PADRONIZAÇÃO DE PROCESSO

SBRT resolve dúvidas sobre tecnologia para desenvolver sua empresa

Receba informações tecnológicas customizadas de acordo com sua necessidade de forma rápida e gratuita com o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas.

Empresários e empreendedores que necessitam de informações técnicas para melhorar produtos e processos com o objetivo de aprimorar o desempenho do seu negócio podem contar com o apoio da parceria entre o Sebrae e o Serviço Brasileiro de Normas Técnicas (SBRT).

O SBRT auxilia o desenvolvimento de pequenos negócios, os apoiando na solução de seus problemas tecnológicos.

A partir de demandas postadas pelo empreendedor no site do SBRT, a rede de nove instituições de ciência e tecnologia espalhadas pelo Brasil que compõem o Serviço desenvolve respostas técnicas sob medida para as necessidades apontadas de forma rápida e gratuita.

Esses conteúdos geram um Banco de Informações e são disponibilizados no site para acesso público e gratuito.

O objetivo é atender as necessidades de informação tecnológica dos pequenos negócios e, com isso, apoiar seu desenvolvimento tecnológico e econômico e estimular o uso da informação como insumo para a inovação e competitividade.

A informação tecnológica pode, por exemplo, contribuir para o desenvolvimento de um novo produto, no aperfeiçoamento de um produto já existente, na melhoria de um processo ou desenvolvimento de uma máquina.

Respostas sob medida

Quem pode perguntar

Os mais diversos segmentos de indústria, agronegócios e serviços podem ser atendidos pelo SBRT. 

Alguns exemplos: no setor de alimentação um empresário pode querer desenvolver sua fabricação de pães de artesanal para industrial, mas pode não saber quais máquinas utilizar. Já no de agricultura, um produtor de laranjas pode ter dúvidas sobre por que motivo sua floração está sendo interrompida antes do tempo. No de móveis, a dúvida pode ser sobre o processo de fabricação de uma cadeira.

Quem responde

O SBRT conta com nove instituições de pesquisa que fornecem as informações solicitadas pelo pequeno ou micro empresário.

  • Instituto Euvaldo Lodi Núcleo Regional de Minas Gerais (IEL-MG);
  • Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar);
  • Instituto Euvaldo Lodi da Bahia (IEL-BA);
  • Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (Redetec);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Departamento Regional do Rio Grande do Sul (Senai/RS);
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Departamento Regional do Amazonas (Senai/AM);
  • Universidade de Brasília/Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (UnB/CDT);
  • Universidade de São Paulo/Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais (USP/Cecae);
  • Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Conhecimento para todos

Além de poder apresentar sua própria dúvida no site, no Banco de Informações do SBRT você pode consultar as mais variadas informações em diversos segmentos de agronegócios, indústria e serviços, divididas em dois tipos de produto: 

  • As Respostas Técnicas, que resolvem questões específicas feitas pelos donos de pequenos negócios. Elas são apresentadas em forma de relatórios contendo as informações que respondem as solicitações e apresentam orientações que atendam às necessidades do solicitante e podem ajudá-los na implementação de melhorias e na solução de problemas de produtos e processos.
  • Já o Dossiê Técnico é um relatório elaborado com a função de alertar ou induzir/antecipar as necessidades dos pequenos negócios frente ao mercado e as novas tecnologias. Contém informações estruturadas que abordam de forma abrangente diversos aspectos de natureza tecnológica de um assunto ou tema específico.

O Banco acumula mais de 13 mil respostas e dossiês que podem ser consultados.

Como participar

Tanto para acessar o Banco de Informações como para fazer sua própria pergunta, o procedimento é simples.  Basta fazer o cadastro no site.

Se você tiver uma pergunta, ela será encaminhada automaticamente à instituição integrante da Rede mais próxima de você e respondida por especialistas. A Resposta Técnica será enviada no prazo médio de 20 dias e depois disponibilizada no Banco de Informações (sem identificação do solicitante).