FINANCIAMENTO

Capital Empreendedor

Saiba como conseguir investimentos e capital para o seu negócio por meio de aceleradoras, crowdfunding, investidores anjos e sócios.

O que é?

O Capital Empreendedor, também conhecido como capital ou investimento de risco, é uma das formas de captar recursos para realizar os planos e projetos de longo prazo do seu negócio.

Nessa forma de financiamento, um investidor, chamado de investidor de risco, aporta recursos no negócio em troca de participação societária, geralmente minoritária, de uma empresa de capital fechado.

Esse aporte pode ocorrer em diversos momentos de um projeto. Desde negócios que estão começando até negócios maduros que já possuem uma grande operação, mas precisam de recursos para continuarem crescendo.

Entenda as diferenças

Em um empréstimo, uma empresa capta recursos que serão devolvidos ao longo do tempo com juros. 

No caso do capital empreendedor, o investidor irá aportar os recursos na empresa em troca de uma participação societária, com objetivo de vender essa participação após alguns anos por um valor superior ao que ele pagou.

Estágios

Investidores de risco podem entrar em diversas etapas de desenvolvimento de um negócio. Para cada estágio, existe um tipo de investidor com critérios de seleção e objetivos distintos

Veja aqui um resumo com os estágios do capital empreendedor, incluindo o valor médio investido e os tipos de investidores que investem em cada etapa. 

Saiba mais

Veja o Papo de Especialistas sobre Capital Empreendedor. O episódio contou com a presença de Alexandre Alves, diretor da Inseed investimentos, e Leonardo Melo, CEO da Diagnext, uma startup do Rio de Janeiro que começou a se tornar realidade com apenas R$ 347,00 emprestados.

Confira ainda o Papo de Negócio sobre Investimento e Inovação.