COMPRAS PÚBLICAS

Compras Governamentais: Gestores Públicos e Pequenos Negócios

Veja como o Sebrae vai capacitar gestores públicos a contratar MPEs, visando ao desenvolvimento sustentável com base nos pequenos negócios.

As novas regras para compras exclusivas e prioridade de contratação das MPEs, MEIs e agricultores familiares estabelecidas na Lei Complementar no 147/2014 evidenciam uma nova tendência na administração pública.

Com foco em aumentar a participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, o Sebrae preparou um pacote de produtos e serviços para que os pequenos negócios aprendam a vender produtos para o governo e para que gestores públicos aprendam a comprar destes empreendedores.

A partir de junho, as micro e pequenas empresas que vendem para a administração pública federal terão que se cadastrar por meio digital no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) 100% Digital. Para saber mais acesse a página do portal que explica as mudanças.

Qual a vantagem para mim?

É uma relação ganha-ganha. Não existe desenvolvimento econômico sustentável sem o incentivo ao empreendedorismo dos pequenos negócios.

Para os fornecedores (MEIs, produtores rurais, micro e pequenas empresas), é mais uma chance de ampliar a clientela e aumentar os lucros. Fornecer para o setor público é uma excelente oportunidade de negócios, por isso, a qualificação dos empresários é fundamental para minimizar os riscos e para garantir que tenham sucesso na vida empresarial.

Para os gestores, é a oportunidade para promover o desenvolvimento local garantindo a participação dos pequenos negócios nas compras públicas. As Compras Governamentais ajudam no processo de aperfeiçoamento dos processos de gestão compatíveis com a realidade do setor público e com a legislação vigente.

Como participar?

O conhecimento que compradores e empreendedores precisam para fechar negócio, estão disponíveis em várias modalidades: vídeo, cartilha, curso e oficina. Basta apenas clicar no seu perfil e escolher como quer aprender.

Dúvidas? Entre em contato com o Sebrae mais próximo.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: