ATITUDE EMPREENDEDORA

Educação Empreendedora no Ensino Médio

O Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae oferece três cursos para estimular o empreendedorismo entre jovens. Conheça.

A educação empreendedora para o Ensino Médio está estruturada com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento integral dos jovens, procurando estimular o protagonismo juvenil, sensibilizar e preparar os estudantes para os desafios do mundo do trabalho, instigando-os a identificarem oportunidades e planejarem seu futuro por meio de atitudes empreendedoras. 

Para atender os estudantes do Ensino Médio, três cursos compõem o portfólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae: Formação de Jovens Empreendedores, Despertar e Crescendo e Empreendendo.

 

Formação de jovens

O curso Formação de Jovens Empreendedores (FJE) estimula nos participantes o desenvolvimento das características do comportamento empreendedor. O curso orienta os estudantes a reconhecer seu potencial realizador e os incentiva a desenvolver uma postura empreendedora, para que planejem o futuro procurando encontrar e aproveitar oportunidades de integração no mercado de trabalho ou na criação do seu próprio negócio, caso seja esta sua opção.

Está estruturado em seis oficinas complementares e sequenciais:

  • Oficina 1: Conexões, Oportunidades e Desafios!
  • Oficina 2: Eu: Jovem Empreendedor?
  • Oficina 3: Planejar para Alcançar Resultados
  • Oficina 4: Desafio Empreendedor
  • Oficina 5: Apresentação do Plano de Negócios para o público externo
  • Oficina 6: A Caminho do Futuro

A capacitação dos professores é realizada ao longo de 40 horas. O curso é aplicado em 60 horas presenciais com os estudantes. 

Despertar

O curso Despertar tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre jovens estudantes do ensino médio, transmitindo-lhes uma visão de mundo abrangente, para que possam identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades. 

A metodologia proporciona que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final do curso, espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

O curso está dividido em 22 encontros presenciais em sala de aula (44 horas), atividades de campo (16 horas) e a realização da Feira do Empreendedor (10 horas).

A capacitação dos professores é realizada em 32 horas.

Crescendo e Empreendendo

O objetivo deste curso é provocar uma discussão com jovens sobre trabalho, negócio e empreendedorismo. Pretende-se que ele conheça esse universo e se predisponha a identificar oportunidades por meio da adoção de atitudes empreendedoras.

O curso é trabalhado no formato de oficinas e pode ser aplicado especialmente em projetos sociais com ações educacionais e em propostas pedagógicas de curta duração.

 As 12 horas do curso Crescendo e Empreendendo estão divididas em três encontros: 

  • Encontro 1 – Descobrindo atitudes empreendedoras
  • Encontro 2 – Empreendedorismo na Vida, no Mundo do Trabalho e dos Negócios
  • Encontro 3 – Pensando no Futuro 

A capacitação de professores tem duração de 23 horas.

Como participar 

Secretarias estaduais e municipais de educação, instituições de ensino ou associações que trabalham com jovens interessadas em aplicar uma das soluções educacionais para com os seus estudantes devem procurar o Sebrae mais próximo para negociar a parceria e a realização da capacitação dos professores.

Voltar à página principal Sou professor

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: