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Planejamento | DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
Saiba como identificar os pontos fortes e fracos de sua empresa

O serviço Diagnóstico de Loja do Sebrae auxilia a avaliar o posicionamento do negócio e diagnosticar erros e acertos, o que contribui para melhores resultados.

· 26/10/2015 · Atualizado em 04/12/2015
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Para o sucesso de uma loja é fundamental que se avalie os fatores que interferem e beneficiam o empreendimento. Infraestrutura, apresentação, atendimento e demais serviços prestados ao consumidor, podem acelerar bons resultados, mas, para isso, é preciso elaborar um diagnóstico do negócio.

Pensando nisso, o Sebrae proporciona aos empresários um instrumento de coleta e análise de dados que auxiliam na avaliação e reflexão das necessidades e potenciais do negócio, com a colaboração de um consultor especializado.

Chamado de Diagnóstico de Loja, o serviço conta com algumas ferramentas que dão suporte ao estudo do estabelecimento, tais como: questionário aplicado aos clientes, cliente oculto e registro de imagens (fachada, pintura, layout, comunicação visual e etc.) sob a responsabilidade de um consultor designado pelo Sebrae.

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Como funciona

O serviço de consultoria do Diagnóstico de Loja é aplicado de acordo com a seguinte metodologia:

  • O cliente adquire o serviço de Diagnóstico de Loja Sebrae;
  • O Sebrae destina um consultor à empresa;
  • O consultor simula o cliente oculto;
  • O consultor elabora um relatório com recomendações;
  • O consultor agenda as visitas para a coleta de dados;
  • O consultor aplica o diagnóstico de estrutura e gestão;
  • O consultor sugere melhorias em um relatório;
  • A equipe de apoio do Sebrae realiza a impressão do relatório;
  • O consultor faz a devolutiva do relatório;
  • O consultor entrega o relatório final ao empresário.

Processo de consultoria

O consultor do Sebrae é o responsável por visitar o estabelecimento que pretende diagnosticar, observando falhas e potenciais do negócio. Todo este processo é realizado em duas etapas:

  • Atendimento ao cliente: nesta fase, o consultor realiza o “cliente oculto”, ou seja, simula ser um comprador que adquire um produto por telefone ou presencialmente a fim de avaliar o atendimento (comunicação, gentileza e presteza, por exemplo).
  • Diagnóstico da estrutura física e gestão empresarial: este é o momento em que o consultor avalia as informações obtidas por meio: do questionário, cliente oculto, estrutura física e gestão empresarial, com o objetivo de identificar o posicionamento da empresa frente a seus concorrentes e apresentar sugestões de práticas que venham a melhorar o desempenho de todo o negócio.

O diagnóstico tem duração de 8 horas, sendo 2 horas destinadas à coleta de dados, avaliação e relatório sobre o Atendimento (Cliente Oculto) e 6 horas para o diagnóstico da estrutura física e gestão empresarial (coleta de dados, elaboração e entrega do relatório).

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Benefícios

As principais vantagens da utilização do serviço de Diagnóstico de Loja são as seguintes:

  • Apresenta os resultados de forma rápida e precisa.
  • A aplicação é padronizada e segue uma metodologia uniforme.
  • Os dados adquiridos dão suporte à análise da empresa.
  • Pode ser realizado e aplicado a qualquer momento.
  • O serviço de consultoria oferece conhecimentos técnicos e eficazes ao negócio.

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