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Mercado e Vendas | FRANQUEADOR
Informações úteis para o empreendedor que quer ser um franqueador

Planejamento estratégico, padronização e gestão da marca e dos colaboradores são os requisitos principais para manter a saúde e a competitividade da rede.

· 25/01/2014 · Atualizado em 15/12/2022
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O que é ser um franqueador?

Franqueador é o empreendedor detentor dos direitos sobre determinada marca ou patente que formata um modelo de negócio e cede a terceiros (franqueados) o direito de uso dessa marca ou patente, bem como do know-how por ele desenvolvido. Os franqueados o remuneram pela marca e por toda essa experiência desenvolvida. Além disso, ele é responsável por partilhar com os franqueados as normas, a capacitação dos colaboradores e em alguns casos, todos os insumos necessários para a operação da franquia. Forma-se, assim, uma rede de valor que prestará serviços e venderá produtos de forma padronizada e com qualidade.

Internacionalização de franquias

As franquias brasileiras vêm conquistando sucesso no Brasil e no exterior. O segmento é promissor e oferece alternativas para quem quer ter um negócio de origem brasileira em outros países.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de marcas nacionais presentes no exterior aumentou 12,27% de 2020 para 2021, passando de 163 para 183.

Os segmentos que mais crescem fora do país são os de saúde, beleza e bem-estar, moda e alimentação. As redes “made in Brazil” também estão presentes em mais países: avançaram de 106 para 114. Os Estados Unidos continuam como o destino preferido, seguidos de Portugal e Paraguai.

Saiba mais sobre como colocar sua franquia no mundo com o “Guia de orientação à internacionalização de franquias”.

Franchishing: a identidade da marca e os padrões

Criar uma marca forte e reconhecida é essencial para o sucesso da franquia, pois o cliente deve saber o que vai encontrar quando entrar no estabelecimento.

Nesse sentido, a criação de uma identidade de marca forte é fundamental para:

  • Fidelização de clientes: uma identidade de marca bem estruturada ajuda a fidelizar os clientes, uma vez que, independentemente de onde estiver, tem a garantia do padrão de qualidade trabalhado por ela. 
  • Diferenciação no nicho de mercado: a identidade da marca contribui para fazer da rede de franquias uma referência dentro de um determinado segmento de mercado. 
  • Consistência da marca: definir claramente os valores que movem a marca e disseminá-los junto à rede de franqueados ajudará no reconhecimento da empresa onde quer que ela esteja.
  • Padronização: ela pode garantir uma maior coesão em termos de processos e gestão das unidades franqueadas.

Saiba mais sobre branding e conheça a importância de se implantar uma unidade-piloto.

A gestão das redes de franquias

Planejamento estratégico, análises de mercado e avaliações competitivas são requisitos básicos antes de se implantar um franchising.

Saiba mais sobre análises de viabilidade, plano de marketing, posicionamento da marca e gestão de pessoas.

A importância dos manuais para as redes de franquias

Os manuais, que precisam estar sempre atualizados, devem conter as regras, procedimentos, formatação do negócio e práticas do dia a dia da franquia.

Os manuais são os elos de ligação entre o conhecimento a ser transferido pelo franqueador e seus franqueados, mantendo, assim, a padronização de processos da rede.

Saiba mais sobre as principais documentações e a gestão do conhecimento.

Planejamento para o crescimento saudável da franquia

Não adianta haver um rápido crescimento da rede de franquias se ele não for estruturado e bem planejado.

Saiba mais sobre estratégias, plano de expansão e seleção dos franqueados.

A franquia como ferramenta de expansão empresarial

Muitos empresários usam o franchising como forma de expandir os seus negócios regionalmente ou até internacionalmente.

Saiba mais sobre o crescimento do negócio, regionalização, internacionalização e consultorias de campo.

Franchising: consultoria de campo

O consultor de campo, elemento fundamental para a manutenção do padrão na rede, é um dos principais canais de comunicação entre o franqueador e o franqueado.

Saiba mais sobre como funciona a consultoria, a padronização da rede e o suporte à gestão.

Treinamentos são essenciais para manter a qualidade da franquia

O foco deve ser a capacitação dos profissionais e a manutenção da padronização dos processos.

Saiba mais sobre a cultura da franquia, a manutenção dos padrões e o treinamento global.

Sucessão em redes de franquias

Como um número razoável de franquias já passa dos vinte anos de operação, o tema precisa de definição e orientação para os franqueadores e franqueados.

Saiba mais sobre como funcionam as transições, aquisições, fusões e franquias de conversão.

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