Apresentação

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender

Durante muito tempo as mobílias precisavam transportadas com certa freqüência devido aos costumes de antigas civilizações e até mesmo das ricas cortes européias que mudavam de palácios de tempos em tempos. A mobília passou a ser chamada de “móvel” devido a sua característica “portátil” inicial.

Os móveis podem ser analisados em diferentes períodos da história, sob quatro ângulos diferentes:

1) Funcionalidade: inicialmente a importância dos móveis se restringia à suas funções práticas: Bancos e cadeiras existiam para sentar; mesas e estantes para apoiar utensílios e objetos; camas, para dormir; armários, para guardar coisas.

2) Status: posteriormente os móveis adquiriram um novo status, se tornaram indicadores de posição social. “A classe que ocupa alta posição na hierarquia social enfatiza seu papel particular pelos móveis dos ambientes onde vive.” (SILVA, 2006)

3) Tecnologia: o terceiro estágio a ser considerado na história do mobiliário é o aspecto tecnológico. A tecnologia evoluiu e surgiram novas técnicas e materiais para fabricação da mobília. Os últimos sessenta anos evoluíram mais tecnologicamente do que os seis séculos anteriores.

4) Desejo: o quarto aspecto de observação do mobiliário se fundamenta na maneira como os móveis são utilizados e organizados do espaço. Os móveis podem ser utilizados apenas em sua função prática, podem satisfazer desejos como peças decorativas ou podem aliar a função decorativa e prática.

Percebe-se que a evolução do conceito dos móveis evoluiu conforme os valores e cultura da sociedade. Em cada época um aspecto foi valorizado de acordo com o que era importante para as pessoas naquele momento da história. Por fim, vive-se um momento em que todos os aspectos têm igual importância, onde o mercado de móveis oferece opções para todas as necessidades.

Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Loja de Móveis Planejados. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Mercado

Conforme estudo elaborado pelo Sebrae:

De 2004 à 2005 houve decréscimo de 6 ,58% no mercado de móveis brasileiro. Contudo, houve um crescimento de quase 10% no período de 2003 a 2008;

Em 2008 o mercado de móveis alcançou a cifra de 17 bilhões de reais;

A tendência, é que o mercado de móveis cresça como um todo, 8,5% até 2013 em termos de valor de venda.

Ameaças e oportunidades

As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.

O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.

Dentre as oportunidades identificadas para este negócio pode-se destacar:

a) Expectativa de crescimento do setor;

b) Tendência de imóveis cada vez menores e adaptados a residências pequenas, gerando aumento de demanda para o mercado

de móveis planejados;

c) As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada identificou a ameaça abaixo listada como sendo a mais significativa:

Concorrência das grandes empresas de varejo oferecendo linhas de móveis modulados com design diferenciado a preço mais acessível.

Localização

A localização de uma Loja de Móveis Planejados deve ser decidida levando em consideração alguns aspectos, tais como:

a) Adequação aos clientes:Facilidade de acesso; Estacionamento;

b) Adequação aos funcionários:Proximidade de estações e pontos de transporte coletivo;Infraestrutura de serviços (restaurantes, farmácias, bancos);

c) Aspectos urbanísticos e de infraestrutura:Segurança da região;Infraestrutura de serviços públicos (Bombeiros, Polícia, Hospital, Correio);Local sujeito a inundações ou próximo a áreas de risco;Disponibilidade dos serviços de água, luz, telefone e internet;Serviços de recolhimento de lixo.

d) Aspectos econômicos financeiros:Preço de aluguel e qualidade dos imóveis disponíveis;

Alguns locais que podem ser considerados estratégicos:

Proximidade de outras lojas de móveis planejados;Shoppings especializados em produtos para o lar;

Cuidados na escolha do imóvel:

Antes de assinar um contrato de aluguel ou comprar um imóvel, é essencial verificar qual é a condição do Habite-se (autorização da prefeitura para que ele possa ser habitado) e as regras de ocupação de solo (cada cidade define regras específicas em leis de zoneamento). Em algumas áreas, não é permitido funcionamento de atividades comerciais. Além disso, imóveis que têm declaração residencial não devem ser usados para fins comerciais.

Exigências Legais e Específicas

Para dar início ao processo de abertura da empresa é necessário que se cumpra os seguintes procedimentos:

1) Consulta Comercial

Antes de realizar qualquer procedimento para abertura de uma empresa, o primeiro passo é realizar uma consulta prévia na prefeitura ou administração local. A consulta tem por objetivo verificar se no local escolhido para a abertura da empresa é permitido o funcionamento da atividade que se deseja empreender. Outro aspecto que precisa ser pesquisado é o endereço. Em algumas cidades, o endereço registrado na prefeitura é diferente do endereço que todos conhecem. Neste caso, é necessário o endereço correto, de acordo com o da prefeitura, para registrar o contrato social, sob pena de ter de refazê-lo.

Órgão responsável:Prefeitura Municipal;Secretaria Municipal de Urbanismo.

2) Busca de nome e marca

Verificar se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada.

Órgão responsável:Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

3) Arquivamento do contrato social/Declaração de Empresa Individual

Este passo consiste no registro do contrato social. Verifica-se também, os antecedentes dos sócios ou empresário junto a Receita Federal, através de pesquisas do CPF.

Órgão responsável:Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples).

4) Solicitação do CNPJ

Órgão responsável:Receita Federal.

5) Solicitação da Inscrição Estadual

Órgão responsável:Receita Estadual

6) Alvará de licença e Registro na Secretaria Municipal de Fazenda

O Alvará de licença é o documento que fornece o consentimento para empresa desenvolver as atividades no local pretendido.

Órgão responsável:Prefeitura Municipal;Secretaria Municipal da Fazenda.

7) Matrícula no INSS

Órgão responsável:Instituto Nacional de Seguridade Social; Divisão de Matrículas – INSS.

Estrutura

A dimensão do empreendimento é uma decisão do empresário, entretanto, sugere-se uma área de 80m² para início das atividades.

O espaço deve ser dividido em show room, banheiros (caso a loja não esteja localizada em um shopping), copa, e escritório para realização das atividades administrativas e reuniões.

Sugestão de equipamentos para o show room:Cozinha planejada;Dormitório planejado;Mesas para vendedores;Cadeiras;Computadores;Telefones.

A Loja de Móveis Planejados pode ser especialista em um determinado cômodo, como por exemplo, cozinha ou dormitório ou ainda, ofertar ambientes planejados para toda residência ou escritório.

Sugestão de equipamentos para o escritório:Mesa;Cadeiras;Computador;Telefone/fax;Impressora;Armários; Arquivo para documentos.

Sugestão de equipamentos para a copa:Armário;Frigobar/geladeira;Microondas;Talheres, copos, xícaras e etc.

Como o público desse tipo de empreendimento é diferenciado, torna-se muito importante investir na apresentação da loja.

Revestimentos, pintura, móveis, acessórios e iluminação são componentes importantes para obter uma climatização favorável. Além disso, o ambiente deve ser funcional, observando os espaços necessários para circulação dos clientes, boa ventilação, as dimensões adequadas aos provadores e banheiro (se for necessário), prevendo inclusive adaptações necessárias para o acesso e atendimento de portadores de necessidades especiais.

O conceito adotado na arquitetura da loja tem que estar condizente com a imagem que se deseja vender.

Pessoal

Uma Loja de Móveis Planejados precisa de profissionais que exerçam as funções, administrador, projetista, vendedor, montador e ajudante do montador.

Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. Uma Loja de Móveis Planejados pode começar com uma equipe de seis pessoas, desde que os profissionais reúnam as competências necessárias para tocar o empreendimento.

AdministradorCapacidade para lidar com imprevistos;Reconhecer e definir problemas,Atuar preventivamente;Ter raciocínio lógico, crítico e analítico;Ter conhecimento de gestão empresarial;Habilidade de relacionamentos;Habilidade para negociar;Próatividade;Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;Disciplina.

ProjetistaBoa visão espacial; Capacidade de comunicação;Habilidade manual;Raciocínio espacial desenvolvido;Senso estético;Concentração e atenção a detalhes.Criatividade, para realizar um trabalho de qualidade e atender satisfatoriamente às necessidades do cliente.Capacidade para trabalhar em equipe.

Vendedor(a)Boa dicção;Conhecimento do ramo;Conhecimento técnico dos produtos;Cortesia e educação para com os clientes e colegas;Capacidade para trabalhar em equipe; Capacidade de comunicação;Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos.

MontadorPrimazia pelo acabamento;Pró -atividade;Capacidade de resolver problemas;Cortesia e educação para com os clientes e colegas;Capacidade de comunicação;Habilidade para interpretar manuais.

Ajudante do MontadorForça física;Capacidade para trabalhar e equipe;Cortesia e educação para com os clientes e colegas

A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.

Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos de cada categoria, a partir daí o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.

Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:

recrutamento e seleção,treinamento de novos funcionários,custos com demissões.

Equipamentos

Para estruturar a empresa serão necessários os seguintes equipamentos:

Sugestão de equipamentos para o show room:

1 cozinha planejadaR$ 5.000,00;1 dormitório planejado – R$ 4.000,00;2 Mesas para vendedores/projetista – R$ 1.000,00;6 Cadeiras – R$ 1200,00;2 Computadores – R$ 3.000,00;2 Telefones – R$ 80,00.

Outros ambientes planejados podem estar disponíveis no show room, considerando a opção de especialização ou diversidade oferecida pela Loja de Móveis Planejados.

Sugestão de equipamentos para o escritório:

1 Mesa– R$ 600,003 Cadeiras; - R$ 600,00;1 Computador - R$ 1.500,00;;1 Telefone/ fax - R$ 400,00;1 Impressora - R$ 400,00;2 Armários - R$ 1000,00;1 Arquivo para documentos - R$ 400,00.

Sugestão de equipamentos para a copa:

1 Armário – R$ 500,00;1 Frigobar/geladeira – R$ 600,00;1 Microondas – R$ 300,00;Talheres, copos, xícaras e etc. – R$ 200,00

O mercado de equipamentos eletrônicos usados pode ser interessante para quem está começando. Porém, alguns cuidados devem der tomados ao comprar máquinas e equipamentos usados:

Dar preferência a equipamentos que estejam em uso; Pedir a um especialista para avaliar as condições do equipamento antes de comprá- lo;Solicitar os manuais de operação e manutenção;

O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a empresa está instalada.Além dos equipamentos citados, será necessário adquirir um veículo ou terceirizar o serviço de frete para realização do serviço de instalação dos móveis. Bancos e financeiras oferecem financiamentos exclusivos com taxas diferenciadas de financiamento para pessoa jurídica. É importante a realização de uma pesquisa para se informar sobre as melhores taxas praticadas no mercado e também verificar o custo/benefício de um veículo “zero”, semi-novo.

Fornecedores de equipamentos e tecnologia para montagem da loja.:

CTISTel: 0800 723-2847http://www.ctis.com.br

Tok StokTel: 0800 70 10 161Site: http://www.tokstok.com.br

Ponto FrioSite: http://www.pontofrio.com.br/

*Os fornecedores do Show Room são os fornecedores de produtos.

Matéria Prima/Mercadoria

A gestão de estoques no varejo é a procura do constante equilíbrio entre a oferta e a demanda. Este equilíbrio deve ser sistematicamente aferido através de, entre outros, os seguintes três importantes indicadores de desempenho:
Giro dos estoques: o giro dos estoques é um indicador do número de vezes em que o capital investido em estoques é recuperado através das vendas. Usualmente é medido em base anual e tem a característica de representar o que aconteceu no passado.
Obs.: Quanto maior for a freqüência de entregas dos fornecedores, logicamente em menores lotes, maior será o índice de giro dos estoques, também chamado de índice de rotação de estoques. Cobertura dos estoques: o índice de cobertura dos estoques é a indicação do período de tempo que o estoque, em determinado momento, consegue cobrir as vendas futuras, sem que haja suprimento. Nível de serviço ao cliente: o indicador de nível de serviço ao cliente para o ambiente do varejo de pronta entrega, isto é, aquele segmento de negócio em que o cliente quer receber a mercadoria, ou serviço, imediatamente após a escolha; demonstra o número de oportunidades de venda que podem ter sido perdidas, pelo fato de não existir a mercadoria em estoque ou não se poder executar o serviço com prontidão.
Portanto, o estoque dos produtos deve ser mínimo, visando gerar o menor impacto na alocação de capital de giro. O estoque mínimo deve ser calculado levando-se em conta o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa

Os principais produtos fornecidos por uma Loja de Móveis Planejados são:

Cozinhas planejadas (armários);Home Theaters (estantes e racks);Dormitórios (camas, estantes, escrivaninhas e guarda roupas);Closets;Banheiros (armários);Home Offices (mesas, estantes e armários).

Fornecedores

Existem algumas opções de fornecimento de produtos para uma Loja de Móveis Planejados:

1) Fábrica própria: a Loja de Móveis Planejados tem sua própria fábrica de móveis.

2) Revenda de Multi marcas: Nesse caso a loja faz um contrato cada fábrica. Esse contrato permite que a loja faça a revenda de produtos. O nome da loja é desvinculado da marca. *Muitas marcas consolidadas no mercado estão optando por não fornecer seus produtos e serviços para lojas multimarcas devido a problemas com a imagem.

3) Autorizada de uma marca: Nesse caso a loja faz um contrato com a fábrica. Esse contrato permite que a loja use o nome ou marca da fábrica e faça a revenda de produtos. A fábrica faz algumas solicitações, quanto ao número de funcionários, localizaçãoda loja e espaço mínimo, por exemplo. A loja fica obrigada, por contrato, revender apenas os produtos daquela fábrica. O sistema não chega a ser um franchising, pois não existe o pagamento de royaltes ou taxa de propaganda, mas os donos da marca verificam periodicamente fatores como, atendimento ao cliente, gestão administrativa e financeira visando evitar problemas com o nome da marca no mercado.

4) Franquia: Similar ao contrato da Autorizada, entretanto no sistema de franquia é preciso pagar royalties, taxa de propaganda e outras taxas conforme o contrato exigir. Além da licença de uso de marca, o franqueador repassa know how operacional a toda a sua rede, prestando serviços de assessoria e acompanhando de perto o dia-a-dia das operações dos franqueados.

Antes de escolher o(s) fornecedor(es) é necessário verificar se o(s) fornecedor(es) em questão cumprem os prazos de entrega, se o material que utilizam é de qualidade, se os preços praticados são competitivos (considerando-se o público alvo e concorrência instalada). Os prazos de entrega praticados pelos fornecedores variam de 30 a 60 dias.

Fornecedores para Autorizadas:

Celmar Site: http://www.celmarmovei s.com.br/AutorizadaForm.aspx

CLOSET & CIAAv. das Monções - 361 -Itaqui - Porto Feliz - SPCep: 18540000Tel: (15) 3261-9261http://www.closetcia.c om.br/seja-um-revendedor.asp

DellanoSite: http://www.dellan no.com.br/#/Tenha_uma_Loja_Autorizada/Unicasa Ind. de Móveis S/ARod. RSC 470, KM212, 930 Bento Gonçalves - RSCaixa Postal: 2505Tel.: (54)3455-444http://www.favoritamodulad os.com.br/contato#10

Fornecedores Franquias

Móveis Cenci LtdaTel: (54) 3458.1313 E-mail: moveiscenci@italnet.com.brSite: http://www.moveiscenci.com.b r/franqueado.php

Mr Closethttp://www.mrcloset.com/

Organização do Processo Produtivo

1. Verificar necessidade do cliente2. Atendimento ao cliente/elaboração de orçamento3. Apresentação do projeto4. Aprovação do projeto5. Visita técnica6. Elaboração do projeto executivo7. Envio do pedido para fábrica8. Recebimento do pedido9. Agendamento da instalação10. Entrega para o cliente

Verificar necessidade do clienteO cliente chega à loja com um projeto de um ambiente (sala, cozinha, dormitório, banheiro, escritório, etc) pronto ou solicita um projeto. Normalmente o projeto não é cobrado.

Atendimento ao cliente/elaboração de orçamentoO cliente solicita orçamento. O vendedor verifica se o cliente já tem o projeto do ambiente. Se o cliente não possuir um projeto, o vendedor marca uma visita para verificar as medidas e elabora um projeto. Com base no projeto, elabora-se um orçamento.

Apresentação do projeto/orçamentoO vendedor apresenta o orçamento para o cliente. Nessa etapa ocorrem eventuais ajustes no projeto, as negociações de preço, prazo e forma de pagamento.

Aprovação do projetoO cliente aprova o projeto e faz o pagamento.

Visita técnicaO projetista visita o ambiente onde será instalado o projeto, para fazer a verificação das medidas, independentemente do projeto ter sido elaborado pela loja.

Elaboração do projeto executivoO projetista elabora um projeto executivo (projeto final com todas as medidas e detalhes conferidos pelo projetista) que deverá ser assinado pelo cliente.

Envio do pedido para fábricaO projeto executivo é enviado para a fábrica.

Recebimento do pedidoNo ato do recebimento das peças é necessário que se faça a verificação observando se o número de peças está correto, se não houve nenhuma avaria no transporte e etc.

Agendamento da instalaçãoO vendedor liga para o cliente e agenda o melhor dia e horário para montagem /instalação das peças . É muitíssimo importante que a instalação seja realizada dentro do prazo acordado com o cliente. Esse pode ser um ponto de diferenciação entre a Loja de Móveis Planejados e seus concorrentes.

Entrega para o clienteO cliente recebe o produto.

Automação

Do Serviço

A automação do serviço Lojas de Móveis Planejados consiste na etapa em que os projetos dos ambientes são elaborados em softwares próprios para essa finalidade.

Os softwares permitem entre outras coisas:

Simulação do Ambiente;Projeto Rápido em 2D e 3D;Geração da Documentação Técnica;Geração de orçamentos.

Na administração

A gestão do negócio pode ser automatizada. Existem vários softwares no mercado que possibilitam a automação da gestão de empresas. Entretanto, o mais indicado é que o empresário invista em softwares específicos para o ramo de negócio da empresa para permitir a gestão eficiente do negócio. Dentre os benefícios que um software de gestão pode oferecer, pode-se citar alguns.

Controle de clientes com gerenciamento de relacionamento CRM (Customer Relationship Manager);Envio de e-mail direto e personalizado para comunicação com os clientes;Contas a pagar;Controle de despesas; Contas a receber;Controle bancário (taxas, tarifas, cheques já compensados, etc); Fluxo de caixa.

Alguns Fornecedores:

Acre:Infocenter InformáticaAv. Rodrigues Alves, 60 1º Piso Sala 2 - CentroCruzeiro do Sul - AC - BrasilTel.: (68) 3322-5121Skype: infocenter.czsjonasamado@gmail.com

Bahia:P&G InformáticaRua Sérgio de Carvalho, 650 1ºandar - Vasco da GamaSalvador - BA - BrasilTel.: (71) 3334-2400Skype: pginfoeden@pginfo.com.br

Namastê CRSSalvador - BATel.: (71) 3248.7983 / (71) 9112.2590E-mail: salvador@promob.com

Rio de JaneiroHime SystemRio de Janeiro - RJTelefones: (21) 2548-3508, 2236-6407, 9617-6886http://www.hime.com.br

Rio Grande do SulProcad SoftwaresRua dos Cinamomos, 517CinquentenarioCaxias do Sul - RSCep: 95012-140Tel.:(54) 3209.9200E-mail: promob@promob.comSite: www.procad.net

São PauloAmpla Sistemas e Comércio LtdaStorecare - Software para automação comercial de varejoRua Roma, 620. LapaSão Paulo - SPTelefone: (11) 3864-6556 Fax : (11) 3864-8212eMail: comercial@amplasistemas.com.brhttp://www.ampl asistemas.com.br/html/nossosprodutos.shtml

ProcadTop Tower Offices - Torre NorteRua Vergueiro, 1353 - sala 1208Vila MarianaSão Paulo – SPCEP: 04101-000Tel.: (11) 2695.2725 / (11) 2618.2356E-mail: saopaulo@promob.com

Tocantins:TonerPrint e SoluçõesAv. Prefeito Joao de Souza Lima, 79 - CentroAraguaína - TO - BrasilTel.: (63) 3414-0673Skype: robson_batista_dos_santosrobson_santos22@hotmail.com

Estados UnidosVirginia:Pinogy Corporation PO Box 5115Herndon, VA 20172877-360PET1sales@360PET.com

Canais de Distribuição

O principal canal de distribuição de uma Loja de Móveis Planejados é a venda direta, no qual o cliente faz o contato pessoalmente ou por telefone solicitando um orçamento. Citar outros canais de distribuição.Independentemente do canal de distribuição adotado, o sucesso de um negócio depende, principalmente, da capacidade de percepção de oportunidade do empreendedor e da sua agilidade para adaptar seus canais de distribuição, aproveitando tendências e criando novas formas de fazer sua empresa ser conhecida por seus clientes.

Investimento

O valor total a ser investido depende de um conjunto de decisões que precedem a instalação do negócio, como por exemplo:

Decidir sobre o local que será montado o negócio: se o imóvel será próprio ou alugado;Avaliar todas as modificações necessárias que deverão ser realizadas no local para o funcionamento do negócio;Avaliar o custo benefício de comprar equipamentos usados.

Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17). Considerando uma Loja de Móveis Planejados instalada em uma área de 80m², é necessário um investimento inicial estimado em R$ 75.696,00 (setenta e cinco mil e seiscentos e noventa e seis reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:

Equipamentos: R$ 12.080,00Show Room: R$ 36.000,00Decoração: R$ 5.000,00Reforma: R$ 10.000,00Capital de Giro: R$ 12.616,00

Capital de Giro

Capital de giro é o montante de recursos financeiros que a empresa precisa manter para garantir fluidez dos ciclos de caixa. O capital de giro funciona com uma quantia imobilizada no caixa (inclusive banco) da empresa para suportar as oscilações de caixa.
O capital de giro é regulado pelos prazos praticados pela empresa, são eles: prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC).
Quanto maior o prazo concedido aos clientes e quanto maior o prazo de estocagem, maior será sua necessidade de capital de giro. Portanto, manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.
Se o prazo médio recebido dos fornecedores de matéria-prima, mão-de-obra, aluguel, impostos e outros forem maiores que os prazos médios de estocagem somada ao prazo médio concedido ao cliente para pagamento dos produtos, a necessidade de capital de giro será positiva, ou seja, é necessária a manutenção de dinheiro disponível para suportar as oscilações de caixa. Neste caso um aumento de vendas implica também em um aumento de encaixe em capital de giro. Para tanto, o lucro apurado da empresa deve ser ao menos parcialmente reservado para complementar esta necessidade do caixa.
Se ocorrer o contrário, ou seja, os prazos recebidos dos fornecedores forem maiores que os prazos médios de estocagem e os prazos concedidos aos clientes para pagamento, a necessidade de capital de giro é negativa. Neste caso, deve-se atentar para quanto do dinheiro disponível em caixa é necessário para honrar compromissos de pagamentos futuros (fornecedores, impostos). Portanto, retiradas e imobilizações excessivas poderão fazer com que a empresa venha a ter problemas com seus pagamentos futuros.
Um fluxo de caixa, com previsão de saldos futuros de caixa deve ser implantado na empresa para a gestão competente da necessidade de capital de giro. Só assim as variações nas vendas e nos prazos praticados no mercado poderão ser geridas com precisão.

O desafio da gestão do capital de giro em uma Loja de Móveis Planejados está relacionado, principalmente, à ocorrência dos fatores a seguir:

Aumento do custo com funcionários no mês de dezembro, devido ao pagamento de décimo terceiro salário; Baixo volume de vendas em determinados períodos, como por exemplo, o mês de janeiro, período que grande parte do público desse tipo de empreendimento viaja.

Exemplo de necessidade de Capital de Giro para um mês:

Despesas do mês: R$ 50.030,00Receitas do mês: R$ 40.000,00Saldo do mês: (R$ 10.030,00)Necessidade de capital de giro para este mês: R$ 10.030,00

Uma Loja de Móveis Planejados requer um montante de capital de giro, entre 20 e 30% do investimento inicial. A estratégia a ser utilizada para atrair clientes será fundamental para o alcance do ponto de equilíbrio entre receita e despesa.

Custos

Os custos indicam as despesas (gastos) de um negócio. Podem ser fixos, que independem do faturamento, ou seja, aluguel, salários, gastos com contador, água, luz, telefone, internet. Ou podem ser variáveis, que estão relacionados à quantidade de serviço prestado no mês, como por exemplo: impostos, aquisição de produtos e comissões.

Algumas providências podem ser tomadas que ajudem a diminuir o valor dos custos fixos, como por exemplo:

Optar por planos de telefone com custos mais baixos;Evitar gastos e despesas desnecessários;E outras ações de acordo com a realidade de cada empreendimento.

Os custos para manter uma Loja de Móveis Planejados devem ser estimados considerando os itens a seguir:

Pró labore: R$ 2.000,00Tributos, impostos, contribuições e taxas: R$ 8.000,00;Luz, telefone e acesso a internet: R$ 500,00;Produtos para higiene e limpeza: R$ 80,00;Recursos para manutenções e correções: R$ 200,00;Assessoria contábil: R$ 550,00;Propaganda e publicidade da empresa: R$ 3.000,00Salários e comissões: R$ 11.700,00Aquisição de Produtos: R$ 16.000,00Aluguel: R$ 8.000,00

É essencial que se faça uma análise criteriosa de todas as despesas, buscando formas de minimizá-las sem prejudicar a qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos pela Loja de Móveis Planejados.

Diversificação/Agregação de Valor

Para manter-se competitivo um negócio precisa oferecer diferenciais que o torne mais atrativo que seus concorrentes. Agregar valor é oferecer o inesperado ao cliente; ir além da obrigação; oferecer mais e melhor e o que ninguém ainda ofereceu.

Nesse ramo, existem algumas possibilidades de agregar valor, dependendo apenas da iniciativa e criatividade do empreendedor como, por exemplo:

Buscar fornecedor(es) que ofereçam maior variedade de acabamentos; que pratiquem menores prazos de entrega; que ofereçam garantia estendida nos produtos; Oferecer outros tipos de produtos que estejam relacionados ao negócio, como por exemplo, colchões ou objetos decorativos;Oferecer a consultoria de um arquiteto;

A qualidade no atendimento ao cliente é um aspecto importante que deve ser observado. Entregas no prazo, serviços feitos com qualidade, escuta atenciosa e diálogo de compromisso influenciam muito na satisfação dos clientes. Ao oferecer um atendimento de qualidade, a empresa cria um diferencial, constrói um relacionamento de confiança e torna desvantajosa a migração do cliente para um concorrente.

Divulgação

Como diz o ditado popular, “a propaganda é a alma do negócio”. Por meio da propaganda o empreendedor dará destaque ao seu estabelecimento no mercado.

É possível a utilização de formas simples e baratas de divulgação. Com criatividade pode-se e buscar alternativas que atraiam os clientes. Entre as alternativas que demandam menos investimento pode-se citar:

Utilização de mala direta com dicas de decoração e organização para os clientes;Anúncio em páginas especializadas nos jornais;Site na Internet com informações básicas sobre a Loja de Móveis Planejados;Divulgação em imobiliárias;Parceria com construtoras: Projetos para apartamentos decorados como vitrine da Loja de Móveis Planejados;Parcerias com arquitetos;Cartões de visita.

O bom atendimento aliado a qualidade dos produtos é receita de sucesso para qualquer Loja de Móveis Planejados. Clientes satisfeitos tendem a comentar com outras pessoas e não existe melhor propaganda que a tradicional “boca-a-boca”, barata e eficiente.

Informações Fiscais e Tributárias

O segmento de LOJA DE MÓVEIS PLANEJADOS, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 4754-7/01 como a atividade de comércio varejista de móveis novos para qualquer uso, poderá optar pelo SIMPLES Nacional - Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa, R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no Portal do SIMPLES Nacional (http://www8.receita.f azenda.gov.br/SimplesNacional/):

• IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
• CSLL (contribuição social sobre o lucro);
• PIS (programa de integração social);
• COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
• ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);
• INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006, as alíquotas do SIMPLES Nacional, para esse ramo de atividade, variam de 4% a 11,61%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.

Se o Estado em que o empreendedor estiver exercendo a atividade conceder benefícios tributários para o ICMS (desde que a atividade seja tributada por esse imposto), a alíquota poderá ser reduzida conforme o caso. Na esfera Federal poderá ocorrer redução quando se tratar de PIS e/ou COFINS.

Se a receita bruta anual não ultrapassar a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), o empreendedor, desde que não possua e não seja sócio de outra empresa, poderá optar pelo regime denominado de MEI (Microempreendedor Individual) . Para se enquadrar no MEI o CNAE de sua atividade deve constar e ser tributado conforme a tabela da Resolução CGSN nº 94/2011 - Anexo XIII (http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2011/CGSN/Resol94.htm ). Neste caso, os recolhimentos dos tributos e contribuições serão efetuados em valores fixos mensais conforme abaixo:

I) Sem empregado
• 5% do salário mínimo vigente - a título de contribuição previdenciária do empreendedor;
• R$ 1,00 mensais de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias.

II) Com um empregado: (o MEI poderá ter um empregado, desde que o salário seja de um salário mínimo ou piso da categoria)

O empreendedor recolherá mensalmente, além dos valores acima, os seguintes percentuais:
• Retém do empregado 8% de INSS sobre a remuneração;
• Desembolsa 3% de INSS patronal sobre a remuneração do empregado.

Havendo receita excedente ao limite permitido superior a 20% o MEI terá seu empreendimento incluído no sistema SIMPLES NACIONAL.

Para este segmento, tanto ME, EPP ou MEI, a opção pelo SIMPLES Nacional sempre será muito vantajosa sob o aspecto tributário, bem como nas facilidades de abertura do estabelecimento e para cumprimento das obrigações acessórias.

Fundamentos Legais: Leis Complementares 123/2006 (com as alterações das Leis Complementares nºs 127/2007, 128/2008 e 139/2011) e Resolução CGSN - Comitê Gestor do Simples Nacional nº 94/2011.

Eventos

Os cursos, feiras e eventos de negócios são oportunidades para o empreendedor realizar e fechar parcerias, fazer contatos e manter-se atualizado sobre as novidades do mundo da moda:

A seguir uma relação de alguns eventos do setor:

ABIMAD - Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta DecoraçãoEvento: Duas vezes por anoLocal: São PauloSite: http://www.abimad.com.br

Feira Internacional de Móveis de BruxelasEvento: AnualLocal Bruxelas, BélgicaSite: http://www.furniturefairbrussels.b e/en

Index DubaiEvento: AnualLocal: Emirados árabes Unidos, DubaiSite: http://www.indexexhibition.com

Móvel BrasilEvento: BienalLocal: São bento do SulSite: http://www.movelbrasil.com.br/

Salão Abimóvel – Salão Internacional de vendas e Exportação de MóveisEvento: BienalLocal: São PauloSite: http://www.salaoabimovel.com.br/

Sife Show - Feira Internacional de Móveis de ShenzhenEvento: AnualLocal: China, ShenzhenSite: http://www.chinafurnitureexpo.com< /P>

Total Home &Gift MarketEvento: Duas vezes ao ano, (Janeiro e Março) Local: Dallas, EUASite: http://dallasmarketc enter.com/buyers/giftmarket.aspx

Entidades em Geral

A Loja de Móveis Planejados relaciona-se com um conjunto de entidades, que desempenham diversos papéis auxiliares ao negócio.

A seguir destacam-se algumas entidades com as quais o empresário deste ramo poderá desenvolver algum tipo de relacionamento:

FECOMERCIO - DF Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito FederalSCS Qd 02 Bloco D nº 03 Ed Oscar Niemeyer 9º AndarTelefone: (61) 3039-4224 - Fax: (61) 3321-1973Site: www.portal.fecomerciodf.com.br

FECOMERCIO – MG. Federação do Comércio de Minas Gerais- Rua Curitiba, 561 – CentroBelo horizonte – MGTelefone: (31) 3270-3300 - Fax: (31) 3270-3337Site: www.fecomerciomg.org.br/

FECOMERCIO – RJ. Federação do Comércio do Estado do Rio de JaneiroRua Marquês de Abrantes, 99 – FlamengoRio de Janeiro - RJTelefone: (21) 3138-1010 – Fax: (21)3138-1559

FECOMERCIO – SP. Federação do Comércio do Estado de São PauloRua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela VistaSão Paulo - SPTelefone: 55 (11) 32541700

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas EmpresasUnidade do SEBRAE mais próxima acesse: www.sebrae.com.br/atendimentoTel.:0800 570 0800

SINAENCO - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia ConsultivaR. Marquês de Itu, nº 70, 3º andarSão Paulo – SPCEP: 01223-000Tel: (11) 3123-9200Fax: (11) 3120-3629E-mail: sinaenco@sinaenco.com.brSite: http://www.sinaenco.com.br/default .asp

Normas Técnicas

Norma técnica é um documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para um uso comum e repetitivo regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. (ABNT NBR ISO/IEC Guia 2).

Participam da elaboração de uma norma técnica a sociedade, em geral, representada por: fabricantes, consumidores e organismos neutros (governo, instituto de pesquisa, universidade e pessoa física).

Toda norma técnica é publicada exclusivamente pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, por ser o foro único de normalização do País.

1. Normas específicas para Loja de Móveis Planejados:

ABNT NBR 16045:2012 - Móveis — Camas de uso doméstico

Esta Norma especifica o s requisitos de segurança mecânica e os ensaios de todos os tipos de camas de adultos, incluindo todos os elementos, componentes, como estrutura da cama e base da cama. Esta norma não se aplica aos divãs, beliches, berços e camas ajustáveis para pessoas com defi ciência, que possuem normas separadas, bem como às camas de águas e leitos de ar.

ABNT NBR 15996-1:2011 - Móveis – Camas beliche e camas altas para uso doméstico - Parte 1: Requisitos de segurança

Esta Norma especifica requisitos para segurança, resistência e durabilidade para camas beliche e camas altas para uso doméstico. As cargas e forças nos ensaios de resistência e durabilidade aplicam-se a camas com uma base máxima de 120 cm.

ABNT NBR 15996-2:2011 - Móveis – Camas beliche e camas altas para uso doméstico - Parte 2: Métodos de ensaio

Esta parte da ABNT NBR 15996 especifica os métodos de ensaio para avaliar a segurança, a resistência e a durabilidade de camas beliche e de camas altas para uso doméstico. As cargas e as forças nos ensaios de resistência e durabilidade aplicam-se a camas com uma largura máxima da base de cama de 120 cm. Pretende-se, particularmente, minimizar o risco de acidentes que podem ocorrer com crianças. Somente a função de dormir é considerada.

ABNT NBR 14033:2005 - Móveis para cozinha

Esta Norma padroniza as dimensões dos móveis para cozinha e estabelece os requisitos de segurança e os métodos de ensaio para determinação da estabilidade, resistência e durabilidade de móveis para cozinha.

2.Normas aplicáveis na execução de Loja de Móveis Planejados:

ABNT NBR 15842:2010 - Qualidade de serviço para pequeno comércio – Requisitos gerais

Esta Norma estabelece os requisitos de qualidade para as atividades de venda e serviços adicionais nos estabelecimentos de pequeno comércio, que permitam satisfazer as expectativas do cliente.

ABNT NBR 12693:2013 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio

Esta Norma estabelece os requisitos exigíveis para projeto, seleção e instalação de extintores de incêndio portáteis e sobre rodas, em edificações e áreas de risco, para combate a princípio de incêndio.

ABNT NBR 5410:2004 Versão Corrigida: 2008 - Instalações elétricas de baixa tensão

Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

ABNT NBR ISO IEC 8995-1:2013 - Iluminação de ambientes de trabalho - Parte 1: Interior

Esta Norma especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho.

ABNT NBR IEC 60839-1-1:2010 - Sistemas de alarme - Parte 1: Requisitos gerais - Seção 1: Geral

Esta Norma especifica os requisitos gerais para o projeto, instalação, comissionamento (controle após instalação), operação, ensaio de manutenção e registros de sistemas de alarme manual e automático empregados para a proteção de pessoas, de propriedade e do ambiente.

executantes de serviços de manutenção de máquinas, equipamentos, instalações e sistemas elétricos, no campo e em oficinas ou laboratórios.

Glossário

Franchising – é uma estratégia de venda e de distribuição de produtos e serviços, através da qual a empresa franqueadora permite o acesso de franqueados a uma marca, a uma tecnologia operacional e a um modelo de gestão de negócio em troca de pagamentos periódicos e de contribuição eficaz dos franqueados. (Andre Friedheim) Home Theaters - também conhecido como home cinema ou cinema em casa. (Wikipédia) Know How – é utilizado para designar uma técnica, um conhecimento ou uma capacidade desenvolvida por uma organização ou por uma pessoa. Royalties – Percentual do lucro pago pelo franqueado ao franqueador. Show Room – É um espaço amplo utilizado para expor produtos à venda.

Dicas de Negócio

Dicas importantes para quem pensa em abrir uma Loja de Móveis Planejados:

Verificar os preços praticados pelos concorrentes;Estabelecer uma excelente relação com os clientes;Ter paciência e disciplina: A consolidação de uma empresa no mercado exige tempo;Investir em um excelente montador, não adianta ter um bom produto se a montagem não for feita com qualidade;Apesar de ser obrigação de qualquer empreendimento cumprir os prazos acordados com os clientes, é muito comum ocorrerem atrasos nesse tipo de negócio. É muito importante cumprir os prazos para manter o cliente satisfeito.

Características

Conforme Dolabella, (1999, p.70), um empreendedor “saberá aprender o que for necessário para a criação, desenvolvimento e realização de sua visão”. Considerando-se esta afirmativa, percebe-se que a característica mais importante para um empreendedor, em qualquer área que deseje atuar, é estar disposto a aprender. Para abrir uma Loja de Móveis Planejados o interessado deverá se concentrar em desenvolver algumas características específicas, caso não as tenha. Dentre elas destacam-se:

Ter paixão pela atividade e conhecer bem o ramo de negócio;Pesquisar e observar permanentemente o mercado onde está instalado, promovendo ajustes e adaptações no negócio;Ter atitude e iniciativa para promover as mudanças necessárias;Acompanhar o desempenho dos concorrentes;Saber negociar para manter clientes satisfeitos;Ter visão clara de onde quer chegar;Planejar e acompanhar o desempenho da Loja de Móveis Planejados;Ser persistente e não desistir dos seus objetivos; Manter o foco definido para a atividade empresarial;Ter coragem para assumir riscos calculados;Estar sempre disposto a inovar e promover mudanças;Ter grande capacidade para perceber novas oportunidades e agir rapidamente para aproveitá-las;Ouvir os clientes e identificar oportunidades de criar novos serviços deve ser tarefa permanente do empreendedor.

Bibliografia

DOLABELLA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo. Cultura Editores Associados, 1999.

Referências Eletrônicas

ANDRADE, Iuri. Setor moveleiro terá mais pontos de venda. Disponível em: http://mercadoaoseualcance.wordpress.com/201 0/01/26/tendencias-do-mercado-brasileiro-para-o-setor-de-moveis/>. Aceso em: Fevereiro/2011.

ARRUDA, Guilherme. Produção de móveis planejados aumenta 10% até agosto. Gazeta Mercantil. Caderno C. Caxias do Sul, 04 setembro 2008 Disponível em: http://www.cgimoveis.com.br/economia/producao-de-moveis-planejad os-aumenta-10-ate-agosto>. Acesso em: Fevereiro/2011

BREVE história dos móveis. Autor desconhecido. Disponível em: http://www.ettoredesign.com.br/index.php?option=com_con tent&task=view&id=28&Itemid=44 >. Acesso em: Fevereiro /2011

FRIEDHEIM, Andre. Os termos de Franchising mais utilizados por quem é desse ramo. Disponível em: http://www.portaldofranchising.co m.br/site/content/interna/index.asp?codA=15&codAf=19&codC=7&origem=a rtigos>. Acesso em: Fevereiro/2011.

CRESCE mercado de móveis planejados em Belo Horizonte. Jornal do Comércio. Belo Horizonte, sem data. Autor desconhecido. Disponível em: http://www.fiemg.org.br/Default.aspx?tabid=1564&mid=3 650&newsType=Detail&Param=3171 >. Acesso em: Fevereiro /2011

MORALES, Débora. Mercado mundial de móveis pode crescer cerca de 5% até 2011. O comercio moveleiro mundial deve retomar o crescimento atingindo um montante, 94 bilhões em 2010 e 98 bilhões em 2011. Disponível em: http://www .sebrae-sc.com.br/noticias/default.asp?materia=18688>. Acesso em: Fevereiro /2011

MÓVEL planejado conquista o mercado. Artigo surge como alternativa aos móveis sob medida e aos de linha. Autor desconhecido. Disponível em: http://ww w.construcaoecia.com.br/conteudo.asp?ed=21&cont=83>. Acesso em: Fevereiro / 2011

URL

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-loja-de-m%C3%B3veis-planejados