SERVIÇOS SOCIAIS AUTÔNOMOS

Negócios de impacto social e o posicionamento positivo do Sebrae

O Sebrae apoia os negócios de impacto social porque eles contribuem para o desenvolvimento sustentável e fortalecem as pequenas empresas.

Você sabe definir ou identificar negócios de impacto social? Sabia que esses negócios vão muito além de apenas oferecer produtos e serviços a custo acessível para a população da base da pirâmide?

Quer um exemplo?

Uma empresa de grande porte que está instalada em uma comunidade de baixa renda e que oferece seus produtos para a população local não é considerada um negócio social.

Também não são considerados como negócios de impacto social aquelas empresas que mantêm sua estrutura tradicional e utilizam a mão de obra barata de pequenos empreendedores - como costureiras e produtores rurais - para oferecer um produto mais competitivo no mercado, sob ótica de preço e viés sustentável quando, na verdade, não atentam para as formas de precarização das relações de trabalho.

Não pode ser uma organização do terceiro setor, como as ONGs, que desejam gerar renda para sua sustentabilidade sem considerar esta atividade como uma estratégia de negócio que gere resultados financeiros que possam ser distribuídos a seus proprietários ou acionistas.

Para o Sebrae, negócios de impacto social são iniciativas financeiramente sustentáveis, formalizadas por pequenos negócios, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade das populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional.

O apoio do Sebrae

O Sebrae concentra esforços para estimular, atender e apoiar empreendedores que buscam agregar uma nova dimensão ao ambiente empresarial e despertar uma nova consciência social, respondendo a problemas concretos do cenário econômico e social do país.

A atuação do Sebrae com negócios de impacto social tem total aderência à sua missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e construção de um Brasil com mais igualdade a partir do fortalecimento das micro e pequenas empresas.

Se você gostou deste conteúdo, se interessa pelo tema ou quer saber como pode ser auxiliado pelo Sebrae em um negócio de impacto social, entre em contato conosco: você pode falar com um de nossos consultores.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: