EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Educação Empreendedora no Ensino Superior

Programa apoia as instituições de Educação Superior brasileiras a adotarem, de modo permanente, ações de empreendedorismo em suas práticas pedagógicas.

O papel da universidade na formação de empreendedores ganha cada vez mais relevância na educação. É fundamental preparar o estudante para participar de um novo mundo do trabalho no qual a capacidade de iniciativa, flexibilidade e adaptação às mudanças são fundamentais para o êxito profissional.

Além disso, o conhecimento produzido na universidade se transforma mais rapidamente em benefício para a sociedade se empreendedores o transformam em serviços e bens disponíveis. 

O desafio é inserir o empreendedorismo como conteúdo curricular e atividades transversais nos cursos de graduação. Diante disso, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae quer ser parceiro das instituições de Educação Superior brasileiras a as estimula a adotarem, de modo permanente, ações de empreendedorismo em suas práticas pedagógicas.

Conheça o que oferecemos e procure o gestor do Programa Nacional de Educação Empreendedora – PNEE do Sebrae mais próximo mais próximo para saber como participar ou implementar nossos produtos e serviços na sua instituição.

Disciplinas e Projeto de Extensão

O Sebrae oferece para instituições de Ensino Superior duas disciplinas 1) Empreendedorismo e 2) Empreendedorismo e Inovação, além de um Projeto de Extensão em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto Social. As metodologias podem ser ofertadas nas IES por meio da capacitação de professores.

Palestra Empreendedorismo em Dois Tempos

A palestra Empreendedorismo em Dois Tempos tem o objetivo de despertar o interesse do aluno do Ensino Superior para o empreendedorismo, além de desenvolver suas competências empreendedoras. Com uma metologia com carga horária de duas horas, o produto pretende sensibilizar os participantes para a temática do Empreendedorismo, englobando o empreendedorismo empresarial, corportativo e social.

Plataforma Desafio Universitário

A plataforma do Desafio Universitário Empreendedor agrega, em um único ambiente, iniciativas educacionais para universitários, como cursos presenciais e online oferecidos pelo Sebrae, jogos, Papo de Negócio, além do estímulo aos estudantes para cursarem disciplinas de empreendedorismo ofertadas pelas Instituições de Educação Ensino Superior ou Sebrae.

Editais

O Sistema Sebrae publica editais de chamada pública para apoiar a oferta de educação empreendedora em Instituições de Ensino Superior (IES). Por meio do edital, é possível a oferta de cursos do Sebrae aos estudantes, além de uso de metodologias e atividades das próprias IES na área.

Vale destacar que algumas instituições de Ensino Superior apoiadas anteriormente pelo Sebrae na área da educação apresentaram sensível evolução no ensino do empreendedorismo, com a criação de centros especializados e o desenvolvimento de atividades de extensão.

Guia de Boas Práticas

São experiencias exitosas que o professor pode ofertar aos seus estudantes para trabalhar o tema Empreendedorismo.

O Sebrae realiza, em parceria com o  Instituto Empreender Endeavor e outras instituições e empresas, a Rodada de Educação Empreendedora, que promove a troca e o diálogo entre professores atuantes na temática do empreendedorismo nas instituições de Ensino Superior do Brasil.

Como resultado dessa iniciativa, destaca-se a identificação de experiências inovadoras que podem ser replicadas em larga escala. Para auxiliar os professores do Brasil, são disponibilizadas aqui duas práticas exitosas:

Programa de Mentoria

Tem como objetivo oportunizar aos estudantes conhecer as principais práticas e desafios de gestão nos pequenos negócios, assim como desenvolver uma visão crítica sobre as características e os problemas específicos destas empresas, além de aprofundar o conhecimento sobre empreendedorismo como alternativa de carreira. O programa foi criado a partir da observação e da identificação de algumas lacunas que o currículo acadêmico não consegue cobrir.

Clique aqui para baixar o PDF do programa.

 

Macker Hacklab: a maratona de negócios em internet das coisas

É uma maratona de negócios em internet das coisas, tendo como propósito desenvolver projetos de alto impacto, de integração de hardware e de software na nuvem. É pensar em tecnologia de ruptura e validar negócios com espírito desbravador, em ambiente desafiador e provendo suporte para os participantes se divertirem, desenvolverem tecnologias na prática além de pensarem em iniciativas que podem mudar o mundo.

Navegue no menu ao lado, conheça a atuação e as propostas do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae para todos os níveis da Educação Formal e engaje-se nesse processo.

Inovação e transferência de tecnologia no ensino superior

Como promover a inovação e quais as estratégias de transferência de tecnologia que transformam a própria Universidade e fazem dela um agente chave de desenvolvimento do Ecossistema? Clique aqui e entenda qual pe a importância de promover a inovação na universidade.

Mentoria Online

Assista ao resultado de mais uma parceria do Sebrae com a Endeavor e saiba como levar o tema empreendedorismo para a instituição de Ensino Superior.



Voltar à página principal Sou Professor

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: