FINANCIAMENTO

Capital empreendedor: investimentos que podem alavancar seu negócio

Saiba o que é o capital empreendedor e como esse tipo de investimento se aplica à sua empresa.

O que é?

O capital empreendedor, também conhecido como capital ou investimento de risco, é uma das formas de captar recursos para realizar os planos e projetos de longo prazo do seu negócio. Nessa forma de financiamento, um investidor - chamado de investidor de risco - aporta recursos no negócio em troca de participação societária, geralmente minoritária, de uma empresa de capital fechado.

Esse aporte pode ocorrer em diversos momentos de um projeto. De negócios que estão começando até os mais maduros, que já possuem uma grande operação mas precisam de recursos para continuar crescendo. 

Entenda as diferenças

Em um empréstimo, uma empresa capta recursos que serão devolvidos ao longo do tempo com juros.

No caso do capital empreendedor, o investidor aporta os recursos na empresa em troca de uma participação societária.

Geralmente, o objetivo é vender essa participação após alguns anos por um valor maior do que ele pagou.

Estágios

 

Investidores de risco podem entrar em diversas etapas de desenvolvimento de um negócio. Para cada estágio, existe um tipo de investidor com critérios de seleção e objetivos específicos. Veja aqui um resumo com os estágios do capital empreendedor, incluindo o valor médio investido e os tipos de investidores que investem em cada etapa.

Saiba mais

Veja o Papo de Especialistas sobre Capital Empreendedor. O episódio contou com a presença de Alexandre Alves, diretor da Inseed investimentos, e Leonardo Melo, CEO da Diagnext, uma startup do Rio de Janeiro que começou a se tornar realidade com apenas 347 reais emprestados.

Guia sobre oferta de capital para negócios de impacto social

Já se o seu negócio tem um forte impacto social, o Sebrae desenvolveu um guia que irá ajudá-lo na hora captar investimentos. Nele, você confere as principais fontes de financiamento e instrumentos financeiros, além de saber mais sobre financiamento coletivo e outras maneiras de dar o pontapé que o seu negócio precisa. Faça o download agora mesmo: é gratuito!

>> Baixar o guia <<

 

Saiba mais

Veja o Papo de Especialistas sobre Capital Empreendedor. O episódio contou com a presença de Alexandre Alves, diretor da Inseed investimentos, e Leonardo Melo, CEO da Diagnext, uma startup do Rio de Janeiro que começou a se tornar realidade com apenas R$ 347,00 emprestados.

Confira ainda o Papo de Negócio sobre Investimento e Inovação.

Guia sobre oferta de capital para negócios de impacto social

Os negócios de impacto social têm se mostrado uma alternativa para o desenvolvimento econômico sustentável, inclusivo e mais justo, além de vir assumindo caráter estratégico no desenvolvimento socioeconômico; na geração de emprego; na distribuição de renda; na inclusão social produtiva; na geração de tributos; e no atendimento a demandas socioambientais da base da pirâmide.

São modelos híbridos de negócios, nos quais gerar lucro e comprometimento com a minimização dos problemas sociais caminham juntos, rompendo com as tradicionais fronteiras entre setor social e privado, entre os negócios e os impactos sociais.

Para o Sebrae, negócios de impacto social são “iniciativas economicamente rentáveis que, por meio da sua atividade principal, oferecem soluções para problemas sociais e/ou ambientais, utilizando mecanismos de mercado”.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: