VENDA VAREJISTA

Como posso vender mais no dia das mães?

Um produto bom e de boa qualidade não vai garantir que a data seja repleta de vendas. O segredo é investir em estratégias para se destacar das concorrentes.

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O Dia das Mães é a data que mais vende depois do Natal. Por isso, uma preparação para impulsionar suas vendas nesse período é mais que necessária para aumentar os lucros. Seja no comércio, indústria ou serviços, antecipar o ciclo de vendas e se diferenciar é fundamental para que sua ação tenha sucesso.

"Divulgar seu negócio é importante. O consumidor precisa saber que sua loja existe e o que oferece. Eventos sazonais, como o Dia das Mães, trazem desafios e oportunidades para o varejo e a demanda tem uma grande variação. É hora de aparecer para o público de uma forma mais ostensiva", afirma Ivan Hussni, diretor técnico do Sebrae-SP.

Vale lembrar que se o seu negócio é serviços, a data apresenta inúmeras oportunidades, tanto para apoio as empresas que buscam vender, como para os clientes, que pensam no seu serviço como uma alternativa para presentear. Para ajudar, planeje e se diferencie como qualquer loja, seja no contato com clientes, divulgação ou novas opções de serviço como presentes.

Para quem está no segmento da indústria, seu planejamento inicia ainda mais cedo. Seu trabalho depende muito mais de como se diferenciar para transformar a data em mais vendas. Seja no contato com varejistas, novas opções na rede de distribuidores ou mesmo o mercado internacional, a data sempre traz otimismo, pedidos e novos negócios.  

Para completar, listamos algumas ações para ajudar você e seu negócio vender mais:

  • Crie kits promocionais:  faça kits por grupo de produtos ou serviços, por faixa de preço, por perfil de mãe: conservadora, moderada, arrojada. Assim, você poderá incrementar suas vendas sem aumentar seus custos de divulgação.
  • Pense parcerias com o comércio local: já pensou em fazer parceria com uma floricultura? Que tal promover um desfile de moda? E montar um kit promocional com uma loja de bijuteria ou de calçados?
  • Use vale-presente: que tal então oferecer um vale-presente para facilitar a tarefa do comprador e do presenteado?
  • Extensão de horários: observe seus clientes e se necessário estenda o horário de funcionamento de sua loja. Além da nova clientela, possivelmente fidelizará a já existente.
  • Pensou em Brindes? Um brinde alegra, promove, facilita a venda e ainda faz o cliente carregar sua marca onde quer ele esteja. Diferencie como vantagem ou desconto para compras acima de determinado valor.
  • Redes sociais e SMS: pense em se diferenciar, usando seu Twitter, Facebook ou Instagram, para convidar as pessoas a visitarem sua empresa. Combinando um desconto, brinde ou promoção, você precisa lembrar as pessoas que seu negócio é uma ótima opção nessa data. E não esqueça do SMS - De baixo custo, é uma forma rápida, dirigida para comunicar com seu cliente para divulgar data, uma ação de promoção, cupons de descontos e outros.

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