SUSTENTABILIDADE

5 menos que são mais: conheça metodologia de redução de desperdícios

Entenda como ganhos ambientais e econômicos não dependem de altos investimentos. Solução desenvolvida pelo Sebrae ajuda a tornar seu negócio sustentável.

Apresentação

Reduzir o desperdício e minimizar os impactos ambientais gerados pelas empresas são o foco da Metodologia Sebrae de Redução de Desperdício – 5 Menos que são Mais, que é ferramenta de gestão ambiental para auxiliar o seu negócio a ser sustentável.

Os padrões de produção e consumo atuais são insustentáveis e carecem de mudanças que possibilitem aumento da produtividade. Para isso, elas devem estar aliadas a uma política de redução de perdas, tanto da matéria-prima como do produto final.

Embora os pequenos negócios possam gerar dano relativamente menor ao meio ambiente, percebe-se que – quando analisados em conjunto – eles são capazes de produzir prejuízos ambientais significativos. Além disso, apresentam mais dificuldade na execução do controle ambiental, inclusive devido ao pouco capital.

Para diminuir essa deficiência, o Sebrae oferece a solução nas formas de palestra, oficina e consultoria. Confira a seguir mais informações.

Palestra e oficina

Existem duas modalidades da solução, oferecidas presencialmente: palestra gerencial e oficina. Além disso, há consultoria.

  • A palestra tem duração de 2h e consiste na sensibilização do participante sobre as vantagens de se adotar a metodologia, além de desconstruir a ideia de que ganhos ambientais e econômicos dependem de altos investimentos.
  • Na oficina, com carga horária de 4h, trata-se de apresentação de estratégias essenciais para os empreendedores diante dos desperdícios no processo produtivo de seus negócios.

Consultoria

O objetivo é levantar dados da empresa participante, relacionados ao consumo de água, de energia elétrica e de matéria-prima. Com base nas informações, o consultor vai elaborar diagnóstico dos desperdícios, caso existam, e propor soluções que minimizem os excessos.

Com isso, a proposta do Sebrae é contribuir para que os pequenos negócios diminuam os custos de produção, aumentem a produtividade e reduzam ou eliminem impactos ambientais negativos.

Metodologia e conteúdo

Com a aplicação de uma metodologia expositiva e interativa, a palestra apresenta o histórico e o objetivo da solução, a aplicação da metodologia, bem como casos de sucesso de sua aplicação.

No caso da oficina, será apresentada metodologia, acompanhada de perguntas e debates sobre a questão.

Haverá também atividades de reflexão, para identificação de fontes de desperdício na empresa do participante, assim como proposição de ações de redução de desperdício e a discussão das barreiras e as estratégias de redução de desperdício na empresa.

A metodologia diz respeito a cinco pontos da economia que rendem produtividade ao empresário:

  • Minimizar o desperdício de água;
  • Minimizar o desperdício de energia;
  • Minimizar as perdas de matéria-prima;
  • Minimizar a geração de resíduos;
  • Minimizar a poluição.

Competências adquiridas

Como outras soluções desenvolvidas, a solução de redução de desperdício divide-se em três competências: cognitiva, atitudinal e operacional. A ideia é sensibilizar o participante sobre seu protagonismo na situação de desperdício no processo produtivo e criar ações corretivas. Ou seja:

  • Compreender a metodologia e identificar os desperdícios e suas implicações;
  • Propor alternativas de redução de custos e de impacto ambiental na sua empresa;
  • Gerenciar sua empresa sob o ponto de vista ambiental, promovendo ações que minimizem o desperdício e seu consequente impacto no meio ambiente e na economia da empresa.

Como participar

Procure o Sebrae mais próximo de você ou ligue no 0800 570 0800.

Saiba mais

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: