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Mercado e Vendas | FRANQUIA
Como funciona o sistema de franquias

Leia informações importantes sobre franchising, tipos de franquia, vantagens e desafios do negócio e boas práticas para ajudar no sucesso do empreendimento.

· 25/01/2014 · Atualizado em 04/04/2023
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O que é franquia?

Franquia empresarial é um negócio cujo modelo de operação é modelado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou o modelo inicial.

O modelo é baseado não só na venda de licença de uso do negócio, mas também da marca, know-howestruturas, rotinas e produtos/serviços desenvolvidos por um franqueador. É uma estratégia de mercado para aqueles que desejam iniciar um novo projeto já com bases mais consolidadas, aplicações testadas e certo reconhecimento pelo público-alvo.

Quem adquire esses direitos de uso se torna um franqueado.

Conheça o sistema de franquias

Entenda esse modelo de negócios e saiba como ele pode ser uma alternativa interessante para os empreendedores.

Saiba mais sobre franchising e os termos utilizados e avalie a condição negócio próprio x franquia.

Tipos de franquia

Conheça quais são os modelos existentes, inclusive o de microfranquias para quem não dispõe de muito capital para investir.

Saiba mais sobre os tipos de franquia, as microfranquias e como funciona a remuneração do sistema.

Aspectos legais dos sistemas de franquia

Conheça a lei vigente para franquias e os principais requisitos e obrigações para franqueadores e franqueados.

Saiba mais sobre a Lei 8955/94 e as principais disposições legais.

A Circular de Oferta de Franquia (COF)

Como contém a maior parte das exigências previstas na Lei 8.955, a COF é considerada um dos instrumentos mais utilizados judicialmente no sistema de franquias.

Trata-se de um documento obrigatório pela Lei de Franquias 8.955 e que apresenta as condições gerais do negócio e contém todos os dados e informações comerciais, financeiras e jurídicas.

Saiba mais sobre a formatação da franquia, o termo de confidencialidade e a cláusula de não concorrência.

Passo a passo para a formatação de franquias

Conheça três etapas essenciais para uma gestão eficiente dos processos e um relacionamento saudável com os franqueados.

Vantagens e desafios do sistema de franquias

Esse modelo de negócio deve ser baseado na premissa do ganha-ganha e da colaboração entre todas as partes envolvidas.

Algumas vantagens para o empreendedor ao optar por este modelo:

  • Uso de uma marca testada e reconhecida no mercado, reduzindo os erros comuns em negócios iniciantes;
  • Participação em uma rede, aumentando o poder de negociação junto aos principais fornecedores, troca de experiências e maior presença da marca no mercado;
  • Menores riscos, devido ao uso de um modelo já testado e ao apoio recebido do franqueador para a escolha do ponto, a implantação e gestão da unidade;
  • Utilização de know-how do franqueador, o que reduz o tempo de implantação, a otimização dos recursos utilizados e os riscos de insucesso.

Alguns desafios do modelo:

  • Controle permanente por parte do franqueador para garantir a manutenção dos padrões;
  • Poder de decisão limitado, uma vez que o franqueado deve consultar a franquia e obter sua autorização para realizar ações de cunho não gerencial;
  • Pagamentos de royalties e taxas pela cessão do direito de uso da marca e do modelo franqueado e pelo recebimento de suporte oferecido pelo franqueador.

Saiba mais sobre a interação e as obrigações dos franqueadores e dos franqueados.

Boas práticas e fatores críticos para o sucesso

A preocupação em seguir as regras e visar sempre à qualidade global do negócio é importante para o relacionamento entre franqueadores e franqueados.

Algumas práticas que podem ajudar no sucesso do negócio:

  • Elaboração de um Plano Estratégico de médio e longo prazos para a franquia;
  • Capacidade de investimento para pagamento dos custos iniciais de implantação, pagamento de taxas e capital de giro;
  • Estratégia de marketing bem definida e implementada para conquista e manutenção dos clientes;
  • Escolha do ponto comercial adequado;
  • Estabelecimento de parcerias com fornecedores que representem boas condições de preço e confiabilidade no suprimento dos produtos.

Saiba mais sobre gestão e atuação e conheça os principais pontos para a prosperidade da franquia.

Estudo

A ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulga os números do franchising baseados nos resultados das Pesquisas Trimestrais de Desempenho do Setor de Franquias no país.

Conheça os dados do primeiro trimestre de 2022 aqui

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