PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Como colocar em prática minha ideia de negócio

Conheça ferramentas, informações e soluções úteis para desenvolver um novo negócio com melhores chances de sucesso e competitividade.

Resolveu empreender? Teve uma boa ideia de negócio? Bem-vindo ao mundo do empreendedorismo! Você, aposentado, já é uma pessoa experiente e está longe de querer tomar decisões aventureiras.  Por isso, chegou a hora de planejar, planejar e planejar.

Lembre-se que intuição não é suficiente para o sucesso de um negócio. É necessário saber estruturar a empresa, programar as atividades necessárias para abri-la, cuidar das finanças e de todos os demais aspectos decisivos para seu sucesso.

Disciplina e organização são muito importantes nessa hora. Identifique se a sua empresa vai atender alguma necessidade com os produtos ou serviços que pretende oferecer. Veja se esses produtos e serviços trazem algum diferencial que faça com que o cliente queira comprar de você e não de outra empresa.

Analise o mercado, a concorrência, os riscos e a viabilidade econômica do negócio. Pense em possíveis parcerias. É difícil fazer tudo sozinho.

Reveja e inove sempre. Sua ideia pode ser excelente e inovadora, mas tudo é reciclável no mundo dos negócios. Repense estratégias de fidelização, produtos, serviços, e agregação de valor.

O Sebrae disponibiliza para você várias ferramentas e soluções educacionais que podem auxiliar na concretização de uma ideia em um empreendimento.

Aprofunde o conhecimento

Manual do empresário

Programa de gestão de ideias: como aplicar na prática

O trabalho em conjunto e equipes vencedoras são fatores importantes para alcançar resultados positivos e, consequentemente, sucesso no mundo do empreendedorismo.

A participação dos colaboradores na busca por melhorias e objetivos encurta o caminho entre o desejo de acertar e as conquistas.

Mas como engajar o grupo para que se realize um trabalho colaborativo? Como buscar no dia a dia as contribuições que cada trabalhador tem a oferecer?

O “Manual do empresário - Programa de gestão de ideias: como aplicar na prática” é um guia que auxilia empreendedores a se tornar gestores, esclarecendo como implementar o programa de gestão de ideias nos pequenos negócios.

O documento trata de como provocar a participação, como direcionar as propostas, como organizar o material recebido, como colocar em prática as medidas e monitorá-las e como premiar os colaboradores. 

Baixe aqui o Manual do Empresário (em PDF).

Planejamento estratégico

Antes de abrir um negócio é fundamental investir um tempo no planejamento do mesmo. Para tornar um negócio realidade, primeiramente, é preciso conhecer a realidade do mercado e organizar um Plano de Negócios

O Software Plano de Negócio 3.0 é uma ferramenta útil para organizar ideias e informações sobre o ramo de atividade escolhido, sobre produtos e serviços que irá oferecer, clientes, concorrentes, fornecedores, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.

Conheça o aplicativo e baixe-o gratuitamente.

Leia, estude, baixe

Conheça a seleção de conteúdos que fizemos para aqueles que pretendem empreender na aposentadoria.

Artigos

Cursos online gratuitos

Guias, aplicativos e soluções

Voltar à página inicial de empreendedorismo na aposentadoria

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: