Negócios de Impacto Social são aqueles que beneficiam diretamente pessoas com faixas de renda mais baixas, as chamadas classes C, D e E, resolvendo um problema socioambiental desta coletividade. São iniciativas financeiramente sustentáveis onde a viabilidade econômica e a preocupação socioambiental tem a mesma importância e fazem parte do mesmo plano de negócios. Portanto, devem gerar Impacto socioambiental positivo por meio do próprio core business do empreendimento.

Mas não se deve confundir Responsabilidade Social Corporativa com Negócio de Impacto Social. Pensando nisso, o Sebrae desenvolveu quatro Ideias de Negócios de Impacto Social para inspiração dos potenciais empresários.

  • Lanches nutritivos de impacto social - nessas lanchonetes os produtos ofertados tem alto valor nutricional e alimentar, voltados à promoção da segurança alimentar em comunidades de baixa renda. Envolve basicamente a preparação e comercialização, através de preço acessível e competitivo.

  • Aplicativo para celular de impacto social - tem como objetivo divulgar, disponibilizar e atualizar informações para consumidores de classes C, D e E sobre onde encontrar preços mais econômicos e baratos para artigos e produtos de necessidades básicas, como alimentos, material de limpeza, higiene pessoal e remédios. Essa ideia aponta que é possível empreender no setor de tecnologias móveis de maneira financeiramente sustentável e provocando impacto social.

  • Clínica de saúde bucal de impacto social - os produtos ofertados são tratamentos odontológicos que utilizam técnicas inovadoras e de baixo custo, com campanhas educativas e parcerias comunitárias para a promoção da atenção à saúde bucal de crianças e adolescentes e seus familiares em comunidades de baixa renda.

  • Agência de turismo de impacto social - tem como estratégica central a construção, fortalecimento e disseminação de modelos economicamente viáveis, ambientalmente responsáveis e socialmente justos a partir do turismo junto a comunidades rurais, tradicionais e urbanas. Os roteiros turísticos são criados pelos grupos locais para proporcionar intercâmbio cultural e experiências únicas de aprendizagem de ofícios e saberes ao visitante.

Pesquise aqui as Ideias de Negócios

Sugestões de negócios

Veja as ideias por setor