ABERTURA DE EMPRESA

Reúna informações para começar bem

Antes de dar entrada na papelada para abrir o negócio, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável.

Pesquisa de mercado

Para isso, deve coletar informações, que darão subsídio à elaboração do plano de negócios, documento que ajuda a tornar a empresa realidade. 

O futuro empresário deve realizar uma pesquisa de mercado, identificando o melhor local para abrir o empreendimento e quem são seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas necessidades. O levantamento desses dados é um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto. 

Esta etapa ajuda ao empreendedor a conhecer o mercado, planejar bem a empresa, enxergar as oportunidades de negócio, saber quanto deverá dispor para iniciar o projeto e compreender como a economia poderá afetar a iniciativa. 

Abaixo, conteúdos que podem te ajudar a realizar a coleta de informações:

  • Ideias de negócio

O Sebrae fez diversos estudos sobre mais de 450 Ideias de Negócios em diversos segmentos, que dão uma visão geral sobre cada negócio para apoio na tomada de decisão do futuro empresário. 

  • Pesquisa de mercado: o que é e para que serve

Conheça a definição e aplicação da pesquisa, como definir seu público-alvo e analisar o mercado em que se vai atuar.

  • Como coletar informações e que metodologia utilizar

Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas. Saiba mais.

Finanças

Gestão financeira pode aumentar o lucro

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa.

O objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido do negócio, por meio da geração de lucro líquido resultante das atividades do empreendimento.

Para isso, é preciso ter um sistema de informações gerenciais que permita ao gestor financeiro conhecer a situação econômica da empresa de modo a tomar as decisões mais adequadas.

As principais funções da gestão financeira são análise e planejamento financeiro; captação e aplicação de recursos financeiros; crédito e cobrança; caixa; contas a receber; contas a pagar; e contabilidade.

Leia conteúdos que podem te ajudar a entender melhor o assunto finanças.

  • Os pequenos negócios e a gestão financeira

Coletânea apresenta desafios e perspectivas em relação às finanças que podem ajudar aos empreendedores a se estabelecer melhor no mercado.

  • Planilha ajuda a fazer fluxo de caixa da sua empresa

O fluxo de caixa é o primeiro passo para a análise financeira e deve projetar, para períodos futuros, todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.

  • Controle as finanças do seu negócio

O empreendedor deve conhecer bens, direitos e obrigações para monitorar, com qualidade, o patrimônio da empresa.

  • Os pequenos negócios e a gestão financeira

Coletânea apresenta desafios e perspectivas em relação às finanças que podem ajudar aos empreendedores a se estabelecer melhor no mercado.

 

Marketing

Ações de marketing conquistam e fidelizam

Marketing é um conjunto de atividades dirigidas para satisfazer as necessidades e desejos do consumidor. Ao procurar entender o que impulsiona as compras, as empresas produzem bens e serviços que atendem o público alvo.

É através do marketing que as empresas conquistam e fidelizam seus clientes, por meio de quatro instrumentos básicos de ação:

- Produção de bens e serviços que atendam aos desejos do público;

- Escolha do preço certo para os produtos e serviços;

- Distribuição eficiente e ágil;

- Comunicação com o público (propaganda na mídia impressa e eletrônica, promoção em pontos de venda, sorteios, brindes, merchandising, mala direta).

Leia mais sobre o tema marketing.

  • Click Marketing: elabore um plano de marketing para sua empresa

Faça gratuitamente o plano de marketing da sua empresa, entendendo tendências e oportunidades de mercado. E depois de pronto envie para o Tutor analisar e ter acompanhamento na execução.

  • Marketing sem crise

A busca pela fidelização e comprometimento do cliente quebra paradigmas e estabelece uma nova ordem na gestão de atendimento das empresas.

  • As regras de ouro do marketing

Conheça as principais ações para conquistar a clientela

  • As 40 perguntas mais frequentes dos empresários

Visão de negócio, administração geral, marketing e finanças são os temas respondidos na cartilha produzida pelo Sebrae.

Localização

A localização do empreendimento pode representar uma grande variação no volume de negócios e ser determinante entre o sucesso e o fracasso da empreitada. O ponto comercial pode ser responsável por até 70% do sucesso da empresa.

O negócio deve estar próximo de onde o público-alvo reside, trabalha, ou no fluxo de um local para o outro. O ponto comercial deve ser coerente com as outras estratégias de marketing: preço, produto e propaganda.

Conheça os fatores básicos para a escolha do ponto do negócio:

  • O sucesso do negócio depende de sua localização

Antes de definir a localização do negócio, estabeleça o perfil do consumidor que pretende atingir.

  • Ponto comercial

A escolha de um ponto comercial não é uma tarefa fácil e, se tiver erros, pode afetar nos bons resultados das vendas.

  • Análise do ponto de venda

Colocar-se no lugar do cliente é uma ótima estratégia para analisar o ponto de venda.

  • Quinze dicas para não errar no ponto de venda

Dicas importantes preparadas pelo Sebrae para evitar erros nos pontos de venda.

 

Links úteis para quem deseja abrir um negócio

Confira uma lista de links úteis para quem quer abrir um negócio e precisa conhecer bem o mercado. Confira:

É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior. Auxilia o Poder Executivo na formulação da política tributária brasileira.

O site apresenta informações sobre os direitos e deveres e a renda do trabalhador, legislação brasileira de trabalho e emprego e estatísticas.

A Previdência Social (INSS) é o seguro social do Governo Federal. A renda transferida pelo INSS é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho.

Serviço gratuito por meio do qual especialistas respondem dúvidas técnicas enviadas por pessoas e empresas cadastradas. Os temas são variados e cobrem todas as atividades econômicas.

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