesco, Itaú etc. Em alguns casos, o acesso aos recursos pode ser feito diretamente junto ao BNDES (p.ex., operações acima de R$ 10 milhões).

Dentre os principais programas de financiamento disponíveis à maioria dos empreendimentos, destacam-se:

- BNDES Finame: financiamento para produção e aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional;

- BNDES Automático: financiamento a projetos gerais de investimento (equipamentos, obras civis, capital de giro etc.);

- Cartão BNDES: crédito pré-aprovado de até R$ 1 milhão destinado às Micro, Pequenas e Médias Empresas para aquisição de produtos credenciados de diversos tipos.

Para mais informações, consultar o site do BNDES.

Planejamento Financeiro

O acesso cada vez mais facilitado a informações, tanto dentro quanto fora das empresas, tem possibilitado uma administração mais criteriosa e apurada por parte das MPEs. No entanto, o que pode ser observado é que grande parte destas empresas continuam mantendo uma visão imediatista e centralizadora nas questões relativas a gestão. Os reflexos deste comportamento são inadimplência e elevação dos custos operacionais. Os controles financeiros quando praticados de forma eficiente disponibilizam aos gestores informações necessárias ao planejamento e a tomada de decisão.

Um bom orçamento de caixa considera previsões de vendas, compras, despesas e investimentos para períodos futuros. O principal ponto do orçamento de caixa é a previsão das vendas. Estas projeções são realizadas a partir da análise de informações referentes ao histórico de períodos anteriores, projeções de crescimento da economia, expectativa de investimentos, objetivos e metas estratégicos, capacidade produtiva da empresa e sazonalidade.

A partir das previsões de vendas, estimam-se os custos e despesas variáveis (que variam proporcionalmente ao volume de vendas) como impostos e comissões e os pagamentos aos fornecedores de matérias-primas. É importante que o empreendedor esteja atento aos prazos de pagamento e recebimento e para lançar as entradas e saídas de caixa no período correto. Também é importante estar atento às despesas fixas como telefone, energia, aluguel, água, funcionários, encargos etc.

Esta visão do futuro auxilia o processo de tomada de decisão por oferecer informações sobre a geração de caixa da atividade, proporcionando reflexões sobre a viabilidade de investimentos e possíveis “furos de caixa” (descasamento entre entradas e saídas de caixa). A comparação do que foi planejado com o que está ocorrendo periodicamente é uma ferramenta de análise de desempenho importante.

Soluções Sebrae

• Aprender a Empreender;
• Técnicas de Vendas;
• Eficiência Energética nas Micro, Pequenas e Médias Empresas;
• D’olho na Qualidade;
• Como Vender Mais e Melhor – Módulo 1;
• Como Vender Mais e Melhor – Módulo 2;
• Como Vender Mais e Melhor – Módulo 3;
• Análise de Marcado;
• Controles Financeiros;
• Contabilidade na Prática;
• Análise e Planejamento Financeiro;
• Formação de Preços;
• Gestão de Pessoas;
• Empretec.
• Click Marketing: http://www.clickmarketing.sebrae.com.br/
• Central de Oportunidades: http://www.sebrae2014.com.br/centraldeoportunidades/
• Rede Comércio Brasil

Sites Úteis

Sebrae Nacional www.sebrae.com.br

BNDES www.bndes.gov.br

Abrasel (Associacao Brasileira de Bares e Restaurantes) www.abrasel.com.br

URL

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-um-bar