ANÁLISE DE TENDÊNCIA

Leia artigos técnicos sobre o ramo de panificação e confeitaria

Informações e boas práticas para desenvolver seu negócio com qualidade, produtividade e sustentabilidade.

Nessa seção traremos conteúdos relevantes para os profissionais que atuam nesse mercado, com análises técnicas detalhadas e conhecimentos que podem ser aplicados no dia a dia dos negócios, nas áreas de produção, organização, planejamento, finanças, vendas, inovação e relacionamento com os clientes.

O autosserviço na panificação 

O modelo de autosserviço já é adotado amplamente pelas empresas brasileiras, mas é preciso estar atento ao seu perfil de público e aos benefícios e pontos de atenção do método antes de aplicá-lo a sua padaria. 

Gestão de Estoque

Um estoque é composto por mercadorias que variam de produtos prontos a insumos e matérias-primas a serem utilizadas na fabricação. A Gestão de Estoques quando aplicada corretamente vai além de uma forma de redução de custos, tornando-se uma ferramenta estratégica fundamental para a sobrevivência do seu negócio. 

Tíquete médio na Panificação

O tíquete médio consiste no valor médio que cada cliente gasta no seu estabelecimento. Essa varíavel está diretamente relacionada ao faturamento da empresa, podendo ser influenciada pela produção e disposição dos seus produtos. 

Festivais de padaria

A realização destes eventos de forma constante se torna um novo estímulo para ampliar o consumo, divulgar produtos e atrair um novo público, que sempre fica esperando pelas próximas novidades. 

A cultura organizacional no planejamento estratégico

Ela traz como elementos a missão, visão, valores e objetivos a que ela se propõe. Ela define as atitudes diárias com seus diferentes públicos sendo um guia moral que baseará a definição de sua proposta de atuação no mercado e uma política ideal para as relações internas. 

A confeitaria na panificação

A confeitaria é a combinação perfeita de criatividade, sabor e inovação. Por conta dessas características, é fundamental a seleção adequada de profissionais, a escolha dos ingredientes, a infraestrutura interna, mas também dos equipamentos da empresa para seu sucesso.

Atributos dos produtos na área de venda

Como fazer o consumidor conhecer novos sabores ou novos itens do cardápio?

Marketing nas redes sociais

As empresas precisam conhecer melhor o potencial das redes sociais e como utilizá-las com foco na ampliação do consumo e no desenvolvimento de uma identidade única e forte.

Excelência no atendimento ao cliente

Com tanta variedade de opções, a relação do consumidor com as empresas também não é mais a mesma e a forma de atender os clientes precisa ser atualizada em prol de uma maior atratividade.

Degustação de produtos

Essa prática possui um custo baixo e traz um retorno muito grande, principalmente, no longo prazo. Além disso, os custos fixos não se alteram. Os produtos colocados para degustação vendem até três vezes mais que seu volume normal de vendas.

Elaboração de plano de metas 

Quantificar os resultados e processos é uma necessidade fundamental para qualquer empreendimento. O desenvolvimento do plano de metas tem o obejtivo de ser um panorama real do seu negócio e orientar sobre a projeção da sua empresa no futuro. 

 Preparação dos herdeiros e a sucessão familiar 

É inevitável que em algum momento da empresa familiar o fundador precise se afastar. A sucessão, normalmente realizada com os herdeiros, pode ser um momento delicado se não planejada anteriormente. O artigo a seguir traz algumas dicas para que a sua empresa passe por esse momento da melhor maneira possível.

Planejamento para o fim de ano

O fim de ano é a época mais rentável para o comércio brasileiro. Nas padarias isso se reflete através de produtos específicos como panetones, rabanadas, bolos, doces, pratos assados e uma grande variedade de produtos para a revenda. Com tantas possibilidades de consumo, quem consegue atender melhor as necessidades do consumidor se destaca e obtém melhores resultados comerciais.

Capacitação das boas práticas de fabricação

A aplicação dos procedimentos higiênico-sanitários garante que os alimentos sejam produzidos com segurança necessária e reconhecida.

Os colaboradores e a Norma do Pão Francês

A equipe de produção é fundamental para que a qualidade do pão francês seja a melhor possível. São os colaboradores que efetivamente produzem o pão e podem, inclusive, apontar falhas que acontecem na sua fabricação.

Controle de qualidade do pão tipo francês 

Há várias empresas que realizam sua produção sem qualquer planejamento ou procedimento definido. O padeiro segue aquilo que aprendeu há muito tempo e realiza diversos processos usando sua memória e intuição. Essas falhas operacionais ou falta de controle prejudicam o pão na falta de padrão e qualidade.

Avaliação da qualidade do pão tipo francês

O desenvolvimento da qualidade do pão francês é fundamental para o sucesso comercial da organização. Veja como aprimorar os seus produtos.

Norma ABNT do pão tipo francês 

O desenvolvimento da qualidade dos produtos é fundamental para a fidelização do consumidor no mercado de alimentação atual. Veja como o seu negócio pode se adequar às normas.

Ruptura de produtos de revenda

O abastecimento é uma questão muito importante no setor de alimentação no mercado moderno. Para obter um bom resultado comercial é necessário que as empresas mantenham as gôndolas sempre cheias de produtos para estimular as compras. Uma loja vazia transmite uma sensação negativa para o cliente, porém, manter a loja constante gera outros reflexos. Saiba mais.

Capacitação continuada das equipes

A melhor forma de ampliar a capacidade produtiva do negócio com um baixo custo é através da potencialização dos recursos humanos da empresa. Saiba como investir nos seus colaboradores.

Benchmarking e a análise da concorrência

A disputa pela confiança e o bolso dos consumidores é ainda maior em cenários econômicos turbulentos onde a população se torna mais restritiva com seus gastos. No setor de panificação essa disputa é diária e passa por vários momentos de consumo. Com tanta competição, se manter nesse mercado exige cada vez mais das empresas que devem se manter atentas ao que seus concorrentes andam fazendo.

Treinamento dos colaboradores de atendimento

Uma abordagem correta, seguindo determinadas práticas pode ampliar o tíquete médio da empresa, promover a experimentação de novos produtos, auxiliar na fidelização dos clientes, além de muitos outros benefícios. Saiba mais.

Estratégia de gerenciamento

Gerenciar significa planejar o trabalho, executá-lo, verificar se há erros e fazer correções quando necessário. Implica conhecer as ações e/ou causas para atingir determinados resultados na empresa como um todo. Leia mais.

A redução do sódio na fabricação do pão francês

A previsão desta parceria estima que até 2020 mais de 28 mil toneladas de sódio estejam fora das prateleiras. Saiba mais.

Conceitos de um negócio de panificação referência

Este novo perfil de panificação é focado numa amplitude de produtos e serviços que visam atender a toda diversidade de demanda que o consumidor atual apresenta. Leia mais.

Consumo, tendências e oportunidades

Conheça os novos perfis dos consumidores e adeque o mix de produtos ofertado pelo seu negócio, a fim de mantê-lo competitivo e proporcionar boas experiências de compra.

Controle de produção

Empresas que têm mecanismos internos de controle mais bem definidos otimizam recursos materiais e humanos, e apresentam mais produtividade. Confira como você pode melhorar a gestão do seu estabelecimento e veja as ferramentas que podem ajudar.

Técnicas de congelamento transformam panificação

Uma das principais inovações dos últimos anos no setor é a utilização de técnicas de congelamento. Saiba mais sobre as novas ferramentas e veja como o seu estabelecimento pode se beneficar com a aplicação delas ao processo produtivo. 

A conveniência do consumidor

Os consumidores estão à procura de soluções rápidas e simples que tornem seu cotidiano mais fácil. Veja como o seu negócio pode oferecer essas experiências.

Pães funcionais

O consumidor quer alimentos que tenham custo acessível e o ajudem a controlar o peso e a saúde. A demanda atual é por produtos nutritivos, sem abrir mão do sabor. Isso tem provocado todo um movimento no do setor de panificação.

Pães industrializados e panificados

O consumidor moderno é informado e exigente: quer alimentos com custo acessível, que o ajudem a controlar o peso e a saúde, mas sem abrir mão do sabor. Conheça os pães funcionais e saiba as vantagens em oferecê-los aos clientes.

Planejamento tributário na panificação e confeitaria

O sistema tributário nacional é complexo e é normal haver dúvidas sobre o pagamento de impostos. Conheça mais sobre os encargos e os principais pontos de atenção

pãozinho

Práticas higiênico-sanitárias ajudam padarias

Elas são um conjunto de ações para o trato com alimentos que garantem a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos de acordo com os regulamentos técnicos da legislação.

A recuperação da produtividade na panificação

Como soluções, o setor vem agregando novos serviços para otimizar o uso de seus recursos e atingir o desejo do consumidor por uma quantidade maior de produtos.

Controle de capital de giro

O Capital de Giro (CDG) é o recurso utilizado para sustentar as operações do dia a dia da empresa, ou seja, é o capital disponível para condução normal dos negócios. Saiba como administrar bem essa ferramenta. 

Controle de custo variável

O cálculo e gerenciamento do custo variável depende de duas modalidades do índice: o custo previsto e o custo realizado. Veja como aplicar no seu negócio.

Planejamento operacional

O planejamento operacional é a aplicação de uma série de rotinas administrativas. Seu objetivo é medir e planejar os processos operacionais, definir possibilidades e limites do negócio, com base em dados reais.

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