Em formato de pílula, a série radiofônica traz dicas sobre gestão para pequenas empresas.

O Papo de Especialistas é uma série composta por 60 programas para rádio de 90 segundos de duração na qual são discutidos temas de interesse de donos de empreendimentos de pequeno porte, como acesso a mercados, crédito e inovação.

O apresentador, Cazé Pecini, sócio do estúdio de animação Estricnina, fala sobre a administração do próprio negócio e conversa com consultores do Sebrae, que dão dicas de gestão e comentam situações vivenciadas por outras empresas, os problemas enfrentados e as soluções encontradas.

O principal objetivo do projeto é disseminar informações e transformá-las em conhecimento prático para que empreendedores possam decidir e agir com segurança. A ideia não é oferecer verdades prontas, e sim motivar o dono de empreendimento de pequeno porte a rever atitudes ou reforçá-las.

Por isso, trabalha-se com o pensamento sistêmico, segundo o qual a empresa deve ser vista e pensada de forma integrada em ciclos contínuos, e cada decisão não só reflete em todo o ciclo interno de produção mas também impacta o mercado.

Nos programas, diversos assuntos são abordados, como planejamento, planilhas, ciclos de melhoria contínua, gestão de relacionamentos, custos variáveis, custos fixos, lucratividade, rentabilidade, ponto de equilíbrio. Há fórmulas para calcular preços, margem de lucro, além de dicas para fazer promoções e conquistar clientes.

Confira no menu ao lado os programas divididos por tema.

Fonte: Sebrae Nacional - 09/11/2016