ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fomenta: torne-se fornecedor para governos

Encontros organizados pelo Sebrae aproximam pequenos negócios das administrações públicas federal, estaduais e municipais.

O que é

Fornecer para os governos federal, estaduais e municipais pode ser um excelente negócio para micro e pequenas empresas. O Fomenta – Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais coloca você frente a frente com os compradores governamentais com os grandes compradores da administração pública direta e indireta e com empresas estatais. Além disso, capacita os empresários que passam pelo evento.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Sebrae Nacional, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e o Ministério do Planejamento, por intermédio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, as unidades do Sebrae nos estados e órgãos do governo local, nos âmbitos estadual e municipal.

Após a edição inicial, realizada em 2008 no Distrito Federal, o encontro nacional já ocorreu no Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso. Neste ano, a edição nacional do Fomenta será realizada em Brasília/DF, nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

Os principais objetivos do Fomenta são:

  • Criar condições para a ampliação da participação das micro e pequenas empresas no volume de compras dos governos federal, estaduais e municipais e suas estatais.
  • Promover a capacitação das MPEs e dos gestores públicos para conhecimento sobre os principais instrumentos jurídicos e operacionais que propiciem seu acesso no mercado das compras governamentais.
  • Disseminar boas práticas e fornecer subsídios técnicos e jurídicos que assegurem o tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte previsto no capítulo V - do Acesso aos Mercados, da Lei Complementar Federal 123/2006 - Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
  • Divulgar amplamente os procedimentos, especificações e exigências dos grandes compradores públicos, das esferas federal, estadual e municipal, para suas aquisições de bens, serviços e obras, focando nos setores com forte participação de MPEs, sobretudo pequenos negócios ligados aos setores e projetos coletivos prioritários do Sistema Sebrae.
  • Sensibilizar os grandes compradores públicos para a sua responsabilidade como indutores e promotores do desenvolvimento local, deixando de ser meros repositores de estoques.
  • Aproximar as micro e pequenas empresas dos grandes mercados das compras públicas para que sejam estimuladas a fornecer para as instituições públicas, constituindo, assim, mais uma fonte de faturamento.

Como participar

A edição de 2017 do Fomenta será realizada em Brasília, nos dias 28 e 29 de novembro. Nos dois dias de programação, o evento espera receber cerca de 1,5 mil pessoas, entre empresários e representantes e integrantes da Administração Pública, promovendo novas oportunidades de negócio. Não perca!

  • Data: 28 e 29 de novembro
  • Local: Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conj. 63, lote 5, Brasília/DF)

Para saber sobre os Fomentas regionais, procure o Sebrae do seu estado.

Inscrições e programação pelo site do Fomenta

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: