ANÁLISE DE TENDÊNCIA

Veja como melhorar a competitividade das panificadoras e confeitarias

Com parceria entre Sebrae, Abip e ITPC, as empresas do ramo terão acesso a informações atualizadas sobre o setor para melhorar a gestão dos negócios.

 Para fortalecer e ajudar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas de panificação e confeitaria, o Sebrae formalizou convênio de cooperação técnica e financeira com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) e o Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria (ITPC).

Com o objetivo de tornar as padarias artesanais mais competitivas, por meio da implementação de ações de qualidade, produtividade e sustentabilidade, o projeto inclui quatro eixos e focos estratégicos:

  • Desenvolvimento tecnológico dos pequenos negócios, clientes do Sebrae, participantes da cadeia produtiva do segmento de panificação e confeitaria;
  • Inteligência competitiva;
  • Acesso dos pequenos negócios ao mercado;
  • Apoio técnico aos estados.

Um dos produtos desta parceria é a produção de boletins e clippings, que serão sempre disponibilizados para o nosso cliente aqui no Portal do Sebrae.

O mercado de panificação

A parceria entre as três instituições possibilitou a elaboração de documentos que mostram os principais tipos de negócios no setor e o direcionamento para planejar e estruturar os empreendimentos.

Além disso, eles apresentam análise completa do ramo de panificação e confeitaria, com o perfil dos consumidores, tipos de empresas e vantagens competitivas.

Um dos materiais é o Padaria Conceito, com informações importantes sobre amplitude de produtos e serviços.

O outro é Painel de Mercado da Panificação e Confeitaria, que discute – entre outros assuntos – mudanças pelas quais o setor passou ao longo dos anos.

E para complementar temos os artigos técnicos fazem parte do "Projeto de desenvolvimento do setor de Panificação e Confeitaria" com atuação na qualidade, produtividade e sustentabilidade.

Boletim e clipping

Entre as ações do projeto, também fazem parte o Boletim Panificação em Rede e um clipping semanal de notícias.

O Boletim tem periodicidade mensal e mostra o que há de mais atual nas análises do setor, assim como eventos e feiras da área.

Alguns dos assuntos já explorados foram a produção e a qualidade do pão francês, com pesquisa sobre o tema. 

Além do boletim, há também a produção do clipping semanal. Um resumo das principais notícias sobre o setor nos meios de comunicação. Assim, o empreendedor ficará atualizado e terá acesso às dicas, orientações e capacitações voltadas para o seu mercado.

Movimento Vem pra Padaria

O movimento Vem Pra Padaria é uma iniciativa do Convênio entre Sebrae, Abip e ITPC que tem como objetivo a valorização dos produtos panificados e do ambiente da padaria, com o envolvimento de pequenos negócios, consumidores, parceiros e entidades.

Ao se engajar nesta iniciativa, você colabora para que os pequenos negócios do ramo de panificação e confeitaria se tornem mais fortes e continuem movimentando a economia nacional.

No site da campanha, o empresário tem acesso a um espaço personalizado onde pode cadastrar o seu negócio. Os consumidores, por sua vez, poderão encontrar as padarias segundo critérios de localização, produtos e serviços. Acesse: www.vemprapadaria.com.br! A página no Facebook também já está no ar, potencializando ainda mais o alcance do movimento junto ao consumidor. Curta a página: https://www.facebook.com/vemprapadaria

O movimento também proporciona peças gráficas que os estabelecimentos podem imprimir e utilizar livremente para divulgação física no ponto de venda. Todos os materiais estão disponíveis no site do movimento.

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