ESTRATÉGIA DE MERCADO

Fique por dentro da Construção Civil com os boletins de Inteligência

A publicação mensal do Sebrae traz análises, dicas e tendências do setor para você aumentar a competitividade do seu negócio.

Lean Construction: uma mudança necessária

Muitas vezes, a construção civil é apontada como um segmento de elevado desperdício e grande utilização de matérias-primas. Para alterar isso, em 1992, o finlandês Lauri Koskela criou os princípios do total quality management (gestão da qualidade total) e do Just in time, para a realidade da construção civil, que ficaram conhecidos como Lean Construction (construção enxuta). Aprenda mais sobre a origem desse conceito, seus princípios, ferramentas de aplicação e mais.

Marmoraria de Vitória/ES se destaca no mercado de rochas ornamentais

Há 43 anos no mercado de rochas ornamentais, a empresa capixaba Revest Stone Design se reinventou e, hoje, é considerada uma empresa de excelência no segmento de marmoraria. Com a percepção do surgimento de um novo nicho de mercado, com maior valor agregado (projetos desenvolvidos por arquitetos, decoradores e designers), a empresa alterou o modelo de negócio e, aos poucos, abandonou o fornecimento de pedras decorativas e mudou o foco das construtoras para o consumidor final, oferecendo obras de maior complexidade.

Artefatos de concreto: panorama e características do mercado nacional

Amplamente utilizados no setor de construção civil, os artefatos de concreto ganham destaque pela diversidade de produtos que podem ser criados a partir deste material tão importante: o concreto. O Boletim de Inteligência deste mês apresentará o mercado e as principais características dos artefatos de concreto, a fim de explicitar as diferentes áreas de atuação que podem ser adotadas pelos pequenos negócios.

Cadeia de valor: oportunidades para a construção civil

Compreender o funcionamento e as interações de todos os elos do seu segmento oferece aos empreendedores uma visão mais ampla das oportunidades de novos negócios. Desta forma, este Boletim de Inteligência visa abordar as características e conceitos da cadeia de valor do segmento de Construção Civil, bem como, através dela identificar as principais oportunidades de negócios do segmento para o empreendedor. Neste boletim, será exposta a cadeia de valor mais ampla da construção civil que parte do conceito de Michael Porter e é utilizada para descrever todas as atividades que criam valor em um segmento, indo desde às fontes de matéria prima até o produto ou serviço final.

Evolução e qualidade

A empresa Comercial e Industrial Canabrava Ltda., mais conhecida como Cerâmica Canabrava, localizada na cidade de Jacobina (BA), está no mercado há 20 anos e tem buscado melhorias constantes, que impactam em maior produtividade, maior retorno e sustentabilidade. Conheça essa história.

Arte, criatividade e história

O resgate de um passado esquecido, estimulando a potencialidade artística e criativa das construções. Essa é a motivação da Ladrilhos Petrópolis, localizada na cidade imperial de Petrópolis (RJ), reconhecida por seu patrimônio histórico e arquitetônico. Saiba mais sobre a empresa e como ela se atualiza.

Cerâmica vermelha

A cerâmica vermelha engloba diversos materiais frequentemente utilizados na construção civil e em itens de uso doméstico, como telhas, tijolos e filtros de barro. Conheça, nesta edição do Boletim de Inteligência, o panorama do mercado no Brasil e saiba como identificar oportunidades para a atuação na área.

Blocos cerâmicos

Conheça o caso de sucesso da Pauluzzi Produtos Cerâmicos. Há 87 anos no mercado, a empresa tem se destacado por iniciativas inovadoras, como a certificação de qualidade e o lançamento de um manual de desempenho dos produtos.

Logística no varejo de materiais de construção

Conheça, nesta edição do Boletim de Inteligência, dados do setor da construção civil e do segmento varejista de materiais, além de informações sobre como melhorar a gestão logística do transporte de matérias-primas e insumos das fábricas até os pontos de venda.

Voltar à página principal do Boletim de Inteligência Competitiva

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: