SUSTENTABILIDADE

Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS)

Conheça o CSS e saiba como ele pode ajudar aos empresários na criação e desenvolvimento de projetos sustentáveis para os seus negócios.

O Centro

O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) é a unidade de referência nacional do Sistema Sebrae neste tema que é responsável pela principal mudança de paradigma do século 21. E que está transformando mentes e valores de cidadãos, empresas, mercado, sociedade e governos de todo o mundo.

Está localizado em Cuiabá, Mato Grosso, junto à sede do Sebrae-MT.

Missão

A missão do CSS é prospectar, gerar e disseminar conhecimentos e práticas em sustentabilidade, aplicadas às micro e pequenas empresas, para apoiar o atendimento de mais de 700 postos da instituição, distribuídos pelo país.

O centro corrobora para que milhares de pequenos negócios possam aproveitar as oportunidades emergentes do novo conceito e também se tornarem sustentáveis. Para o Sebrae, sustentabilidade representa oportunidade, ganho de competitividade e inovação.

Empresário, para ser atendido, procure a unidade do Sebrae mais próxima de você.

O prédio

Para evidenciar os objetivos do Sebrae no campo da sustentabilidade, o prédio do CSS foi cuidadosamente projetado e construído de acordo com os princípios da construção sustentável.

Em outubro de 2013, o edifício-sede  do centro conquistou a certificação Procel Edifica, fornecida pela Eletrobras e Programa Nacional de Conservação de Energia (Procel), em parceria com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro.  Este selo destaca o CSS como exemplo em Eficiência Energética e conforto ambiental.

Desse modo, se tornou a primeira edificação mato-grossense certificada pelo Procel Edifica. Esta conquista ressalta a importância e necessidade de reduzir o consumo de energia, seja como prática para poupar recursos naturais, seja para diminuir custos das empresas.

Nota A

O prédio recebeu duas notas A (a máxima) do Procel Edifica, pelo projeto e obra construída. A concepção arquitetônica é de autoria de José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto cuiabano, que se baseou no conhecimento ancestral e arquitetura indígena das casas xinguanas.  

Entre as características sustentáveis da edificação, se destacam:

  • baixo consumo de energia e de refrigeração;
  • aproveitamento da iluminação natural;
  • conforto térmico;
  • utilização de equipamentos eficientes;
  • uso de água de chuva no sistema de abastecimento e manutenção;
  • integração e preservação da vegetação nativa; e
  • respeito às condições do terreno.

A construção e o acabamento do edifício minimizaram a utilização de matérias-primas.  

Este selo representa uma conquista do Sistema Sebrae, do Sebrae MT, das equipes da instituição e do centro, como também do arquiteto Portocarrero, engenheiros e operários, responsáveis pela obra. Ele equivale a um prêmio e comprova a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido com o intuito de tornar os pequenos negócios mais competitivos e sustentáveis.



Clique aqui para conhecer mais sobre o Centro Sebrae de Sustentabilidade

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: