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Inovação | DIFERENCIAL
Como colocar sua padaria à frente da concorrência

Confira aqui as ideias que podem deixar o seu negócio em destaque e torná-lo mais sustentável e inovador.

· 14/03/2019 · Atualizado em 17/03/2020
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No mercado, não basta fazer o básico. É preciso se destacar, estar à frente da concorrência e atrair clientes com um negócio inovador. Por isso, o Sebrae reuniu aqui conteúdos que vão ajudar sua padaria a seguir as tendências, implantar as boas práticas e até mesmo se tornar mais sustentável.

Clique nos ícones abaixo para saber mais sobre cada assunto:

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Sustentabilidade

Confira os nossos materiais sobre conceitos, inovaão e práticas sustentáveis.

Toda padaria precisa conhecer os principais conceitos, os processos e o passo a passo para obtenção da licença ambiental, bem como as suas vantagens.

Procurando formas de inovar em sua padaria? Há muitas maneiras de colocar essa ideia em prática: formatar um novo modelo de negócio, transformar o layout, melhorar processos e produtividade, introduzir a técnica de congelamento, lançar produtos diferenciados, utilizar novos equipamentos e aprimorar aspectos de comportamento e marketing.

Deixar sua padaria mais sustentável é lucrativo para o seu negócio. Entenda a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e conheça as ações de sustentabilidade que farão a diferença na sua empresa.

A sustentabilidade na panificação é uma importante tendência do mercado. Por isso, é importante conhecer os processos para tornar sua padaria mais sustentável, colocando no papel tudo de que precisa, além de realizar um breve diagnóstico da sua situação atual.

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Tendências

Confira aqui nossos materiais sobre podutividade, eficiência, ferramentas e aspectos regulatórios.

Um ganho de produtividade na sua padaria pode resultar em maior eficiência e melhor uso dos recursos. Sempre há espaço para melhorias, e os gargalos a serem contornados vão desde o planejamento da produção até a orientação da equipe. As dicas práticas de aumento de produtividade passam pelas intervenções em processos, conscientização dos colaboradores e papel do empresário (gestão).

Quem é dono de mais de uma padaria pode ter uma central de produção. A proposta é elaborar os pães e produtos de confeitaria em uma área única, e distribuir os alimentos para as lojas apenas finalizarem, se for o caso, e venderem aos clientes. Antes de decidir por essa estratégia, é importante levar em conta as suas particularidades e os investimentos necessários.

Veja o que é a estratégia de padaria conceito, que faz sucesso em eventos no Brasil e no mundo, e entenda a evolução da panificação brasileira. São seis tipos de padaria, 10 conceitos relevantes e cinco ferramentas que toda empresa do ramo precisa conhecer.

Alimentos funcionais estão em alta, e consumidores estão preocupados com o impacto do consumo de pães em sua saúde. É importante conhecer aspectos regulatórios e saber como sua padaria pode entrar de vez na tendência alimentação saudável.

O mercado de panificação precisa se reposicionar, e a produção própria é a alma do setor. Produtos artesanais, combinados com um design de ambiente aconchegante, remetem o consumidor a itens mais frescos e naturais. Essa interessante combinação pode ser parte da sua estratégia.

O consumo de pães e produtos de confeitaria remete a prazer. O conceito de indulgência é utilizado para indicar que o consumidor procura alimentos saborosos e ligados a bons sentimentos e que ele não está todo o tempo fazendo escolhas racionais. A padaria tem tudo para atender esse desejo, e algumas dicas podem ajudar o seu negócio a fidelizar o cliente indulgente.

Para manter sua padaria conectada com o mercado, é necessário conhecer as mudanças pelas quais o setor passou ao longo dos anos e contextualizar com o cenário nacional e até mesmo o internacional, indicando tendências e experiências no segmento em diferentes países.

É necessário tomar conhecimento sobre a situação tributária do seu negócio. Um amplo levantamento avaliou os impostos e indicadores, e realizou estudos de casos em empresas de panificação. A partir disso, foram elencados pontos de atenção para as empresas e reunidas algumas orientações ao empreendedor do segmento.

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Boas práticas

Confira nossos materiais com as melhores práticas da produção e com as receitas de várias partes do país.

O setor da panificação é permeado de particularidades, especialmente porque engloba em seu processo os setores de indústria, comércio e serviços. Em todas as etapas de seu funcionamento, devem ser observados, constantemente, aspectos relacionados às melhorias dos processos e cuidados especiais, de forma que seja possível eliminar riscos de contaminação física, química e biológica de alimentos. Implemente em seu negócio práticas que contribuam para a melhoria dos processos, da manipulação dos alimentos e de sua exposição para venda.

Está iniciando um empreendimento no ramo de panificação e quer aprender uma receita básica de pão francês?

Harmonizar pães e vinhos nunca sai de moda. Saiba como fazer essa combinação e encante seu cliente.

O Brasil é rico na diversidade de pães. Conheça e coloque em prática dezenas de receitas típicas das cinco regiões do país.

Sua padaria pode oferecer pães especiais e funcionais. Conheça algumas receitas que podem ser incorporadas em seu negócio.


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