this is an h1

this is an h2

Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Saiba como realizar uma auditoria interna

A capacitação do Sebrae vai ajudar você a entender sobre análise e avaliação de procedimentos e resultados de sua empresa.

· 26/10/2015 · Atualizado em 08/09/2022
Imagem de destaque
FAVORITAR
Botão favoritar

Micro e pequenas empresas também podem contar com informações sobre a importância da auditoria interna para o melhor andamento dos processos em seus negócios.

Para isso, o Sebrae oferece a capacitação em Auditorias Internas de Sistemas de Gestão da Qualidade aos empreendedores que buscam potencializar a sua empresa com práticas de gestão eficazes.

Por meio de exercícios teóricos e práticos, o objetivo do curso é apresentar aos participantes conhecimentos e diretrizes da norma NBR ISO 19011:2002, referência da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para que se atendam aos requisitos de auditoria interna.

Atividades e metodologia

O curso de capacitação possui carga horária de 16 horas, divididas em quatro encontros (um por dia, um por semana ou quinzenal) com quatro horas de duração cada.

Para cada encontro, haverá um tema a ser abordado, de acordo com o cronograma de atividades:

  • Entendendo os processos de auditoria: nesse encontro, os participantes conhecerão as características da auditoria interna para saber como aplicá-la em sua empresa.
  • Planejando a auditoria: o empresário saberá como planejar um processo de auditoria e analisar a adequação de um procedimento documentado.
  • Realizando uma auditoria: nesse momento, serão tratados assuntos como a correção de falhas de um processo de auditoria e as técnicas de auditoria e o perfil requerido para o auditor.
  • Relatório da auditoria: nessa última etapa, será explicado como fazer um relatório de auditoria, observando as diretrizes necessárias do processo.

Os participantes contarão com a seguinte metodologia:

  • Exercícios teóricos e práticos.
  • Atividades em grupos.
  • Leitura e exposição dialogada.

Benefícios e competências

Veja a seguir alguns benefícios para sua empresa com a realização de auditoria interna:

  • Aprimora a observação da empresa como um todo.
  • O comprometimento da direção é acompanhado.
  • Identificam-se oportunidades de melhoria e de aprendizagem organizacional.
  • Verificação do sistema de qualidade com base em dados, fatos e entrevistas.
  • Auxilia no desenvolvimento de parcerias.
  • Ajuda os colaboradores a incorporarem a filosofia da empresa para trabalharem mais motivados.
  • Verifica se a empresa presta atendimento que atende às necessidades dos clientes.

Ao final da capacitação, o empresário estará apto a:

  • Entender a importância da auditoria interna.
  • Saber que os objetivos da empresa podem ser alcançados com o auxílio da auditoria.
  • Planejar e executar uma auditoria interna.

Saiba mais


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?